Selvageria abre o calendário de exposições do programa Nova Fotografia 2016 no MIS

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura, em 10 de março, a primeira exposição do programa Nova Fotografia 2016Selvageria. A série do coletivo SelvaSP, que explora personagens noturnos das ruas da capital paulista, fica em cartaz até 24 de abril, com entrada gratuita.

Selvageria é um recorte de ponto de vista dentre os múltiplos que formam a visão do coletivo SelvaSP, em sua missão de registrar os encontros proporcionados pelas ruas onde ele habita. É um ensaio sobre o luxo e o risco de andar a pé, sobre flanar sem o peso do concreto da cidade e a pressa do próximo metrô, mas com a volatilidade de uma onda forte e a tranquilidade de quem não tem para onde ir.

SelvaSP é formado pelos jovens fotógrafos Beto Eiras, Leo Eloy, Drago, Gabriel Cabral, Luiz Egídio, Hudson Rodrigues, Paulo Marinuzzi e Rafael Mattar. O coletivo foi criado em maio de 2012 com o intuito de, através de um olhar livre e autoral, buscar a reapropriação das ruas de São Paulo como meio de exposição e divulgação de fotografias.

Lançamento do livro Nova Fotografia no MIS – volume 2

Dando continuidade à parceria com a SESI-SP Editora, no dia da abertura da mostra também acontece o lançamento do livro Nova Fotografia no MIS – volume 2. Com o objetivo de documentar o programa e ampliar o alcance da produção dos fotógrafos, esse segundo volume traz uma seleção de imagens dos artistas contemplados nos anos de 2014 e 2015: Carolina Mitsuka, Fábio Astolpho, Clibas Pacheco, Marcus Laranjeira, Eudes de Santana, Santarosa Barreto, Gabriel Quintão, Igor Garbin, Durvile Cavalcanti, Leandro Menezes, Claudio Cruz Virgilio e Guilherme Botelho.

“Esperamos que esse segundo volume do Nova Fotografia no MIS, que apresenta uma seleção de imagens de cada uma das exposições exibidas nos anos de 2014 e 2015, acompanhadas por textos críticos elaborados por João Kulcsár, Ricardo Resende, Mônica Maia e Rosely Nakagawa, possa dar continuidade aos encontros e diálogos que o primeiro volume pode proporcionar”, afirma André Sturm, diretor-executivo do MIS.

No final de 2015, foi lançado o primeiro volume da coleção, com uma seleção de imagens de cada uma das exposições dos anos de 2012 e 2013, além de um texto crítico para cada uma delas. “Amplificar as ações voltadas ao universo audiovisual de uma instituição como MIS é muito gratificante para a SESI-SP Editora, tendo em vista a nossa missão de promover a cultura, a boa cultura, em todos os seus aspectos”, afirma Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da SESI-SP Editora.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

SERVIÇO
NOVA FOTOGRAFIA | Selvageria
ABERTURA DA MOSTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO 10.03.2016, às 19h
Data: 11.03 – 24.04
Horário: terças a sábados, das 10 às 21h;, domingos e feriados das 11 às 21h
Museu da Imagem e do Som
Endereço: 
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Nicho
Ingressos Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *