Sinfônica de Piracicaba recebe pianista Amaral Vieira em concerto beneficente

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba recebe o pianista José Carlos Amaral Vieira como solista no segundo concerto da Temporada 2016, no sábado, 16, às 16h30 e às 20h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. As apresentações são em prol do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, com a troca de ingressos por um quilo de alimento não-perecível. A realização é do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com patrocínio da Raízen, Hyundai e Caterpillar Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Regente titular e diretor artístico da Sinfônica, o maestro piracicabano Jamil Maluf explica que o programa de abril traz ao público obras pouco conhecidas e “que se constituem em verdadeiros tesouros musicais”. Trata-se da peça Wanderer Fantasy, considerada uma das mais virtuosísticas para piano, produzida por Schubert em 1822 e transcrita para piano e orquestra pelo compositor húngaro Franz Liszt, e a Sinfonia em Mi menor, de Alexandre Levy, representativa obra do período romântico brasileiro.

Nascido na capital paulista em 1952, Amaral Vieira apresentou-se em todos os continentes, sendo o mais conhecido artista brasileiro dentro de sua área no Japão, onde fez mais de 280 apresentações. É autor de mais de 500 obras nas mais variadas modalidades. Foi eleito, em 1999, membro da Academia Brasileira de Música. “Amaral Vieira é o pianista com quem eu fiz o maior número de apresentações conjuntas. É um músico completo, pois junta o refinamento do pianista com a perspicácia do talentoso compositor”, contextualiza Jamil Maluf.

O maestro explica que a OSP dá, cada vez mais, destaque à execução da melhor música brasileira. “Compositores como Alberto Nepomuceno, Alexandre Levy e o nosso Ernst Mahle vêm frequentando a programação, que faz questão de valorizar os talentos nacionais. Também na música popular marcamos presença, principalmente com o concerto que será realizado em junho, com o jovem virtuose do bandolim, Fabio Perón, tocando obras brasileiras”, adianta o regente titular da OSP.

Excepcionalmente em abril, os ingressos começaram a ser trocados na quarta-feira, 13, na bilheteria do Teatro do Engenho, das 15h às 18h, procedimento que segue até a sexta-feira, 15. Os ingressos retirados com antecedência têm validade até 15 minutos antes de cada concerto e as poltronas remanescentes serão liberadas a quem estiver no teatro no ato das sessões. A capacidade do Teatro do Engenho é de 422 lugares.

Desde a abertura da temporada, a OSP adotou uma nova dinâmica nos horários das apresentações: às 16h30 começa a palestra O Meu Concerto de Hoje, em que o maestro Jamil Maluf conversa com a plateia e responde as perguntas de forma descontraída. Na sequência, às 17h, tem início o ensaio geral aberto ao público, e às 20h30, o concerto noturno.

A Temporada 2016 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. No concerto de abril há o patrocínio da Raízen, Catterpilar Brasil e Hyundai, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os apoiadores culturais são a Rádio Educativa FM, Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Sociedade de Cultura Artística, Maison Vivenda Buffet, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

SERVIÇO
Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Data: 
Sábado, 16, às 16h30 (palestra O Meu Concerto de Hoje), às 17h (ensaio geral aberto) e às 20h30 (concerto noturno)
Teatro Municipal Erotídes de Campos
Endereço:
 Avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central
Informações sobre ingressos: (19) 3413-5212

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *