Fundação Ema Klabin promove documentários e palestra sobre meio ambiente

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 17 março, 2016 13:48

Em uma metrópole como São Paulo, a água sempre foi a  solução e problema. Para discutir essa relação, a Fundação Ema Klabin promove no próximo sábado, dia 19, às14h30, dois importantes documentários: “Pirajuçara: bacia do concreto” e “Entre Rios: A urbanização de São Paulo”. Às 11h, a doutora em Educação pela USP, Samia Sulaiman, ministra a palestra Urbanização e percepção do risco.

Fundação Ema Klabin-documentários meio ambiente

Com a presença do diretor Edu Abad, que participará de uma roda de conversa, o documentário “Pirajuçara: bacia do concreto” (28 minutos) apresenta as particularidades de uma bacia hidrográfica situada no espaço urbano, entre três municípios. Moradores de diferentes pontos desta bacia ponderam sobre as causas e as consequências das enchentes do principal formador, o rio Pirajuçara.

Em seguida, será exibido o documentário “Entre Rios: A urbanização de São Paulo”, com direção de Caio Silva Ferraz (25 minutos), o documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Entre Rios mostra também o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se modelar como se eles não existissem.

Venha participar da Feira de trocas

O público também poderá colocar em prática, ações sustentáveis participando da tradicional Feira de Trocas.  O projeto convida o visitante a trocar objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes e refletir sobre o consumo consciente. Haverá também atividades poéticas propostas pelo setor educativo.

O acervo

A Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas.

Após as atividades de sustentabilidade, às 16h30 é possível conferir um concerto com o Conjunto de Música Antiga da USP. Toda a programação tem entrada franca.

SERVIÇO

Data: 19/03/2016 – sábado

11h – Palestra “Urbanização e percepção do risco”,   Samia Sulaiman  – inscrições: cursos@emaklabin.org.br
14h: Documentários: “Pirajuçara: bacia do concreto” e “Entre Rios: A urbanização de São Paulo” e Feira de trocas – livre
14h às 15h30 – Visita livre à casa-museu
16h30: Concerto Conjunto de Música Antiga da USP.

Entrada franca
Fundação Ema Klabin:  Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo
Fones: 11 3897-3232

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 17 março, 2016 13:48


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!