O Novo Rei de Beleléu da Cia. Ouro Velho reestreia no Teatro Aliança Francesa

Em 2014 a Cia. Ouro Velho estreou sua primeira montagem com o espetáculo O LUGAR DE ONDE SE VÊ, que se propunha a apresentar o universo teatral para as crianças, revelando seus princípios básicos – como a importância da imaginação e da brincadeira infantil – e introduzindo personagens clássicos da dramaturgia mundial como Hamlet, Cyrano de Bergerac e Arlequim. Obteve com esse trabalho diversas críticas positivas, nas revistas Crescer e 03 estrelas da Veja SP.

Agora em 2016, Cia. estreou sua nova peça O NOVO REI DE BELELÉU (também 03 estrelas da Veja SP e crítica positiva da Revista Crescer) que nasceu, trilhando caminhos parecidos. Desta vez, buscou na cultura popular brasileira reafirmar a importância da Arte em nosso dia-a-dia. Baseada no universo dos folguedos populares – como a Folia de Reis e o Boi-Bumbá – a fábula de Lara Hassum e Paulo Marcos propõe uma reflexão sobre o lugar da Arte e dos sonhos em um mundo cada vez mais gerido por valores duvidosos, como a ganância, a intolerância e a indiferença.

O espetáculo dirigido por Paulo Marcos reestreia dia 27 de fevereiro no Teatro Aliança Francesa e tem um elenco formado por Aline Gonçalves, Tássia Melo, Lara Lassum, Aline Penteado, Taís Luna e Danilla Figueiredo.

Em termos dramatúrgicos, O NOVO REI DE BELELÉU pode ser classificado como um Auto Pastoril moderno. A trama revela pastores, reis magos, cortejos, a estrela guia e, por fim, o nascimento de um bebê. Trata-se, portanto, de uma representação típica do mito da Natividade.  Por se tratar do elemento central da fábula, a encenação foi buscar referências a esse mito na cultura popular brasileira, adentrando o universo dos folguedos tradicionais, como as diversas formas de Reisados, Bois Bumbá, Festas do Divino e manifestações relacionadas como o Coco, a Ciranda, o Maracatu e o Repente, além de algumas formas estéticas já reelaboradas, como o Movimento Armorial.

Desse modo, a criação musical e coreográfica do espetáculo baseia-se diretamente nesses ritmos e danças tradicionais, executados ao vivo pelo próprio elenco.  A ambientação cênica e a caracterização de personagens, com figurinos, adereços e maquiagens, remetem à arte da xilogravura e às capas do cordel, tão valorizadas pelo Movimento Armorial.

SINOPSE: As coisas não vão nada bem no Reino de Beleléu. O Velho Rei morreu e uma terrível epidemia de Tanto-Faz atingiu a população. Os únicos que podem salvar a pátria são os poucos Sonhos que restaram, mas para isso eles precisam encontrar aquele que está predestinado a ser o Novo Rei de Beleléu.

SERVIÇO
O Novo Rei de Beleléu
Data: 27/02 até 27/03 (Sábado e Domingo 16h)
Local: Teatro Aliança Francesa
Endereço: Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)
Informações: 3017 5699 – r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br
Ingressos: R$ 20,00
Duração: 60 min
Classificação: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *