Cine Humberto Mauro exibe O IMORTAL DO GELO na primeira sessão do projeto TRAGA SEU FILME

Traga seu Filme, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, estreia com o filme O Imortal do Gelo, documentário que revisita a série de amistosos feitos pelo Clube Atlético Mineiro na Europa na década de 50 e rendeu ao time o título de Campeão do Gelo, campeonato que, ironicamente, nunca existiu. O filme tem direção de Marcelo Reis e Emmerson Maurílio e será exibida em sessão única com entrada gratuita.

CINE HUMBERTO MAURO-O IMORTAL DO GELO

Essa é a primeira sessão do projeto por meio do qual a Fundação Clóvis Salgado, através do Cine Humberto Mauro, abre sua sala de cinema para a exibição de obras nacionais, ampliando o circuito exibidor em Minas. Os filmes serão exibidos nas últimas quartas-feiras do mês, em sessões gratuitas e abertas ao público.

“Eu queria muito ver esse filme da telona, e vi no projeto Traga Seu Filme uma possibilidade única para isso. O documentário é muito importante para a história do futebol em Minas, e sempre recebi pedidos para exibi-lo. A seleção foi um presente”, comemora o diretor Marcelo Reis, dono de 10 curtas e 2 longas e que sempre realizou a estreia e seus filmes no Cine Humberto Mauro. Antes da exibição marcada para o dia 30, a obra foi vista por convidados em sessão especial no auditório da sede do Atlético.

Um campeonato que nunca existiu – Através das recordações do único remanescente vivo da comitiva, Walter José Pereira, conhecido como Vavá, o documentário revisita a história do futebol mundial e recupera a série de amistosos que o Clube Atlético Mineiro fez na Europa na década de 50. Jogos que renderam ao Galo o título de Campeão do Gelo, campeonato que, curiosamente, nunca existiu. O nome, inspirado nas baixas temperaturas do inverno europeu, foi presente de um jornalista, que na manchete do jornal se referiu ao Atlético como Campeão do Gelo.

Convidado por uma comissão alemã, o clube mineiro partiu para excursão inédita à Europa. Jogaria contra times da Alemanha, Áustria, Luxemburgo, França e Bélgica. O Galo saiu do Brasil desacreditado pela imprensa e por críticos de futebol, certos de que o time fracassaria diante dos fortes clubes europeus, mas o que se provou foi o contrário. Em 10 amistosos, o time ganhou seis jogos, perdeu dois e empatou dois. Isso enfrentando as baixas temperaturas e tendo o frio como um dos maiores adversários. “O Vavá conta que foi muito difícil, que eles jogavam usando aquecedores de orelhas e tudo o mais, mas para quem não estava acostumado com o frio é muito complicado. Teve jogador que foi parar no hospital”, conta Marcelo.

De volta ao Brasil, o Atlético foi recebido com todas as honrarias possíveis. “Naquela época não havia tanta rivalidade entre os times como existe hoje, o América ainda era o segundo time com mais torcedores em Minas, por isso, quando o Galo retornou foi muito parabenizado por outros times. Afinal era um feito inédito no futebol nacional”, lembra o diretor. Os torcedores também receberam o atlético com muito carinho, recebendo o time com carreatas e cortejos.

Fruto de uma pesquisa de longa data feita pelo Centro Atleticano de Memória, organização autônoma ao Clube Atlético Mineiro, o documentário o Imortal do Gelo é composto por fotos, vídeos e depoimentos sobre o campeonato que nunca aconteceu, mas que mesmo assim foi imortalizado no hino do time. A produção só foi possível graças ao financiamento coletivo, aqueles que participaram ganharam um DVD da obra. “Por causa de diretos de imagem, a obra não pode ser comercializada, ou exibida em cinemas do circuito comercial, por isso, essa oportunidade de exibição no Cine Humberto Mauro é única. O público vai poder conhecer essa parte da história do futebol que é muito importante, sendo atleticano ou não”, conclui Marcelo.

Inscrições – As inscrições para o projeto continuam abertas, os interessados, detentores do direito de exibição da obra, devem enviar o link do filme publicado no Vimeo ou no Youtube, juntamente com a ficha técnica, sinopse, formato de exibição e classificação, para o e-mail tragaseufilme.chm@gmail.com. Serão aceitos filmes nos formatos 35mm, 16mm, DCP, Blu-Ray, MOV, H264, MP4 e DVD. O Cine Humberto Mauro ficará isento do pagamento de qualquer montante relativo ao direito de exibição.

SERVIÇO

Evento: Traga seu filme – O Imortal do Gelo

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes – av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Período: 30 de março
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: 10 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *