Sesc São José dos Campos recebe Salamaleque

Na próxima quinta-feira, dia 24, às 20h, o Sesc São José dos Campos recebe a peça de teatro “Salamaleque”, da Cia. Teatral Damasco.

Cozinhando pastas de grão de bico, água aromatizada e pão de zátar, a personagem Elizete, interpretada pela atriz Valéria Arbex, é uma neta de imigrantes árabes que recebe o público na cozinha da sua infância para narrar as histórias de seus avós e bisavós, durante o preparo de receitas.

Ao longo da obra, os espectadores são conduzidos por meio da memória da intérprete, com base em cartas trocadas entre imigrantes árabes na década de 1930.

O nome Salamaleque vem da expressão árabe “as-salaamu aleikum” cuja tradução significa “que a paz esteja contigo”, saudação verbal feita enquanto curva-se o tronco e toca-se a testa com a mão direita.

A montagem foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Em 2014 representou o Brasil como espetáculo convidado na abertura do Festival International du Théâtre Universitaire de Tanger, em 2014. No mesmo ano, foi venceu a primeira edição do Prêmio Zé Renato de teatro.

Ao final do espetáculo haverá um bate-papo e as receitas produzidas na peça serão servidas ao público.

Sobre a Cia Teatral Damasco

Com objetivo de fomentar o fazer teatral, valorizar a carpintaria do ator, a pesquisa da interpretação realista e do teatro ritualístico, a atriz Valéria Arbex cria no ano de 2010 a Cia. Teatral Damasco a partir da pesquisa de documentos e cartas de amor trocadas na década de 1930 entre enamorados vindos de Yabroud, interior de Damasco, Síria.

A partir desse material, inicia-se um estudo aprofundado sobre o universo árabe e todas as suas vertentes.

Ao longo de 6 anos encenou as obras “Poemas Encenados”, de Mahmud Darwish, “Em que instante Deus criou as Orquídeas?…”, fragmentos de “Relato de um certo Oriente”, de Milton Hatoum, e leituras dramáticas de Gibran Kahil Gibran.

Em 2013. estreia o espetáculo “Salamaleque”, sob a direção de Denise Weinberg e Kiko Marques.

SERVIÇO
Salamaleque
Com Cia Teatral Damasco
Data: 24, quinta, às 20h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Espaço Corpo e Arte
Capacidade: 50 lugares
Preço: de R$5,00 a R$17,00.
Recomendação etária 16 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *