Musical infantil A Árvore Que Fugiu Do Quintal estreia no Oi futuro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 março, 2016 19:02

Havia um tempo em que as casas tinham quintais com árvores rodeadas por crianças. Na casa do Joãozinho não era diferente, até seu pai vender o imóvel para um homem ganancioso que queria construir um grande edifício ali. Assim começa a história do musical infantil A árvore que fugiu do quintal. Assinado por Ricardo Hofsetter, a partir do livro homônimo de Alvaro Ottoni de Menezes, o texto ganha nova montagem idealizada e dirigida por Zé Helou. A estreia será no dia 12 de março, no Oi Futuro no Flamengo. A temporada será aos sábados e domingos, às 16h.

Para escapar da morte, a Árvore (Tatih Köhler) resolve fugir do quintal. Com a ajuda de Joãozinho (Saulo Segreto) e seus amigos, ela arranca suas raízes do chão, aprende a andar e segue em busca de um lugar bonito, onde as pessoas ainda gostem da natureza. No caminho, encontra personagens como o Pássaro (Mariah Viamonte) que deixou de ser colorido porque foi eletrocutado; a Chapeuzinho Vermelho (Cacá Ottoni), que agora é cinza por causa da poluição; o Peixe Fora D´água (Reiner Tenente), que fugiu do mar por causa da sujeira e o Jardineiro (Reiner Tenente), que resolve acompanhá-la na aventura.

Escrito por Alvaro Ottoni de Menezes, o livro A árvore que fugiu do quintal foi lançado em 1981 e nove anos depois foi adaptado para o teatro por Ricardo Hofstetter. A primeira montagem, com direção de Isaac Bernat, foi apresentada em teatros e escolas e participou da Rio 92 – II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. A peça foi encenada no aterro do Flamengo para milhares de pessoas.

O espetáculo aborda de forma lúdica um assunto de extrema importância: a preservação do meio ambiente. Em cena, os atores cantam ao vivo sete canções criadas por Vinícius Castro.  O cenário e os figurinos são de Clívia Cohen. E a iluminação de Rogério Wiltgen.

Após 21 anos, o tema do espetáculo é ainda mais atual e pertinente. “Embora a preservação ambiental seja uma questão conhecida por muitos, ainda é necessário educar as crianças para que sejam adultos conscientes. A ideia de remontar a peça foi do diretor Zé Helou. “Assisti à peça diversas vezes quando tinha nove anos e ainda lembro das músicas”, conta o diretor, que aos 35 anos realiza o sonho de contar novamente esta história. “Passaram 35 anos desde o lançamento do livro e 26 da estreia da primeira montagem. Apesar de tanto tempo, é um tema ainda tão atual, infelizmente”, destaca Helou.

De forma lúdica, o espetáculo não se limita a falar da preservação nas florestas, e sim ampliar a reflexão sobre o respeito e cuidado com a natureza ao redor, especialmente nos grandes centros. A trajetória da Árvore, os encontros com os personagens e as músicas e a atmosfera convidam o público, crianças e adultos, a embarcar no mundo mágico da natureza e torcer por sua vitória.

SERVIÇO
Espetáculo: A árvore que fugiu do quintal
Estreia para convidados: 12 de março de 2016
Temporada: 12 de março a 29 de maio de 2016
Dias e horários: sábado e domingo, às 16h
Local: Oi Futuro
Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Informações: (21) 3131-3060
Capacidade: 63 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Recomendação etária: 3 anos
Gênero: Infantil
Ingressos: R$10 (meia) e R$20 (inteira)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 março, 2016 19:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!