Jovens Artistas Contemporâneos são destaque em exposições na Alpharrabio

Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio, uma iniciativa da artista visual Cristina Suzuki, apresenta uma série de três exposições de jovens artistas dedicados a arte contemporânea. No próximo dia 2 de abril tem início a primeira destas exposições: Grifos, de Alice Ricci. A artista utiliza basicamente o papel como suporte e exibe também um jogo feito em madeira e dois desenhos sobre tela. Ao todo serão 10 obras, sendo que em duas delas o público poderá manipular.

O termo, Grifosestá relacionado aos procedimentos que Alice Ricci usa para construir os trabalhos, como a de alguém que grifa um texto, que tem a intenção de evidenciar algo. “A repetição é algo constante nos trabalhos que faço, penso que é necessário e sempre possível repetir e rever algo que já passou, como se esse refazer permitisse uma nova ‘digestão’, um novo descobrimento”, define a artista. A utilização da cor amarelo fluorescente evidencia a relação com o título da exposição por ser a cor mais usada para marcação de textos, além do vermelho e azul que ela também aplica com essa finalidade.

Em seus trabalhos mais recentes, Alice retoma técnicas, materiais, suportes e temáticas utilizados anteriormente, a exemplo do projeto Vice-Versas, no Museu de Cananéia, onde ela usou a cor amarelo fluorescente na pintura de materiais naturais, como uma concha de praia.

Para Alice sua influência ao utilizar o preto e branco vem muito da sua relação com o cinza da cidade. Assim como as cores vermelho e azul vem da vivência em ambientes burocráticos e o amarelo neon do contato com a arte contemporânea espanhola.

Muito da inspiração da artista vem das viagens em busca da experiência de estar num lugar desconhecido, do estranhamento, tentando sempre trabalhar com elementos e recursos locais. “Acredito que é no desconforto que consigo entender melhor o que eu faço. Quando estou num lugar estranho me pergunto: – Que sentido faz aqui o que faço? E destes questionamentos, muitas vezes início procedimentos novos e descobertos através da experimentação de novos materiais, encontros, diálogos e de novas dúvidas”, explica ela.

Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, que promove a ampliação e a diversificação da produção artística por meio de ICMS  e editais.

SERVIÇO
Exposição: Grifos
Artista: Alice Ricci
Curadoria: Cristina Suzuki
Abertura: 02 de Abril de 2016 – sábado – às 10h30 (conversa com artista às 12h)
Período: de 04 de Abril a 04 de Junho de 2016
Horário: seg a sex 13h às 19h | sáb 9h30 às 13h
Local: Alpharrabio Livraria e Editora
Endereço: Rua Eduardo Monteiro 151- Santo André – SP – BRASIL
Tel: (11) 4438-4358
Número de obras: 10
Técnicas: desenho s/ papel, madeira e tela
Dimensões: Variadas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *