20º CINE PE divulga lista de filmes em competição

O Cine PE chega à 20ª edição e, em 2016, será realizado mais uma vez no Cinema São Luiz, para onde voltou no ano passado. Longas de ficção e documentários estarão juntos na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, que reúne seis filmes nacionais, com diversas estreias no Brasil. A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos apresenta nove filmes e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, nove.

20º Cine PE Festival do Audiovisual

Todas as sessões e a cerimônia de encerramento serão no Cine São Luiz, construído em 1952 no bairro da Boa Vista, às margens do Rio Capibaribe. Tombado como patrimônio histórico e revitalizado em 2008, é um dos últimos grandes cinemas de rua do país e tem capacidade para mil pessoas. A sede do festival será no Hotel 7 Colinas, em Olinda, onde acontecerão os debates e seminários. Os debates dos filmes serão sempre na manhã seguinte à exibição e os seminários/wokshops ocuparão o período da tarde, tratando de temas atuais que envolvem o setor do audiovisual. Entre eles, destaque para uma sessão relativa aos resultados do mais recente Rio Content Market, com o apoio do BNDES.

Realizado por Alfredo Bertini e Sandra Bertini, sócios da produtora BPE, o 20º Cine PE tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca (composição das Mostras de Longas e Curtas Metragens Nacionais) e de Sandra Bertini (composição da Mostra de Curtas Pernambucos). Alfredo Bertini reforça que a vocação do Cine PE consiste na celebração do cinema de forma plural, com produções que buscam uma identificação direta com o espectador, mas sem abrir mão dos filmes autorais. “Conceitualmente falando, um Festival precisa assumir o perfil característico da produção, que é a diversidade, ou seja, uma aposta nas variadas tendências. Limitar-se a uma modelagem única, na qual a programação expressa um padrão linear, é bem mais uma característica de Mostra de que de um Festival.”

Inscreveram-se este ano 575 filmes, sendo 501 curtas e 74 longas. “Tive o prazer de assistir a 31 curtas pernambucanos, nas diversas categorias. Jovens talentos estão surgindo no nosso cinema. Surpreendeu-me observar o quão universal estão os projetos produzidos por estes jovens. Fala-se de “estiagem”, de “seca”, mas também se produz roteiros ricos na dramaturgia existencial dos personagens, nos conflitos sociais e políticos. Foi uma rica experiência e concluo este processo seletivo com um sentimento de felicidade por poder entregar uma grade de filmes pernambucanos para uma plateia que, como sempre muito crítica, saberá reconhecer os méritos dos quais exalto aqui”, diz Sandra Bertini, diretora do Cine PE.

Sobre a seleção de longas e curtas nacionais, o crítico Rodrigo Fonseca aponta o tom de valorização do lirismo e do humor. “Vários filmes, mesmo os documentais, estão buscando o lado lúdico e lírico da arte. O coletivo de filmes dessa edição espelha essa tendência, que tenho identificado nos filmes brasileiros desse ano em geral. Uma busca pela leveza do sonhar e pelo humor. Os curtas têm esse mesmo traço de valorização do riso, do sonhar e do imaginar. Esses são os pontos centrais do Cine PE de 2016, que tentou valorizar autores já consagrados, como é o caso de Walter Carvalho, Paloma Rocha e Luiz Rosemberg Filho, e também apontar jovens talentos que gravitam do curta pro longa, como é o caso do Rodrigo Grota, que estréia com a gente seu primeiro filme de fôlego longo, que é o Leste Oeste”, diz Fonseca, que também destaca Das Águas Que Passam, de Diego Zon, que foi exibido na mostra oficial de curtas do Festival de Berlim, a Berlinale Shorts. Entre os longas em competição, três são 100% inéditos no Brasil: Leste Oeste, Guerra do Paraguay e Por Trás do Céu (veja lista completa abaixo).

Troféu Calunga – O Troféu Calunga é oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A “Calunga” representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Ela faz parte das cerimônias religiosas, onde recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade expressando um objeto de força e proteção. O Troféu Calunga é uma criação da artista plástica Juliana Notari.

Premiações – De acordo com o regulamento do Cine PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais serão julgados em dez categorias: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz. Os títulos da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos disputam a Calunga de filme e direção. Haverá um júri único para todas as categorias – os nomes dos jurados serão divulgados em breve.

Ingressos – Os ingressos para as sessões do 20º Cine PE custarão meia entrada no valor de R$ 5,00 (preço único). A bilheteria será de responsabilidade do Cinema São Luiz, e o faturamento revertido para a manutenção do espaço. Haverá vendas antecipadas, nas bilheterias do Cinema São Luiz.

Investidores – Apresentação e Patrocínio Máster: Governo do Estado de Pernambuco e BNDES; Patrocínio: Petrobras, Prefeitura da Cidade do Recife e Magazine Luiza.

OS FILMES EM COMPETIÇÃO NO CINE PE 2016

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

AS AVENTURAS DO PEQUENO COLOMBO (BRASIL – RJ) – Animação – 88’26” – Direção: Rodrigo Gava
GUERRA DO PARAGUAY (RJ) – Ficção – 80′ – Direção: Luiz Rosemberg Filho
POR TRÁS DO CÉU (SP) – Ficção – 104′ 35″ – Direção: Caio Sóh
O PREFEITO (RJ) – Ficção – 70′ – Direção: Bruno Safadi
LESTE OESTE (PR) – Ficção – 86′ – Direção: Rodrigo Grota
DANADO DE BOM (PE) – Documentário – 75′ – Direção: Deby Brennand

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

DAS ÁGUAS QUE PASSAM (ES) – Documentário – 23′ 14″ – Direção: Diego Zon
O ÚLTIMO ENGOLERVILHA II (RJ) – Animação – 12′ 45″ – Direção: Marão, Ianah Maia, Abacatu, Wesley, Pamella, Guto, Rüsben
O COELHO (RJ) – Ficção – 15′ – Direção: Marcello Sampaio
+1BRASILEIRO (ES) – Ficção – 16′ – Direção: Gustavo Moraes
GRAMATYKA (DF) – Ficção – 14′ 34″ – Direção: Paloma Rocha
PAULO BRUSCKY (PE) – Documentário – 26′ – Direção: Walter Carvalho
REDEMUNHO (PB) – Ficção – 20′ – Direção: Marcélia Cartaxo
THIS IS NOT A SONG OF HOPE (PE) – Ficção – 23′ – Direção: Daniel Aragão
BOLA PARA SEU DANAU (RJ) – Documentário – 6’32” – Direção: Eduardo Souza Lima

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

SOBERANOS DO CONGO (PE) – Documentário – 21’20” – Direção: Raoni Moreno
A VIDA EM UMA VIAGEM (PE) – Ficção – 15’29” – Direção: Tauana Uchôa
MARIA (PE) – Ficção – 13’20” – Direção: Carol Correia
DIVA (PE) – Ficção – 15’45” – Direção: Luiz Rodrigues Jr.
OS FILMES QUE MORAM EM MIM (PE) – Ficção – 13’57” – Direção: Caio Sales
MINHA GELADEIRA PENSA QUE É UM FREEZER (PE) – Ficção – 19’30” – Direção: Pablo Polo
O IMPERADOR DA PEDRA DO REINO (PE) – Documentário – 13’23” – Direção: Houldine Nascimento e Wanderley Andrade
GOSTO DE CARNE (PE) – Documentário – 13’14” – Direção: Álvaro Severo e Everton Maciel
NÃO TEM SÓ MANDACARU (PE) – Documentário – 20’35” – Direção: Tauana Uchôa

SINOPSES / FICHAS TÉCNICAS / CONTATOS

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

AS AVENTURAS DO PEQUENO COLOMBO (RJ) – Animação – 88’26”
Sinopse: Ano de 1460. O jovem Cris (Cristóvão Colombo), preocupado com a situação financeira do seu pai, sai atrás de um lendário e valioso mapa que estava com um inescrupuloso mercador de escravos, o terrível Capitão Bonneville. Cris, Léo (Da Vinci) e Lisa (Mona Lisa), embarcam num navio negreiro e partem numa aventura pelos oceanos até encontrarem a poderosa criatura marinha, o Nautilus (defensor do povo de Atlântida). Teria Cristóvão Colombo encontrado o Novo Mundo (1492) se não tivesse derrotado o monstro? O filme brinca com as possibilidades na História de Cristóvão Colombo e Leonardo da Vinci terem se encontrado em Genova para viverem uma aventura fantástica, levando-os ao encontro dos seus destinos.
Direção: Rodrigo Gava
Roteiro: Pedro Ernesto Stilpen
Produção: Marco Altberg
Trilha Sonora: Ary Sperling
Edição de Som: Marcos Caminha e Léo Justen
Direção de Arte: Pedro Maia
Contato: andreatbarros@gmail.com / 21-22055724 21-9-83500062

GUERRA DO PARAGUAY (RJ) – Ficção – 80′
Sinopse: Um encontro inusitado entre um soldado vindo da Guerra do Paraguay e uma trupe de teatro dos dias de hoje. Um encontro entre a guerra e a arte!
Direção: Luiz Rosemberg Filho
Roteiro: Luiz Rosemberg Filho
Produção: Cavi Borges
Fotografia: Vinícius Brum
Montagem: Arthur Frazão
Edição de Som: Marcito Vianna
Direção de Arte: Cavi Borges
Figurino: Márcia Pitanga
Ator: Alexandre Dacosta
Atriz: Patricia Niedermeier
Ator Coadjuvante: Chico Diaz
Atriz Coadjuvante: Ana Abbott
Elenco: Patricia Niedermeier, Chico Diaz, Alexandre Dacosta, Ana Abbott
Contato: cavicavideo@gmail.com / (21) 98013-0885

POR TRÁS DO CÉU (SP) – Ficção – 104′ 35″
Sinopse: O filme se passa num lugar esquecido por Deus, assolado pela pobreza e pela falta das mínimas condições básicas. Nesse lugar, a vida brota diariamente a partir dos sonhos de Aparecida, mulher forte, simples e com grande fascinação pelo saber.
Direção: Caio Sóh
Roteiro: Caio Sóh
Produção: Denis Feijão
Fotografia: Azul Serra
Montagem: Bruno Régis
Trilha Sonora: Plínio Profeta
Edição de Som: Ian Saldanha
Direção de Arte: Ana Isaura e Kennedy Mariano
Figurino: Alex Brollo
Ator: Emílio Orciollo
Atriz: Nathalia Dill
Ator Coadjuvante: Renato Góes
Atriz Coadjuvante: Paula Burlamaqui
Elenco: Léo Rosa, Roberto Bomtempo, Everaldo Pontes, Sebastião Formiga, Alessandro Tcche, Marcelo Mello
Contato: denis@elixirentretenimento.com.br / (11) 98338-5678

O PREFEITO (RJ) – Ficção – 70′
Sinopse: O prefeito da Cidade do Rio de Janeiro quer entrar para a história. Para tanto, decide separar o Rio de Janeiro do Brasil e fundar um novo país.
Direção: Bruno Safadi
Roteiro: Bruno Safadi
Produção: TB Produções, Canal Brasil, Cavídeo e Pedro Peregrino
Fotografia: Lucas Barbi
Montagem: Ricardo Pretti
Trilha Sonora: Edson Secco, Bruno Safadi
Edição de Som: Edson Secco
Direção de Arte: Moa Batsow, Jade Mariani, Luiza Moura
Figurino: Moa Batsow, Jade Mariani, Luiza Moura
Ator: Nizo Neto
Atriz: Djin Sganzerla
Ator Coadjuvante: Gustavo Novaes
Elenco: Nizo Neto, Djin Sganzerla, Gustavo Novaes
Contato: rodrigolz@yahoo.com.br / (21) 2553-6106 (21) 99148-3881

LESTE OESTE (PR) – Ficção – 86′
Sinopse: Ezequiel, um ex-piloto, volta à sua cidade natal após 15 anos para disputar uma última corrida. Ele reencontra Stela, um antigo affair, Ângelo, o patriarca da família; além de Pedro, um jovem de 16 anos que sonha em ser piloto.
Direção: Rodrigo Grota
Roteiro: Rodrigo Grota
Produção: Guilherme Peraro
Fotografia: Guilherme Gerais
Montagem: Rodrigo Grota
Trilha Sonora: Rodrigo Guedes
Edição de Som: Ale Rogoski
Direção de Arte: José de Aguiar
Figurino: Mayhara Nogueira Piana
Animação: Yan Sorgi
Ator: Felipe Kannenberg, Bruno Silva
Atriz: Simone Iliescu
Ator Coadjuvante: José Maschio, Filipe Garcia, Edu Reginato
Atriz Coadjuvante: Leticia Conde
Elenco: Felipe Kannenberg (Ezequiel), Simone Iliescu (Stela), Bruno Silva (Pedro), José Maschio (Angelo), Filipe Garcia (Nick), Leticia Conde (Bruna), Ciça Guirado (Cecilia), Edu Reginato Vinte e Cinco).
Contato: produção@kinopusaudiovisual.com.br / (43) 3028-6863 (43) 9118-5475

DANADO DE BOM (PE) – Documentário – 75′
Sinopse: O filme acompanha o Mestre João Silva, um dos maiores compositores do país e um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga, em uma viagem pelo sertão nordestino até a sua cidade natal.
Direção: Deby Brennand
Roteiro: Deby Brennand, J. Zacharias, J. Berg, H. Grazinol
Produção: Marianna Brennand Fortes
Fotografia: Jane Malaquias, Pablo Nóbrega, Pedro Von Krüger
Montagem: Jordana Berg, edt.
Trilha Sonora: Lucas Macier
Edição de Som: Ernesto Sena, Antonio de Pádua
Direção de Arte: Diogo Balbino
Elenco:. João Silva, Dominguinhos, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Genaro,Lenine, Gilberto Gil, Mariana Aidar, Zeca Baleiro
Contato: inquietude.art@gmail.com / (21) 3936-0999 (21) 99194-0062 ***********

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

DAS ÁGUAS QUE PASSAM (ES) – Documentário – 23’14”
Sinopse: A imensidão do homem é um lugar suspenso no tempo, margeado por céu, terra, rio e mar. O filme concorreu em Berlim.
Direção: Diego Zon
Roteiro: Diego Zon
Produção: Djanira Bravo
Fotografia: Patrick Tristão
Montagem: Marcelo Moll
Trilha Sonora: Não indicou
Edição de Som: Alexandre Barcelos e Felipe Mattar
Contato: laststationzfilms@gmail.com / (28) 99946-3994

O ÚLTIMO ENGOLERVILHA II (RJ) – Animação – 12’45”
Sinopse: Perturbada animação coletiva com seqüências bizarras criadas e animadas por catorze animadoras(es) de Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ, Recife/ PE, Florianópolis/SC, Brasilia/DF, Ponte Nova/MG, Yerevan/Armênia, Vitória/ES, Curitiba/PR e Nilópolis/RJ.
Direção: Marão, Ianah Maia, Abacatu, Wesley, Pamella, Guto, Rüsben
Roteiro: Marão, Ianah Maia, Gio, Jirair, Yurii, Rosana, Maurício, Luah
Produção: Marão
Fotografia: Fábio Yamaji
Montagem: Guto BR
Trilha Sonora: Samuel Ferrari, Felipe Junqueira, Daniel Guimarães
Edição de Som: Samuel Ferrari, Felipe Junqueira, Guto BR
Direção de Arte: Marão, Abacatu, Wesley, Ianah Maia, Pam, Camila, Rüsben
Figurino: Não indicou
Ator: Jirair Garabedian, Samuel Ferrari, Felipe Junqueira
Atriz: Voz de Ianah Maia
Elenco: Vozes – Ianah Maia, Kohar Minassian, Jirair Garabedian, Samuel Ferrari e Felipe Junqueira
Contato: marao@maraofilmes.com.br / (21) 98489-5248 (21) 3281-4180

O COELHO (RJ) – Ficção – 15′
Sinopse: A filha de onze anos de José, Laura, vai ser ensinada pelo pai a atirar em um coelho. O que desencadeia a destruição daquela família patriarcal.
Direção: Marcello Sampaio
Roteiro: Marcello Sampaio
Produção: Jéssica Quadros
Fotografia: Marcello Sampaio
Montagem: Marcello Sampaio
Trilha Sonora: Cláudio Mazza
Edição de Som: Cláudio Mazza
Direção de Arte: Gibrair Filho
Figurino: Gibrair Filho
Ator: Ricco Lima
Atriz: Ingrid Cairo
Atriz Coadjuvante: Karine Barros
Elenco: Ricco Lima, Karine Barros, Rafaela Mell, Ana Carolina Rainha, Ingrid Cairo
Contato: elementocriativo@gmail.com / (11) 97206-6455

+1BRASILEIRO (ES) – Ficção – 16′
Sinopse: Música e drama se encontram quando Torquato, um taxista viúvo, enfrentando toda a sorte de brutalidade nas ruas para criar sua filha a duras penas, expressando suas frustações e sua perseverança através de canções.
Direção: Gustavo Moraes
Roteiro: Gustavo Moraes
Produção: Leandra Moreira
Fotografia: Pedro Urano
Montagem: Felipe Kusnitzki
Trilha Sonora: Felipe Storino
Edição de Som: Ricardo Mansur
Direção de Arte: Ana Vitorino
Figurino: Ana Vitorino
Ator: Charles Fricks
Atriz: Maria Julia Silva Moraes
Ator Coadjuvante: Márcio Rosário e José Augusto Loureiro
Atriz Coadjuvante: Tayana Dantas e Janine Corrêa
Elenco: Charles Fricks, Maria Julia Silva Moraes, Márcio Rosário, José Augusto Loureiro, Tayana Dantas, Janine Corrêa, Fábio Almeida de Medeiros, Ana Carolina Franco, Ester Daniela de Souza, Isabel D’Angelo Alcuri, Júlia Bevilaqua, Karine Sade, Luiza Carvalho e Mariana Moreira.
Contato: gusmoraes@hotmail.com / (27) 3225-1628 (27) 99921-3633

GRAMATYKA (DF) – Ficção – 14’34”
Sinopse: Gramatyka narra a trajetória mítica de uma mulher presa às sombras de uma caverna, à luz do sol, se liberta na dimensão onírica e se reencontra na ancestralidade feminina.
Direção: Paloma Rocha
Roteiro: Paloma Rocha
Produção: Renata Garcia
Fotografia: Gustavo Hadba e Lula Cerri
Montagem: Alexandre Gwaz
Trilha Sonora: Lívio Tragtemberg, Naná Vasconcellos e Villa Lobos
Edição de Som: Alexandre Ferraz
Figurino: Paloma Rocha
Atriz: Alda Maria Abreu
Atriz Coadjuvante: Helena Ignez e Mauara Baiocchi
Contato: rochapaloma@terra.com.br / (61) 3551-9885 (61) 9572-7724

PAULO BRUSCKY (PE) – Documentário – 26′
Sinopse: Em janeiro de 2014 viajei para o Recife para me encontrar com Paulo Bruscky. Pensava em filmar no dia seguinte, mas nossa conversa fluiu de tal maneira que na tarde do mesmo dia iniciei as filmagens. O filme é resultado desse encontro e da nossa conversa sobre seu trabalho e sua maneira de ver o mundo. PB pintou uma tela que eu mesmo preparei o suporte sem que ele soubesse antes o que iria fazer. Depois caminhamos pela Av. Guararapes. PB me perguntou “que filme é esse?”.
Direção: Walter Carvalho
Roteiro: Walter Carvalho
Produção: Camila Valença e Cláudio Assis
Fotografia: Pedro Sotero
Montagem: Arthur Frazão
Trilha Sonora: Bianca Gismonti
Edição de Som: Gera Vieira
Contato: camilavcosta@gmail.com / (81) 3877-1763 (81) 99729-3344

REDEMUNHO (PB) – Ficção – 20′
Sinopse: Num Sertão arcaico, vivem mãe e filho, únicos sobreviventes de uma família tradicional. O rapaz é perturbado por acontecimentos do passado: com quem fugiu sua mulher Alzira e por que a matriarca não pranteia o filho morto?
Direção: Marcélia Cartaxo
Roteiro: Marcélia Cartaxo e Virginia de Oliveira
Produção: Heleno Bernardo Campelo
Fotografia: João Carlos Beltrão
Montagem: Ely Marques
Trilha Sonora: Eli-Eri Moura
Edição de Som: Débora Opolski
Figurino: Zeno Zanardi
Ator: Daniel Porpino
Atriz: Eleonora Montenegro
Contato: helenobernardo@yahoo.com.br / (83) 3221-0113 (83) 99600-7434

THIS IS NOT A SONG OF HOPE (PE) – Ficção – 23′
Sinopse: Recife, ano de 2016, três personagens se encontram. Uma arquiteta holandesa que estuda o passado colonial da cidade. Uma atriz ambiciosa que não suporta as restrições profissionais que a cidade impõe e um músico reconhecido que vive em constante melancolia e ódio pela cidade.
Direção: Daniel Aragão
Roteiro: Daniel Aragão
Produção: Marcos Castro, Malu Freitas
Fotografia: Cristiano Bivar. Costa Neto
Montagem: Daniel Aragão
Trilha Sonora:
Edição de Som: Guga S. Rocha, Daniel Aragão
Figurino: Andrea Monteiro
Ator: Felipe Abib
Atriz: Christiana Ubach
Atriz Coadjuvante: Ênio D. S. Jr.
Elenco: Felipe Abib, Christiana Ubach, Ênio D. S. Jr, Bianca Joy Porte
Contato: danielaragao@gmail.com / (81) 3031-3162 (81) 98209-8135

BOLA PARA SEU DANAU (RJ) – Documentário – 6’32”
Sinopse: Cinco meses antes de Charles Miller, o técnico tecelão escocês Thomas Donohoe escalou uns colegas de trabalho de Fábrica de Tecidos Bangu para uma pelada e deu o pontapé inicial do futebol brasileiro.
Direção: Eduardo Souza Lima
Roteiro: Eduardo Souza Lima
Produção: Renata Fazzio
Fotografia: David Pacheco
Montagem: Felipe Bibian
Trilha Sonora: MP Godinho e Rodrigo Marçal
Edição de Som: Bruno Armelim
Direção de Arte: Clécio Regis
Figurino: Cli Regis
Ator: Marco Palito
Ator Coadjuvante: Bruno Arghlemonster
Elenco: Marcos Palito, Bruno Arghlemonster, Cláudio Henrique, Diego Almeida, Leandro Arci, Leonardo Gama, Lucas Kellen, Pedro H. Rissi, Rafael Rocha, Sergio Azedo, Thiago Rodrigues e Wagner Ignácio.
Contato: eduardosouzalima25@gmail.com ***********

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

SOBERANOS DO CONGO (PE) – Documentário – 21’20”
Sinopse: Na dança do povo, a soberana resistência dos afrodescendentes em Pernambuco. Reis, rainhas e súditos mostram a sua força nos rituais e no carnaval, com o esplendor de cores e sons da memória popular.
Direção: Raoni Moreno
Roteiro: Raoni Moreno
Produção: Bruno Pontes, Cleiton Barbosa e Roberta Jansen
Fotografia: Mariano Maestre
Contato: raonidiretor@gmail.com / (81) 99133-4496

A VIDA EM UMA VIAGEM (PE) – Ficção – 15’29”
Sinopse: Em uma viagem de trem, o curta conta a história de Ana mostrando momentos marcantes de sua vida.
Direção: Tauana Uchôa
Roteiro: Tauana Uchôa
Produção: Tauana Uchôa
Fotografia: Marcos França
Montagem: Marcos França
Trilha Sonora: Írina Melo
Edição de Som: Marcos França
Direção de Arte: Maria Luisa Sá
Figurino: Eduarda Guerra, Gabriella Meirelles, Juliane Mondego
Ator: Albert Tenório
Atriz: Josy Ventura
Ator Coadjuvante: Gustavo Arruda
Atriz Coadjuvante: Melissa Baraúna:
Elenco: Albert Tenório, Ângelo Gabriel, Antonieta Rodrigues, Camila Vitória, Gustavo Arruda, Iuri Amaral, Josy Ventura, Melissa Baraúna, Nina Barros, Washington Machado, Ysabela Nascimento.
Contato: tauana.tavaresuchoa@gmail.com / (81) 99758-2669 (81) 98578-9918

MARIA (PE) – Ficção – 13’20”
Sinopse: No tempo do corpo vive a memória. Maria caminha pela rua de um tempo de beleza e desventuras, senta-se na calçada, acende um cigarro e desfruta da sua habitual solidão.
Direção: Carol Correia
Roteiro: Carol Correia
Produção: Petla Pammela Cisneiros
Fotografia: Beto Martins
Montagem: Luke Siqueira
Trilha Sonora: Zé Manoel e Elton Sarmento
Edição de Som: Kleber Lindoso
Direção de Arte: Séphora Silva
Figurino: Maria Esther
Ator: Walter Damatta
Atriz: Marcélia Cartaxo
Ator Coadjuvante: Uyrandêi Lemos
Atriz Coadjuvante: Karine Ordonio
Elenco: Paulo César Freire, Rogério Alves, Almir Mitto, Albert Tenório, Tarcísio Vieira e Walter Damatta.
Contato: carolcorreiacine@gmail.com / (81) 99961-7284 (81) 3034-9125

DIVA (PE) – Ficção – 15’45”
Sinopse: No teatro, existem dois mundos em conflito, o do ator e o do personagem.
Direção: Luiz Rodrigues Jr.
Roteiro: Luiz Rodrigues Jr.
Produção: Luiz Rodrigues Jr., Julianne Moura, Gustavo Delfino
Fotografia: Rafael Rocha
Montagem: Chico Machado e Luiz Rodrigues Jr.
Trilha Sonora: Alex Kim Manso
Edição de Som: Alex Kim Manso
Direção de Arte: Julianne Moura e Nathália Carvalho
Figurino: Brenda Lígia Miguel
Atriz: Brenda Lígia Miguel
Ator Coadjuvante: Delfino Schneider
Contato: luizrdsjunior@gmail.com / (81) 98845-6885 (81) 3048-1891

OS FILMES QUE MORAM EM MIM (PE) – Ficção – 13’57”
Sinopse: Tenho impressão de que certas imagens com as quais convivo são espécies de fissuras, fendas que, apesar de desconhecer sua profundidade, não me resta escolha senão a de atirar-me dentro delas.
Direção: Caio Sales
Roteiro: Caio Sales
Produção: Laura Dornelles
Fotografia: Bruno Cabús
Montagem: Çarungaua
Trilha Sonora:
Edição de Som: Adalberto Oliveira
Direção de Arte: Gabriela Miranda
Figurino: Laura de Araújo
Elenco: Dandara de Morais, Carlos Eduardo Ferraz, Atamak Filho, Cláudio Ferrário, Albert Tenório, Roger Bravo, Daniel Barros, Bia Lima, Stella Maris Saldanha, Jomeri Pontes e João Bosco.
Contato: caiomjsaleslima@gmail.com / (81) 99693-4841 (81) 3426-0857

MINHA GELADEIRA PENSA QUE É UM FREEZER (PE) – Ficção – 19’30”
Sinopse: Fernando mora com sua mãe e namorada em um pequeno apartamento, trabalha em um cartório e tem o hábito de beber água gelada pela manhã todos os dias. Leva sua rotina sem grandes pretensões. Até que surgem novos acontecimentos que mudam a rotina de Fernando. Inclusive sua geladeira, que começa a congelar tudo em sei interior.
Direção: Pablo Polo
Roteiro: Pablo Polo
Produção: Rayssa Costa
Fotografia: Beto Martins
Montagem: Paulo Sano
Trilha Sonora: Marco Polo
Edição de Som: Nicolau Domingues
Direção de Arte: Helga Queiroz
Figurino: Chris Garrido
Ator: Bruno Goya
Atriz: Norma Moura e Kika Farias Contato: pablodirecao@gmail.com / (81) 99242-0088 (81) 3228-2715

O IMPERADOR DA PEDRA DO REINO (PE) – Documentário – 13’23”
Sinopse: Conhecer Ariano Suassuna através de sua obra. Esta é a proposta do filme, que traz depoimentos de nomes que estiveram ligados à vida e à carreira do artista paraibano. Vertentes pouco conhecidas de Ariano Suassuna são exploradas neste documentário.
Direção: Houldine Nascimento e Wanderley Andrade
Roteiro: Houldine Nascimento e Wanderley Andrade
Produção: Houldine Nascimento e Wanderley Andrade
Fotografia: Nildo Ferreira
Montagem: Paulo Sano
Contato: houldine@gmail.com / (81)-9-84575041 (81)- 30768304

GOSTO DE CARNE (PE) – Documentário – 13’14”
Sinopse: Sutil provocação sobre os caminhos que levam a carne à nossa mesa. Da obscura realidade que corrobora com o trabalho infantil e degradantes condições para animais e humanos……… costumeiramente ofuscados pela idéia de modelo de vida e consumo de produtos “perfeitos”, conforme as mídias publicitárias.
Direção: Álvaro Severo e Everton Maciel
Roteiro: Álvaro Severo e Everton Maciel
Produção: Gilmara Maciel e Zel Ferraz
Fotografia: Álvaro Severo e Everton Maciel
Montagem: Álvaro Severo e Costa Júnior
Trilha Sonora: Banda Valquíria
Edição de Som: Álvaro Severo e Costa Júnior
Direção de Arte: Zel Ferraz
Elenco: Cláudio Galvez – Kovacic, Dorotéia Nogueira, Danielle Viana, Ravi Castro, Wilton, Marcos Antonio Alves e Edson Dias.
Contato: alvavosevero@gmail.com / (87) 99922-6627 (87) 3831-2650

NÃO TEM SÓ MANDACARU (PE) – Documentário – 20’35”
Sinopse: Diante de um Nordeste estereotipado, o documentário procura mostrar sua riqueza cultural destacando poetas tradicionais e emergentes de São José do Egito.
Direção: Tauana Uchôa
Roteiro: Tauana Uchôa
Produção: Tauana Uchôa
Fotografia: Marcos França
Montagem: Tauana Uchôa, Valdir Oliveira
Trilha Sonora: Alysson Islan
Edição de Som: Fábio Barros
Contato: tauana.tavaresuchoa@gmail.com / (81) 99758-2669 (81) 98578-9918

SERVIÇO – 20º Cine PE Festival do Audiovisual
De 2 a 8 de maio de 2016, a partir das 19h.

SESSÕES
Local: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife-PE)
Ingressos: Meia Entrada R$ 5,00 (Preço Único)
Informações: 81-3461.2765 /festival@bpe.com.br

DEBATES/COLETIVAS
Local: Hotel 7 Colinas (Ladeira do São Francisco, 307, Carmo – CEP 53120-070 – Olinda – PE. Tel.:(81) 3493-7766.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *