Espetáculo Hysterica Passio, de Angélica Liddell, se apresenta nos Teatros Distritais

Contemplado pela 3ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo HYSTERICA PASSIO, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, se apresenta nos dias 8, 9 e 10 de abril, no TEATRO ALFREDO MESQUITA. A montagem do Teatro Kaus Cia Experimental, com direção de Reginaldo Nascimento e tradução de Aimar Labaki, irá circular por mais dois teatros distritais durante o mês de abril, dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. Projeto conta ainda com debates e a publicação de uma revista. Elenco reúne os atores Alessandro Hernandez e Amália Pereira.

Serão realizadas 32 sessões gratuitas da peça, divididas em duas temporadas, entre março e junho de 2016. Durante a segunda temporada acontecerão debates com os convidados: Aimar Labaki, Beth Néspoli, Gabriela Mellão, Hugo Villavicenzio e Marici Salomão. A revista tem o texto da peça traduzido, artigos escritos pelos debatedores convidados, além de desenhos do cenário, figurinos e fotos da peça. São 3.500 exemplares distribuídos gratuitamente para o público no dia das apresentações.

“O Prêmio Zé Renato nos permite difundir o nosso trabalho com as apresentações do espetáculo em diversas regiões, além de contemplar o registro como memória por meio da publicação. É uma alegria imensa ser contemplado pelo edital que leva o nome do mestre Zé Renato“, afirma o diretor e idealizador do projeto Reginaldo Nascimento. Texto inédito no Brasil, peça conta história de Hipólito, que aos 12 anos resolve se vingar dos pais pelos maus tratos por ele sofridos.

Em HYSTERICA PASSIO, Hipólito filho da esquálida enfermeira Thora e do pálido dentista Senderovich, assume diversas figuras alegóricas em cena: a de um mestre de cerimônias, a de seu pai já morto e a dele mesmo na infância. Apresenta, a sua vida e a de seus pais, retomando os momentos de sua história para questionar, julgar e condenar a dor que sente, as feridas ainda não cicatrizadas. Sobrevivente aos abusos que sofreu durante a infância, chega aos 12 anos com um proposito claro, vingar-se.

“Liddell, é uma contundente dramaturga, que aprofunda as questões acerca do ser humano e suas dores mais íntimas. É uma autora que faz sangrar as palavras e me possibilita uma investigação poética, estética e cênica, onde o foco é o ser humano e sua aventura de viver”, declara Reginaldo. “Este é o segundo texto da Angélica que encenamos, o primeiro foi O Casal Palavrakis, em 2012. Ambos fazem parte da obra Tríptico da Aflição”, completa o diretor.

Montagem transita com a forma do teatro contemporâneo e os expedientes cênicos do pós dramático, misturando ao jogo dos atores alegoria, artes plásticas, sombras e sons, fazendo do espetáculo um mergulho nas sensações do ser humano, nos abismos da alma. “A encenação abusa da teatralidade e explicita a angústia destes seres numa interpretação que transita com a alegoria, e brinca com os expedientes do circo de feras e de horrores para tentar dar cor a uma vida de dor”, finaliza Nascimento.

O espaço cênico de HYSTERICA PASSIO é construído a partir da trajetória de cada personagem, a jaula/cela de Thora, que aprisionada, se debate e revive sua história, expondo suas dores e alegrias, num jogo de repetição e representação de sua vida. O jardim/túmulo de Senderovich, que é vivenciado pelo próprio Hipólito, que se apropria de outros elementos (bonecos, manequins e figurinos) para elucidar a teatralidade e explicitar o seu martírio.

O cenário, de Reginaldo Nascimento, que também assina a trilha sonora e a iluminação, trabalha com o branco em todo o ambiente. Os figurinos, de Telumi Helen, também brancos, apresentam camadas que revelam a tessitura das personagens. A iluminação, acentua a assepsia da encenação e amplia o estado sombrio dos personagens. A sonoplastia evidencia a dramaticidade do espetáculo e ajuda a criar um clima de fantasia e horror.

SERVIÇO
HYSTERICA PASSIO
Duração:
80 minutos
Recomendação: 14 anos
Ingressos: Entrada Franca

Datas: 8, 9 e 10 de abril
Horário: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h
Teatro Alfredo Mesquita
Endereço:
Avenida Santos Dumont, 1.770 – Santana
tel: 2221-3657
Capacidade: 198 lugares
Bilheteria funciona de sexta a domingo, uma hora antes das apresentações
Acesso para deficientes
Ar condicionado

Datas: 15, 16 e 17 de abril
Horários: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h
Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa, tel: 3864-4513
Capacidade: 198 lugares
Bilheteria funciona de sexta a domingo, uma hora antes das apresentações
Acesso para deficientes
Ar condicionado

Datas: 22, 23 e 24 de abril
Horário: Sexta e sábado, às 19h. Domingo, às 18h
Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Endereços:
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
tel: 3397-4002
Capacidade: 180 lugares
Bilheteria funciona de terça a domingo, a partir das 13h
Restaurante
Acesso para deficientes.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *