Canal Curta! vai exibir documentários que integram a 21ª edição do festival ‘É Tudo Verdade’

Um dos festivais mais importantes do Brasil, o É Tudo Verdade – que começou ontem, 8 – conta com duas obras do Canal Curta!, canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Depois de serem exibidos no festival, “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” (foto), de Paola Vieira e Claudio Lobato, e “Imagens do Estado Novo 1937-45” (foto), de Cláudio Kahns e Eduardo Escorel, têm o Canal como sua primeira janela de exibição comercial e chegam às telas dos assinantes no segundo semestre de 2016.

Canal Curta!-21ª edição do festival ‘É Tudo Verdade’

Canal Curta!-21ª edição do festival ‘É Tudo Verdade’-1

Coprodução do Canal Curta! com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” faz pré-estreia amanhã, dia 8, abrindo o Festival É Tudo Verdade, no Rio. O filme também será exibido nos dias 9 e 14 no Rio e nos dias 10 e 17, em São Paulo. Dirigido por Paola Vieira e pelo ex-membro do grupo Claudio Lobato, o longa conta a história do coletivo artístico Nuvem Cigana que fez história na cena cultural carioca nos anos 70 e revelou grandes poetas da literatura brasileira como Chacal, Charles Peixoto e Dionísio. Traçando um paralelo entre os conceitos de vanguarda, experimentalismo, militância política e transgressão, o documentário faz uma releitura audiovisual das obras poéticas produzidas por eles mescladas com colagens, materiais de arquivo e vários depoimentos de ex-membros e outros artistas.

Em formato de série com cinco episódios de 50 minutos cada, “Imagens do Estado Novo 1937-45”, de Cláudio Kahns e Eduardo Escorel, chega ao Curta! também no segundo semestre. O material apresenta imagens inéditas desse período político e faz uma análise sobre o impacto do regime ditatorial de Getúlio Vargas, assim como a censura, as conspirações subversivas, e as contradições entre o apoio ao nazismo ou aos países aliados, além da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Os diretores apresentam uma versão reduzida, em formato de longa-metragem, na Mostra Competitiva do É Tudo Verdade, nos dias 10 e 11 no Rio, e 15 e 16, em São Paulo.

É só o início do que vem por aí. Ha outros 62 projetos atualmente em produção que terão sua estreia em TV no canal. Somam mais de 300 horas de novos conteúdos que, após exibidos no Curta!, deverão circular por outros canais audiovisuais do país. Com isso, o Canal Curta! reafirma sua potência de canal superbrasileiro credenciado pela Ancine para esta missão”, comemora Julio Worcman, fundador do canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *