Documentários são exibidos no Bio.Futura e Mundo.doc em programação do Futura

Na segunda, 11/4, às 23h, o Bio.Futura traz um documentário sobre Lourenço Filho (FOTO). De professor de turmas de pré-primário a um dos expoentes da gestão educacional, ele é um dos homens que mais lutaram pela democratização do ensino no Brasil. Na quarta-feira, 13/4, às 21h, será exibido “Picasso, the legacy”. A saga histórica e cultural do século 20, que permite aos telespectadores finalmente decifrar o enigma de Picasso. Quarenta anos depois de sua morte, este filme explora um dos processos judiciais mais longos e complicados do mundo da arte moderna.

Canal Futura-11-16ABRIL2016

O Um cientista, uma história de segunda-feira apresenta a vida do físico núclear Oscar Sala, que participou da montagem do primeiro acelerador eletrostático de partículas da América Latina. Na quinta-feira, 14/4, às 20h, a série conta a história de Ernesto Paterniani. Engenheiro agrônomo, seu trabalho de pesquisa foi muito importante para o melhoramento genético do milho no país.

O Afinando a Língua da próxima terça-feira, 12/4, 23h30, tem como convidados Zeca Baleiro e Ferreira Gullar. Os xarás se juntam pra falar de algo que têm em comum além do nome: o amor pela arte da palavra e as possibilidades que ela detém. Ainda na terça-feira, às 22h, no Um pé de quê?,  o tema é a Jaqueira. Para falar desta árvore, Regina Casé nos conta a história da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma das maiores florestas urbanas do mundo.

O Mundo.doc, de quinta-feira, 14/4, 21h, apresenta o documentário “Papua-Nova Guiné”, da série Operação Mudança. A equipe viaja para a selva para ajudar uma aldeia devastada por guerras tribais. Os parceiros da equipe, a organização sem fins lucrativos, Touching The Untouchables, dirigida por Esther Silas, ficam chocados com o modo de vida dos moradores.

Ainda na quinta-feira, 23h, o TED – Compartilhando Ideias recebe no estúdio o maestro João Carlos Martins. Junto de Suzana Herculano-Houzel, ele discute o poder da mente humana de superar obstáculos físicos e situações-limite a partir da palestra da nadadora Diana Nyad: “Nados radicais com a água-viva mais perigosa do mundo”.

Hélio de La Peña é o convidado do Tempos de Escola da próxima quinta-feira, 14/4, 23h30. No programa, ele conta sobre a timidez na infância, a relação com os colegas, a exigência das professoras e sobre a Copa de 1970, quando o Brasil foi tricampeão.

CONFIRA AS SINOPES: 

BIO.FUTURA

11/04 – Segunda-feira, 23h

Lourenço Filho

De professor de turmas de pré-primário a um dos expoentes da gestão educacional, o trabalho de Lourenço Filho, um dos homens que mais lutaram pela democratização do ensino no Brasil, deixando marcas por São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Autor de livros e cartilhas, Lourenço Filho foi protagonista nas reformas da educação na década de 1920 e no importante trabalho de alfabetização de jovens e adultos. 

13/04 – Quarta-feira, 21h

Picasso, the legacy

A saga histórica e cultural do século 20, que permite aos telespectadores finalmente decifrar o enigma de Picasso. Quarenta anos depois de sua morte, este filme explora um dos processos judiciais mais longos e complicados do mundo da arte moderna. O filme conta a história da família Picasso, através do acesso aos arquivos da família e de entrevistas exclusivas com amigos próximos e familiares. A vida do pintor e seu trabalho são revelados através de obras descobertas depois de sua morte, quando sua propriedade foi solucionada.

A nova temporada do Bio.Futura vai exibir, ao todo, 54 documentários biográficos em dois dias diferentes, de acordo com o tempo de duração. Às segundas-feiras o público vai acompanhar as produções com 30 minutos. Nas noites de quarta-feira, o Futura vai mostrar os filmes com 60 minutos. A apresentação é do escritor João Paulo Cuenca e da cantora e atriz Laura Castro, que contam curiosidades e informações extras sobre cada personalidade retratada. 

Exibição: segunda-feira, 23h

Reprise: quinta-feira, 13h30

Duração: 30 min

Classificação: Livre 

Exibição: quarta-feira, 21h

Reprise: sábado, 20h

Duração: 60 min

Classificação: Livre 

UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA

11/04 – Oscar Sala (1922-2010)

Físico nuclear, participou da montagem do primeiro acelerador eletrostático de partículas da América Latina, na USP. Criou o projeto que possibilitou a conexão das instituições de pesquisa paulistas em rede e as conectou com a internet.

14/04 – Ernesto Paterniani (1928-2009)

Engenheiro agrônomo, seu trabalho de pesquisa foi muito importante para o melhoramento genético do milho no país. Desenvolveu novas variedades e contribuiu para o aumento da produtividade deste cereal.

A série Um cientista, uma história tem como objetivo contar de forma interessante a história de 30 grandes cientistas cujo trabalho ajudou a melhorar o Brasil e nos beneficia a todos até hoje. Com ênfase em aspectos curiosos e inspiradores da biografia desses cientistas e com o uso de animação 2D e de uma abordagem leve, a série pode despertar nos jovens a curiosidade pela ciência e o desejo de estimular seu conhecimento pelos temas científicos e suas aplicações práticas. A série é produto de parceria entre o Canal Futura, o SESI e o Projor.

Exibição: Segundas e Quintas, 20h

Reprises: Sábados e Domingos, 20h55

Exibição extra: 22/11, Domingo, às 05h25

Duração: 5 minutos

Classificação: livre

AFINANDO A LÍNGUA

12/04 – Zeca Baleiro e Ferreira Gullar

José Ribamar Ferreira e José Ribamar Santos. Os xarás Ferreira Gullar e Zeca Baleiro se juntam pra falar de algo que têm em comum além do nome: o amor pela arte da palavra e as possibilidades que ela detém. A poesia da musicalidade. A música da poesia.

Exibição: Terças-feiras, 23h30

Reprises: quartas, 13h30, e sábados, 21h

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

UM PÉ DE QUÊ?

11/04, segunda-feira, 22h

Bananeira

Qual é a semelhança entre a Carmem Miranda e a bananeira? Apesar de terem a cara do Brasil, nenhuma das duas é brasileira. Descubra neste Um Pé de Que? a origem, o cultivo, os diferentes tipos e outras curiosidades sobre a bananeira. 

12/04, terça-feira, 22h

Jaqueira

Para falar desta árvore Regina Casé nos conta a história da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma das maiores florestas urbanas do mundo, e nos explica porque a Jaqueira vai ter que desaparecer para o próprio bem da floresta que ajudou a criar. 

13/04, quarta-feira, 22h

Goiabeira

A goiaba foi feita para o passarinho? Ou o passarinho foi feito para a goiaba? De onde vem o bicho da goiaba? Descubra neste Um Pé de Que? as supostas origens, as características e as curiosidades da vira-lata das árvores: a goiabeira.

14/04, quinta-feira, 22h

Fruta Pão

Neste programa você vai ver o milagre dos pães realizado pela própria mãe natureza. Uma árvore resistente e de rápido crescimento, cujo fruto leva pão no nome em qualquer língua, até mesmo no nome científico: Artocarpus altilis (do grego arthos, pão). Porque será? Descubra neste episódio de Um Pé de Que?

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia. 

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h

Reprises: terça a sexta-feira, 13h

Maratona: domingos, 19h às 21h

Duração: 30 min

Classificação: livre

TED – COMPARTILHANDO IDEIAS

14/04 – Nados radicais com a água-viva mais perigosa do mundo

O poder da mente humana de superar obstáculos físicos e situações-limite é o tema deste episódio de TED Compartilhando Ideias. A palestra da nadadora Diana Nyad, que aos 60 anos decidiu completar a nado a travessia entre Cuba e Flórida, rende um interessante bate-papo entre Suzana Herculano-Houzel e o maestro João Carlos Martins, ele próprio um grande caso de superação.

TED – Compartilhando Ideias é uma série que convida o público a conhecer a conhecer e debater as provocadoras palestras promovidas pelo grupo americano TED – Technology, Entertainment, Design. Cada um dos 26 episódios da série parte de uma inspiradora “palestra-ted” estrangeira para abordar questões pertinentes à realidade do Brasil. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel é quem conduz a série, que a cada episódio recebe um convidado diferente para um instigante e dinâmico bate papo sobre a palestra, abordando temas atuais como ciência, tecnologia, mente humana, comunidade, meio ambiente e comunidade. 

Exibição: quinta-feira, 23h

Reprises: Domingos, 17h e Segundas, 13h

Duração: 30min

Classificação: livre 

MUNDO.DOC

14/04 – Operação Mudança – Papua-Nova Guiné

A equipe viaja para a selva de Papua, Nova Guiné, para ajudar uma aldeia devastada por guerras tribais. Os parceiros da equipe, a organização sem fins lucrativos, Touching The Untouchables, dirigida por Esther Silas, ficam chocados com o modo de vida dos moradores. Durante a guerra, o povo Saviza perdeu mais de dois terços de sua população e foi atormentado por doenças, fome e incêndios, que destruíram todos os seus recursos. A equipe junta forças com Esther e Jesse Irie para ajudar o povo Saviza a reunir material para a construção de banheiros ao ar livre. Durante o trabalho, os Savizas contam suas comoventes experiências de guerra. Penick, porta-voz da tribo, leva Steven para o lugar onde certa vez ele teve que atirar em um homem. Snejana e mulheres locais experimentam um momento comovente, quando Snejana compartilha uma história muito pessoal de perda. Mais tarde, Steven, Carlos e Snejana, juntamente com os moradores, escalam uma colina para plantar árvores. É uma ocasião de alegria e uma esperança de prosperidade para as gerações futuras. Enquanto a equipe continua seus esforços em Saviza, Bill e Tani visitam uma tribo distante, onde acontece uma grande festa em agradecimento aos aparelhos auditivos doados.

Mundo.doc é uma faixa semanal de documentários de temas variados com duração de aproximadamente uma hora. As histórias remontam a eras passadas, regiões inóspitas, descobertas da ciência, movimentos artísticos, grandes personalidades e mudanças comportamentais. Mas todas contam um pouco da história da humanidade e celebram a diversidade.

Exibição: quinta-feira, 21h

Reprise: Sexta-feira 13h30

Duração: 60min

Classificação: 12 anos

TEMPOS DE ESCOLA

14/04 – Hélio de La Peña

Filho de professora, o humorista Hélio de La Peña conta que a influência da mãe foi fundamental para que fosse estudar na Escola Municipal Desembargador Montenegro, na Vila da Penha, no Rio de Janeiro, no final da década de 60. Reconhecida pelo ensino e pela rigidez das professoras, foi nesta escola que o humorista fez as 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. No programa ele conta sobre a timidez na infância, a relação com os colegas, a exigência das professoras e sobre a Copa de 1970, quando o Brasil foi tricampeão. Os amigos relembram que Hélio era excelente aluno e tinha um apelido: Helinho CDF.

A partir do dia 24 de setembro, o público irá rever os melhores episódios da série Tempos de Escola, apresentada por Serginho Groisman. Os convidados contam histórias inusitadas que aconteceram durante o período escolar.

Exibição: quintas-feiras, 23h30

Reprises: sábados, 2h30

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *