Associação Anhumas-Quero Quero recebe oficinas de fotografia e contação de histórias

As crianças da Associação Anhumas-Quero Quero em Campinas vão participar neste mês de abril de dois projetos culturais, o Câmera Clara e o Contos e Caraminholas. O primeiro projeto ensina a arte da fotografia através de câmeras de pinhole, uma máquina fotográfica sem lente e acontece nos dias 7, 14 e 28 de abril. Já o segundo leva até os participantes o mundo da contação de história em um resgate da cultura folclórica brasileira, além de oficinas de criação de fantoches e acontece no dia 11 de abril.

Nas oficinas de fotografia do projeto Câmera Clara, participam 20 alunos que terão a oportunidade de criar sua própria câmera e com ela colocar em prática o aprendizado das técnicas de fotografia. Os workshops serão ministrados pelo fotógrafo campineiro Pedro Ribeiro, que pretende valorizar o olhar da criança, de dentro para fora. Ao final do projeto, acontecerá uma exposição fotográfica com as melhores fotografias tiradas pelas crianças participantes.

Da contação de histórias do Contos e Caraminholas participam cerca de 110 crianças que vão se divertir com histórias como Saci Pererê, Pedro Malazarte, contos populares e lendas indígenas que fazem parte do nosso folclore. Já nas oficinas, 20 alunos criarão seus próprios personagens inspirados nas histórias de folclore utilizando retalhos de tecidos e outros materiais. A contação de histórias fica por conta de Ulisses Júnior, quem larga experiência com folclore brasileiro.

Ambos os projetos são uma realização da Jatobá Cultural com recursos do PROAC – Programa de Ação Cultural, conta com o patrocínio da empresa Imerys.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *