Universo de Gilvan Samico vira tema de exposição no Sesc São José dos Campos

A partir do dia 23 de março até 3 de julho, o Sesc São José dos Campos recebe a exposição Linhas, trançados e cores no reino de Gilvan Samico”. A mostra, apresenta obras do artista pernambucano que iniciou sua trajetória artística como pintor autodidata.

Com curadoria de Renata Pimentel, a exibição traz um recorte do vasto universo criado pelo gravurista e que proporciona ao público uma compreensão maior de sua obra.

Sua produção é marcada pela recuperação do romanceiro popular nordestino, por meio da literatura de cordel e pela utilização criativa da xilogravura. Suas gravuras são povoadas por personagens bíblicos e outros, provenientes de lendas e narrativas locais, assim como por animais fantásticos e míticos.

“Ao escavar delicada e precisamente a madeira – material que elegeu como sua principal espécie de “caderno de criar”- Samico ergue um universo de seres míticos, de narrativas profundas que dialogam com imaginários transtemporais: do mais arcaico e fundacional, ao sujeito da esquina, podemos nos encantar com as narrativas que brotam das xilogravuras deste artista.”, diz Renata.

“Nenhuma denominação estética, nenhum rótulo, nenhum adjetivo dá conta da universalidade de personagens e histórias que as criações dele propõem. Foi um artista completo: além das xilogravuras (era, sim, exímio e perfeccionista mestre e elevou esta técnica a um nível inigualável), são igualmente primorosos os desenhos; os diversos estudos e as provas de artista; as tantas outras criações (o padrão dos azulejos, os corrimões de escadas em sua casa, as peças em marchetaria, a pintura a óleo…).” conta a curadora.

 “O privilegiado leitor-observador destas obras é transportado a um mundo e a um tempo de beleza, harmonia, força; de linhas, trançados e cores que Samico constrói, no qual o ser humano irmana folhas, aves, animais, terra, céu, água. Um mergulho em poesia visual densa e sofisticadíssima em sua radical simplicidade” conclui.

SERVIÇO
“Linhas, trançados e cores no reino de Gilvan Samico”
Data: De 23 de março a 03 de julho
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Área de exposição.
Visitação de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Grátis.
Recomendação etária livre.

Palestra de abertura
Um passeio pelo reino de Gilvan Samico
Com Renata Pimentel
Data: 23, quarta, às 19h30
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Auditório
Capacidade: 126 lugares
Grátis
Retirada de convites com 1h de antecedência
Recomendação etária livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *