Última entrevista do crítico de cinema José Carlos Avellar vai ar ao na Revista Curta! neste domingo

Crítico de cinema respeitado, José Carlos Avellar morreu no último dia 18 de março deixando um grande número de admiradores de seu trabalho. Para homenageá-lo a Revista Curta! deste domingo, 10, mostra, com exclusividade, sua última entrevista.  Em depoimento dado à equipe do Instituto Moreira Salles (IMS), Avellar relembra sua convivência com o fotógrafo e cineasta Thomaz Farkas e aponta características do amigo como um artista que revelou muito do Brasil do século XX.  Após a Revista Curta!, que começa às 17h 30, será exibido o documentário de Walter Lima Junior, “Thomaz Farkas, Brasileiro”, que traça um perfil minucioso do fotógrafo húngaro.

Canal Curta!-EntrevistaJosé Carlos Avellar

– A exibição desta entrevista inédita cedida pelo Instituto Moreira Salles foi a melhor forma que o canal Curta! encontrou para homenagear o crítico, professor e curador de cinema José Carlos Avellar. Mais que um profundo conhecedor de filmes brasileiros, Avellar era um apaixonado. E essa paixão estava presente quando falava, quando indicava filmes, quando escrevia. A entrevista é uma aula sobre o notório Thomaz Farkas. Amigos desde muito, a partir desta entrevista, passamos a conhecer um pouco mais sobre o memorável fotógrafo e documentarista, afirma Andrea Cals, curadora do canal.

A Revista Curta! traz ainda uma entrevista com os realizadores de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”,  documentário que vai abrir o Festival É tudo Verdade e será exibido pela primeira vez na televisão no Curta, ainda este ano. Em seguida, os detalhes sobre a Mostra Nós,  em cartaz na Caixa Cultural do Rio, que discute relações de afeto através do trabalho de dez artistas contemporâneos, entre eles Tunga e Arthur Bispo do Rosário.

Na atração, vai ao ar também um bate-papo com Nuno FS e Ale Clark, neta de Lígia Clark, idealizadores do Mameluca Design, estúdio que funciona como um laboratório de arte. Na sequência, o músico Jaloo conta detalhes do seu processo de inspiração para as músicas, apresentações e clipes.

REVISTA CURTA!
Duração: 18 min. Ano: 2016
Exibição: 10 de abril, domingo, às 17h30m
Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *