“De Volta Para o Amanhã”: Sorriso inova e grava álbum em casarão na Zona Sul do Rio de Janeiro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 23 março, 2016 14:07

“De Volta Para o Amanhã”: Sorriso inova e grava álbum em casarão na Zona Sul do Rio de Janeiro

Um grupo de amigos fazendo o que gosta em um ambiente descontraído, uma grande equipe de profissionais e músicos, todos juntos e instalados temporariamente em um casarão “fenomenal” para uma espécie de “confinamento criativo”, esse é o conceito e o sentimento envolvidos no novo álbum do Sorriso Maroto: De Volta Para o Amanhã.

Com um projeto inovador, Bruno Cardoso, Sergio Jr, Cris Oliveira, Fred Araújo e Vini Augusto se reúnem em uma casa na zona sul do Rio de Janeiro, durante 12 dias, em mais de 140 horas de trabalho, com a sua banda, formada por outros dez músicos, além de mais 30 pessoas na produção; todos com o objetivo de fazer do 11º álbum da banda, com 17 músicas inéditas, algo novo, diferente e inovador. Sem se preocupar com o tempo de gravação e com muita liberdade para a criação, é possível testar os sons em cada ambiente da casa, transformando tudo em um grande laboratório sonoro.

Um grande time liderado pelos produtores Bruno Cardoso, Leandro Oliveira (Lelê) e Sergio Jr, conduzem a produção, com Jota Moraes, Prateado e Michel Fujiwara, responsáveis pelos arranjos. De Volta Para o Amanhã também conta com grandes participações especiais: Wesley Safadão, um grande amigo do Sorriso desde os encontros nos festivais do Nordeste; Nego do Borel, do funk carioca, que pretende trazer um novo gingado para o samba do grupo, e Roupa Nova, que além de parceiros são um grande influência para o próprio Sorriso.

Sorria, tudo está sendo filmado

Desde o dia 14 de março, toda a equipe Sorriso Maroto, que soma quase 50 pessoas, trabalham sem parar enquanto tudo é registrado como em um reality show. Ao longo do dia, uma equipe de vídeo registra todos os momentos, bons ou ruins, engraçados ou complicados, para um compilado de vídeos que entram no YouTube diariamente.

A jornada de trabalho também é transmitida ao vivo nas redes sociais da banda, ultrapassando a marca de 50 mil visualizações diárias. Além disso, o projeto também ganhará uma web série, depois que o trabalho for concluído.

A ideia e a “casa dos sonhos”

A ideia de criar um álbum em um ambiente familiar, como uma casa, surgiu em uma conversa entre os cinco ao longo de shows na estrada. Todos achavam que era o momento de recuperar a essência do Sorriso e “fazer música” em sua forma mais simples: dentro de casa. Com vista para o mar e a montanha, a casa escolhida é uma atração à parte, com 26 cômodos, uma piscina natural, sauna, um grande gramado e trilhas da mata atlântica.

“Uma das coisas que motivam a banda, é justamente experimentar; se descobrir a cada música, a cada álbum, a cada trabalho”, diz Bruno Cardoso.

“O Sorriso ‘De Volta Para o Amanhã’ vem para as suas origens, vem para casa, para o porto seguro, mas que mira para o futuro de uma maneira que nunca fez”, diz Sergio Jr.

Depois de projetos gigantes, como a gravação do DVD Ao Vivo em Recife, no Marco Zero, para mais de 200 mil pessoas, o DVD em comemoração aos 15 anos do grupo, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, com um público superior a 80 mil pessoas, a criação do EP Riscos e Certezas, gravado em Nova York, com Brian McKnight, e a gravação do DVD Sorriso Eu Gosto – Ao Vivo no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Sorriso se recolhe em uma “casa dos sonhos”, com o objetivo de resgatar o clima das reuniões que marcaram a origem do grupo, não só musical, mas também pessoal, quando os cinco se encontravam na casa do Cris, todos os dias, para criar arranjos, gravar músicas e ensaiar.

“Foi assim que nos tornamos amigos e irmãos. Foi nessa convivência contínua, porque nós tínhamos uma banda, mas não tínhamos um Sorriso Maroto, era tudo um sonho de ganharmos o mundo. Então, é isso que queremos trazer para o projeto, curtir a convivência como era há 18 anos, dormir junto, tomar café, almoçar, deixar a criatividade fluir quando ela vier”, diz Bruno Cardoso.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 23 março, 2016 14:07


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!