CCBB apresenta retrospectiva do cineasta Abbas Kiarostami, com filmes consagrados e raridades

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) apresenta uma retrospectiva inédita em homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami, um dos nomes mais importantes e influentes do cinema contemporâneo, apresentará de filmes consagrados como Gosto de cereja (1997, Palma de Ouro no Festival de Cannes) e O vento nos leverá (1999, Prêmio Especial do Júri em Veneza) a raridades como O relatório (1977), obra considerada perdida durante muitos anos, e títulos do início de sua carreira, quando Kiarostami trabalhava no KANOON, pouco ou nunca vistos no Brasil, além de curtas e do filme-instalação Five. Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami começa no dia 13 de abril (quarta-feira) no Rio de Janeiro, cidade que, pela primeira vez, receberá uma mostra do diretor iraniano, e depois segue para São Paulo (20 de abril a 9 de maio) e Brasília (4 a 23 de maio).

UM ALGUÉM APAIXONADO - Copyright DR-MK2

O VENTO NOS LEVERÁ - Copyright DR-MK2

Abbas Kiarostami se diz diretor não de filmes, mas de semi-filmes. Segundo ele, suas obras funcionariam como simples estruturas que devem ser preenchidas a partir do olhar atento do espectador. Na mostra Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami, título inspirado no texto “Um filme, cem sonhos”, de Kiarostami, o público poderá preencher essas lacunas deixadas pelo cineasta e perceber, ao longo de sua vasta filmografia, o amadurecimento e a transformação deste grande artista.

Entre os destaques da programação, estão ainda a exibição, em cópias 35mm, de seu primeio curta O pão e o beco (1970) e de seu primeiro longa A experiência (1973), além de títulos como Close-up (1990), E a vida continua (1992), Através das oliveiras (1994) e Cópia fiel (2010). Vale destacar também a exibição de longas- metragens menos conhecidos de Kiarostami como ABC África (2001), Dez sobre 10 (2004) e Shirin (2008) e dos filmes coletivos A propos de nice, la suite (1995), Tickets (2004) e Cada um o seu cinema (2007).
“Detentor de uma capacidade rara na criação da narrativa, Kiarostami nos ensina em seus filmes que, mais importante do que o objetivo final, são os aprendizados do percurso. A mostra é uma oportunidade única de entrar em cada filme, em cada carro que Kiarostami decidiu seguir. É se deliciar com a coexistência de uma brandura e complexidade em suas histórias, com os lindos planos-sequências de paisagens, com delicadeza do seu olhar sobre a sociedade e paisagem iraniana. Será também um momento de reflexão e estudo sobre o cinema do diretor”, comenta o curador Fábio Savino.

Será promovida uma palestra sobre a obra de Kiarostami com o crítico de cinema Luis Carlos Jr no dia 28 de abril (quinta-feira), às 19h. E, durante a mostra, será lançado um livro-catálogo, de aproximadamente 300 páginas, com filmografia, textos especialmente produzidos e traduções inéditas de pensadores como François Niney, Alain Bergala, Laura Mulvey, Jonathan Rosembaum e Alberto Elena entre outros.

Sobre Kiarostami

Abbas Kiarostami nasceu em Teerã, no Irã, em 22 de junho de 1940. Além de ser considerado um dos mais importantes e influentes cineastas da sua geração, é poeta, pintor, fotógrafo e ilustrador. Entre os prêmios que recebeu, está a Medalha de Ouro Federico Fellini da UNESCO (1997).

Kiarostami estudou na Escola de Belas Artes de Teerã. Em 1970, um ano após ser nomeado diretor do departamento de audiovisual do Instituto para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes (KANOON), Kiarostami assina seu primeiro curta-metragem, O pão e o beco, onde já apresenta a essência do seu futuro cinema.

O KANOON, entidade pública que teve grande importância no Irã no final da década de 60, abriu portas a grandes cineastas como Bahram Beizaie, Amir Naderi, Reza Alamzadeh e Sohrab Xáid-Slaes. Responsável pela educação nas diversas áreas do conhecimento, de crianças e jovens, o conceito do instituto influenciou não somente a obra de Kiarostami, mas também de todos que por ali passaram. A questão educativa e o preceito de caminho iniciático é presente em quase toda a obra do cineasta, que também possui uma estética realista como marca.

Somente 23 anos após o lançamento do seu primeiro curta, o mundo descobre a obra de Kiarostami. Com a apresentação de Onde está a casa do meu amigo? (1987), os olhos da crítica mundial caem sobre esse sujeito austero de óculos escuros. A partir daí, seus filmes foram selecionados e premiados nos principais festivais de cinema do mundo.

>

DEZ - Copyright MK2

cópia fiel

Veja a programação do evento (clique aqui!)

Programação – CCBB Rio de Janeiro – 13 de abril a 9 de maio

QUARTA-FEIRA | 13 ABRIL
17h – ABBAS KIAROSTAMI: UM RELATÓRIO
Abbas Kiarostami: a report, de Bahman Maghsoudlou, EUA/Irã, 2013, digital, cor e p&b, 88 min – Livre
Uma análise do estilo e visão de Abbas Kiarostami, através da lente de seus primeiros filmes, incluindo seu primeiro curta, O pão e o beco, e, particularmente, seu primeiro longa- metragem, O relatório.
19h – CÓPIA FIEL
Copie conforme, de Abbas Kiarostami, França/Itália/Bélgica/Irã, 2010, 35 mm, cor, 106 min –
18 anos
Um homem e uma mulher se encontram em um pequeno vilarejo no sudoeste da Toscana. Ele, escritor britânico que acabou de dar uma palestra sobre seu novo livro; ela, francesa, dona de uma galeria de arte.

QUINTA-FEIRA | 14 ABRIL
17h – UM ALGUÉM APAIXONADO
Like Someone in Love, de Abbas Kiarostami, França/Japão, 2012, 35mm, cor, 109 min – 18 anos
Encontro entre um senhor erudito guardião das tradições, uma jovem sedutora que se
prostitui para pagar os estudos e seu namorado ciumento. As histórias se entrelaçam num dia que mudará a vida deles para sempre.

19h – CINCO (CINCO LONGOS PLANOS DEDICADOS A YASUJIRO OZU)
Five (Five long takes dedicated to Yasujiro Ozu), de Abbas Kiarostami, Irã, 2003, digital, cor,
74 min – Livre.
Composto de planos-sequência fixos, o filme apresenta cinco situações aparentemente triviais à beira-mar.

SEXTA-FEIRA | 15 ABRIL
17h – LUMIERE ET COMPAGNIE
França, 1995, digital, 90 min, 16 anos.
40 diretores, entre eles Abbas Kiarostami (episódio Jantar para um), foram convidados a fazer um curta usando o equipamento original inventado pelos Irmãos Lumière e trabalhando em condições similares à de 1895.

19h – 10 SOBRE DEZ
10 on Ten, de Abbas Kiarostami, 2003, digital, cor, 87 min – Livre
Dirigindo um carro através de paisagens que serviram de cenário para a filmagem de Gosto de cereja, Kiarostami evoca sua concepção de cinema e descreve o processo criativo artístico com dez lições destinadas aos estudantes.

SÁBADO | 16 ABRIL
17h – CINCO (CINCO LONGOS PLANOS DEDICADOS A YASUJIRO OZU)

19h – SHIRIN
Shirin, de Abbas Kiarostami, Irã, 2008, digital, cor, 92 min – 14 anos
Desenvolvendo o procedimento já utilizado no curta-metragem Where is my Romeo?, Kiarostami filma os rostos em close-up de atrizes em uma sala de cinema. A banda sonora, único elemento dado ao espectador, é um poema de Nezami Ganjavi, “Khosrow e Shirin” (1175), adaptado por Mohammad Rahmania.

DOMINGO | 17 ABRIL
17h – O RELATÓRIO
Gozaresh, de Abbas Kiarostami, 1977, digital, cor, 105 min – 14 anos
Um funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela tenta o suicídio. Mahmad a leva para o hospital; lá os médicos dizem que ela sobreviverá.

19h – CÓPIA FIEL
SEGUNDA-FEIRA | 18 ABRIL
17h – UM ALGUÉM APAIXONADO
19h – SHIRIN

QUARTA-FEIRA | 20 ABRIL
15h – LUMIERE ET COMPAGNIE

17h – ABBAS KIAROSTAMI, VERDADE E ILUSÕES
Abbas Kiarostami, vérités et songes, de Jean-Pierre Limosin, França, 1994, digital, cor e p&b, 52 min – Livre
Limosin acompanha Kiarostami pelas estradas do Irã, em trajetos que evidenciam as afinidades entre o seu cinema com lugares e pessoas que ele filma. Conduzindo o carro, Kiarostami evoca seu percurso de cineasta, sua infância em Teerã e sua busca constante pela “verdade que se esconde por trás da realidade”.

19h – ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?
Khane-ye dust kojast?, de Abbas Kiarostami, Irã, 1987, digital, cor, 83 min – Livre
Ahmad descobre que pegou por engano o caderno de Mohammad, colega de turma que foi ameaçado de ser expulso da escola caso não levasse o dever de casa feito. Ahmad, desobedecendo as ordens da mãe, vai ao outro vilarejo tentar encontrar a casa do amigo para lhe devolver o caderno. Após um longo e perigoso périplo, Ahmad se vê obrigado a resolver o problema de outro modo.

QUINTA-FEIRA | 21 ABRIL
16h30 – CADA UM COM SEU CINEMA
Chacun son cinéma ou Ce petit coup au coeur quand la lumière s’éteint et que le film,
França, 2008, digital, 100 min – 16 anos
Filme coletivo dirigido por 34 cineastas, entre eles Abbas Kiarostami (episódio Where is my Romeo?), sobre seus sentimentos sobre o cinema, em comemoração ao 60o Festival de Cannes.
19h – O RELATÓRIO SEXTA-FEIRA | 22 ABRIL
15h – CÓPIA FIEL
17h – UM ALGUÉM APAIXONADO
19h – ABC AFRICA
ABC Afrique, de Abbas Kiarostami, Irã, 2001, digital, cor, 84 min – 12 anos
Em abril do ano 2000, a pedido da associação humanitária Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), financiada pela ONU, Abbas Kiarostami foi convidado a fazer um filme sobre órfãos cujos pais morreram de aids em Uganda (1,5 milhão de crianças perderam os pais por contaminação pelo vírus HIV). A partir de Kampala, cineasta e equipe cruzam o país durante dez dias para o que seria uma preparação para filme, mas as imagens capturadas pelas duas câmeras digitais se provam suficientemente fortes para a realização do documentário.

SÁBADO | 23 ABRIL
15h –
NO
No, de Abbas Kiarostami, França, 2010, cor, digital, 8 min – Livre
Rebecca é uma garotinha italiana com um lindo cabelo. Quando é consultada se aceitaria fazer parte de um filme em que uma amiga ciumenta cortaria sua cabeleira, ela rejeita.
+
O CORO
Hamsorayan, de Abbas Kiarostami, Irã, 1982, digital, cor, 17 min – Livre
Um avô desliga seu aparelho de audição quando o som da cidade o agride. Então ele corre o risco de ser atropelado por uma carroça. Em casa, ao desligá-lo de novo, não ouve as netas o chamarem para abrir a porta. Com o reforço de colegas da escola, em coro, elas conseguem.
+
TRAJE DE CASAMENTO
Lebas-I baray-e arusi, de Abbas Kiarostami, Irã, 1976, digital, cor, 57 min – 10 anos
Uma mulher encomenda um terno para o filho mais novo na alfaiataria em que o garoto Ali trabalha. Hossein e Mohamad, dois amigos que trabalham no mesmo prédio, pedem para usar o terno na véspera da entrega. As coisas se complicam quando, no dia fatídico, um dos garotos apanha e acaba devolvendo o terno manchado de sangue para Ali. No momento da prova final, cabe a ele a difícil da tarefa de escondê-la do alfaite, da mãe e do dono do terno.

17h –
O NASCIMENTO DA LUZ
Tavalod-e nur, de Abbas Kiarostami, França, 1997, 16mm, cor, 5 min – Livre
Um plano-sequência do nascer do sol no alto de uma cadeia de montanhas.
+
GOSTO DE CEREJA
Ta’m-e ghilas, de Abbas Kiarostami, Irã, 1997, 35 mm, cor, 99 min – 12 anos
Um homem procura ajuda para uma misteriosa tarefa. O que o senhor Badii quer é alguém que se disponha a atender a seu último desejo, na manhã do dia seguinte: chamá-lo pelo nome duas vezes, ao pé de uma cova já cavada. Se ele responder, socorrê-lo; se não responder, cobri-lo com terra. Após ouvir objeções de diversas pessoas a respeito do caso, ele finalmente encontra um senhor disposto a aceitar sua proposta.

19h – O VENTO NOS LEVARÁ
Bad ma-ra khahad bord, de Abbas Kiarostami, Irã, 1999, 35 mm, cor, 118 min – Livre
Um jornalista parte com sua equipe para um vilarejo rural a fim de filmar um rito tradicional: o funeral de uma senhora moribunda. Durante a longa espera, ele é ajudado por um garoto que lhe dá informações atualizadas sobre a situação. Mas a senhora demora a morrer, a equipe o abandona e, na solidão, ele acaba se integrando à comunidade e repensando suas atitudes.

DOMINGO | 24 ABRIL
15h – DEZ
Dah, Irã, de Abbas Kiarostami, 2002, 35mm, cor, 94 min – 12 anos
Uma mulher, divorciada e casada uma segunda vez, tem problemas de comunicação com o filho, que insiste em viver com o pai. Ao longo de dez passeios dentro de um carro, a mulher conversa com o garoto e com outras mulheres sobre questões de âmbito pessoal. O filme explora a vida da mulher no Irã contemporâneo.

17h – SHIRIN
19h – ABBAS KIAROSTAMI: UM RELATÓRIO

SEGUNDA-FEIRA | 25 ABRIL
17h – UM ALGUÉM APAIXONADO
19h – O NASCIMENTO DA LUZ + GOSTO DE CEREJA

QUARTA-FEIRA | 27 ABRIL
15h – O RELATÓRIO
17h – CINCO (CINCO LONGOS PLANOS DEDICADOS A YASUJIRO OZU
19h – O VENTO NOS LEVARÁ
QUINTA-FEIRA | 28 ABRIL
15h – ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?
17h – CÓPIA FIEL
19h – Palestra com o crítico Luis Carlos Jr sobre a obra de Abbas Kiarostami

SEXTA-FEIRA | 29 ABRIL
15h – LUMIERE ET COMPAGNIE | 1995 | digital | 90’ | 16 anos
17h – SHIRIN
19h – CLOSE-UP
Namay-e nazdik, de Abbas Kiarostami, Irã, 1990, 35 mm, cor, 90 min – Livre
Abbas Kiarostami segue o rastro de Hossein Sabzian, homem acusado de ter enganado uma família rica de Teerã fazendo-se passar pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf. Kiarostami filma o julgamento de Sabzian e reencena toda a história, tendo como protagonistas personagens reais envolvidos no caso.

SÁBADO | 30 ABRIL
15h – CINCO (CINCO LONGOS PLANOS DEDICADOS A YASUJIRO OZU)
17h – DEZ
19h – 10 SOBRE DEZ

DOMINGO | 01 MAIO
15h – ABBAS KIAROSTAMI, VERDADE E ILUSÕES 1994 | digital | 52’ | Livre
17h – CLOSE-UP
19h – A PROPOS DE NICE
França, 1995, digital, cor, 100 min, 16 anos
Filme em homenagem a Jean Vigo, correalizado por Abbas Kiarostami, Catherine Breillat, Constantin Costa-Gavas, Claire Denis, Raymond Depardon, Pavel Lounguine e Raul Ruiz .

SEGUNDA-FEIRA | 02 MAIO
16h30 – CADA UM COM SEU CINEMA
19h – A PROPOS DE NICE

QUARTA-FEIRA | 04 MAIO
15h – LUMIERE ET COMPAGNIE
17h – 10 SOBRE DEZ
19h – ABC ÁFRICA

QUINTA-FEIRA | 05 MAIO
15h – TICKETS
Tickets, de Abbas Kiarostami, Reino Unido/Itália, 2004, 35 mm, cor, 115’ – 16 anos
Uma viagem de trem da Europa central a Roma serve de pano de fundo para três histórias que se entrelaçam. O episódio realizado por Kiarostami, no centro do filme, relata as relações tumultuadas entre uma viúva histérica e sua empregada, tiranizada pela patroa ao longo de todo o percurso.

17h – ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS
Zir-e derakhtan-e zeytun, de Abbas Kiarostami, Irã, 1994, 35 mm, cor, 103 min – Livre Durante as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990, o diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar um dos personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh, escolhida para fazer a esposa. A família da moça é hostil ao casamento, mas o terremoto e o filme lhe dão uma nova esperança.

19h – O VIAJANTE
Mosafer, de Abbas Kiarostami, Irã, 1974, 35 mm, p&b, 71min – Livre
O jovem Ghassem tem problemas na escola e em casa porque se interessa apenas por futebol. Quando descobre que o time nacional vai jogar em Teerã, decide fugir de casa e seguir para a capital. Para custear a viagem, engana os pais e os colegas. O garoto consegue
chegar a Teerã a tempo de comprar o ingresso para partida, mas o cansaço será seu pior aliado.

SEXTA-FEIRA | 06 MAIO
15h – ABBAS KIAROSTAMI, VERDADE E ILUSÕES
17h – O RELATÓRIO
19h –
O PÃO E O BECO
Nan va kuche, Irã, 1970, 35 mm, p&b, 11 min – Livre `
Um garoto vê seu caminho interrompido pela presença de um cachorro que o amedronta. Por fim, ele tem a ideia de amansá-lo dando-lhe um pedaço do pão que levava para casa.
+
O RECREIO
Zang-e tafrih, Irã, 1972, 35 mm, p&b, 14 min – Livre
Por quebrar a janela da escola jogando bola, Dara é punido e apanha de seu professor. Após ter sido excluído por crianças que jogam futebol na rua, o garoto toma um caminho alternativo de volta para casa. Vagueia pela cidade, cruza um riacho e um morro repleto de lixo, até chegar à beira de uma estrada movimentada.
+
A EXPERIÊNCIA
Tadjrobe, Irã, 1973, 35 mm, p&b, 60 min – 10 anos
O jovem adolescente Mahmad trabalha num estúdio fotográfico. Um dia, durante um trabalho na rua, troca olhares com uma garota que vive em um dos bairros ricos da cidade e se apaixona por ela. No dia seguinte, resolve mudar sua aparência para tentar conquistá- la.

SÁBADO | 07 MAIO
15h – ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?

17h – E A VIDA CONTINUA
Zendegi va digar hich, Irã, 1992, 35 mm, cor, 91 min – 12 anos
Motivados por um terremoto que atingiu o norte do Irã em 1990, um cineasta e seu filho retornam ao local do desastre para tentar encontrar dois garotos que participaram de um filme precedente do diretor. Apesar de não conseguirem, a viagem se revela uma experiência profunda para ambos, que entram em contato com um mundo de que até então tinham apenas um vago conhecimento.
19h – ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS DOMINGO | 08 MAIO
15h – O PÃO E O BECO + O RECREIO + A EXPERIÊNCIA
17h – O VIAJANTE
19h – NO + O CORO + TRAJE DE CASAMENTO

SEGUNDA | 09 MAIO
17h – TICKETS
19h – E A VIDA CONTINUA

SERVIÇO

Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Empresa produtora: Fumaça Filmes Curadoria: Fábio Savino
www.bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
13 de abril a 9 de maio de 2016 (quarta a segunda-feira)
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Salas de Cinema 1 (98 lugares) – Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).
www.twitter.com/ccbb_rj – www.facebook.com.br/ccbb.rj

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *