Trupe Dunavô reestreia o espetáculo Refugo Urbano no Espaço Parlapatões

Após uma aclamada temporada no Centro Cultural São Paulo no ano de 2015, a Trupe Dunavô está de volta com o seu espetáculo Refugo Urbano! A trupe reestreia o seu espetáculo em março, no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Roosevelt. Em sua primeira temporada, Refugo Urbano arrebatou o público, esgotando ingressos na Sala Jardel Filho (a maior do Centro Cultural São Paulo, com cerca de 320 lugares) e atraiu os olhares da crítica especializada em teatro infantil, recebendo duas indicações para o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, nas categorias Melhor Atriz (Gabi Zanola) e Prêmio Sustentabilidade, categoria na qual foi premiado. Em uma votação especial, organizada para eleger os melhores do ano, o espetáculo foi eleito pelos leitores do Guia Folha como Melhor Espetáculo Infantil do Ano de 2015.

“Refugo Urbano” conta a história de dois palhaços vindos de universos particulares e completamente distintos, que a partir de um encontro improvável, passam a conviver e lidar com suas diferenças. Pamplona e Claudius se encontram em um beco esquecido da cidade, e a partir desse encontro, o inexplicável abre espaço para que essas duas personagens se reinventem pelo convívio e o atravessar dos afetos. O divertido convívio em meio ao improvável, é fio condutor da obra, construída sob a ótica dos seres “invisíveis” que habitam as grandes cidades.

“Chamamos ‘invisíveis’ tudo aquilo que está ao nosso redor, mas que preferimos ignorar a existência, por não ser agradável aos olhos ou porque nos habituamos a ficar em nossa bolha individual”, diz Gislaine Pereira, integrante da Trupe DuNavô. “O que ambicionamos foi criar uma obra capaz de dialogar com todos os cidadãos, propondo uma reflexão sobre o que há nas ruas e qual é a nossa capacidade de ressignificar o que nossos olhos já se habituaram a ignorar”, ela complementa.

Gabi Zanola (Pamplona), indicada como Melhor Atriz, conta um pouco sobre este trabalho: “O que aproxima Refugo Urbano do público é sua humanidade! O espetáculo é cheio das mais sinceras tolices humanas, que podem ser bem engraçadas ou muito dolorosas e cruéis! Refugo Urbano é uma permissão de dois mundos muito diferentes, que se deixam levar juntos para um mesmo propósito, o que os torna iguais. A partir da solidão e da individualidade de cada mundo, esses dois palhaços tão distintos, e ao mesmo tempo tão iguais, criam um universo único!

Para a execução desse projeto, a trupe contou com um time de peso! Entre os parceiros, estão nomes como Ronaldo Aguiar, recentemente premiado por seu trabalho em Simbad – O Navegante, que atuou como preparador corporal, contribuindo para que o espetáculo buscasse com maior intensidade os movimentos e brincadeiras circenses. Outro convidado especial do projeto foi o ator Rani Guerra, do Grupo Esparrama, que atuou como responsável pela preparação de boneco.

O responsável pela dramaturgia é Nereu Afonso, que já atuou como professor de teatro, na conceituada escola de Philippe Gaulier e no Conservatório de Arte Dramática de Champigny-sur-Marne (França). E quem assina a direção é Suzana Aragão, que já trabalhou com nomes como Teatro da Vertigem, atuou no espetáculo Folias Galileu com direção de Dagoberto Feliz, no Galpão do Folias, dirigiu espetáculos da Cia. Orbital, Núcleo Dois Tempos de Teatro,  Grupo de Teatro da Universidade São Judas e, atualmente, é Formadora Residente da SP Escola de Teatro no curso de Humor.

Refugo Urbano é uma fábula que traz para o palco o resultado dos experimentos anteriores da trupe, pesquisando a máscara do palhaço e realizando intervenções urbanas, onde entraram em contato com a realidade das ruas do centro de São Paulo e de algumas periferias. Com esse espetáculo, a Trupe aprofunda suas pesquisas em torno do tema do refugo urbano, colocando sobre essa realidade outra perspectiva, explorando o que há de mágico na fria e crua realidade de quem vive à margem na sociedade.

Com brincadeiras circenses, corpo cômico, malabarismo e o divertido jogo do palhaço, a Trupe DuNavô diverte e surpreende o público com uma possível história de amor.

A HISTÓRIA DA TRUPE

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Gis Pereira, nasceu em abril de 2010 dentro do Programa de Formação de Palhaços para Jovens (PFPJ – dos Doutores da Alegria). Desde então, a Trupe se consolidou e se apresentou em diversos espaços importantes na cena paulista de teatro.

Em 2014, a Trupe usou suas experiências com intervenções urbanas, para a criação de seu primeiro espetáculo autoral: Refugo Urbano. Inovou, abrindo o seu processo de criação através de apresentações no Galpão do Folias e Funarte, quando convidou o público para participar dando opiniões, ajudando a trupe a lapidar o seu espetáculo.

Em 2015, a convite do Grupo Esparrama, a Trupe Dunavô também esparramou a sua arte pela janela mais famosa do Minhocão! Os atores Renato Ribeiro e Gabi Zanola, além de participar junto com Ronaldo Aguiar da intervenção “O Herói Torto” criado especialmente para a temporada Esparrama Amigos pela Janela; foram convidados a integrar o elenco do espetáculo “Minhoca na Cabeça”, que teve enorme sucesso de público e de crítica, atraindo mais de mil pessoas em uma única apresentação, realizada na janela de um apartamento em frente ao Minhocão. Com isso, a trupe aprimorou sua pesquisa em experimentos e intervenções urbanas, e levou sua linguagem particular para a janela do Grupo Esparrama.

Ainda em 2015, a Trupe Dunavô estreou o espetáculo Refugo Urbano no Centro Cultural São Paulo e surpreendeu a todos com uma fábula urbana sensível, divertida e muito poética. Com seu primeiro espetáculo autoral, o grupo foi indicado em duas categorias (Melhor Atriz e Prêmio Sustentabilidade) em um dos principais prêmios de teatro infantil e jovem da América Latina: o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

Refugo Urbano agradou também o público, que através de uma votação, o elegeu como Melhor Espetáculo Infantil de 2015 – Guia Folha.

Agora é possível conhecer o trabalho deste grupo que é uma das grandes revelações do último ano do teatro infantil de São Paulo. A Trupe Dunavô reestreia no dia 05 de março, o seu espetáculo no Espaço Parlapatões em uma temporada de um mês com apresentações aos sábados e domingos, às 17h00.

A Trupe DuNavô tem como objetivo difundir sua pesquisa para além do estereótipo coletivo do palhaço bonitinho e ingênuo, brincando em qualquer lugar, a qualquer hora e de várias formas, desbravando o caminho do ser Palhaço hoje.

SERVIÇO
REFUGO URBANO
Temporada: de 05 a 27 de março – Aos sábados e domingos, às 17h00
Local: Teatro Parlapatões
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo – SP
Tel: (11) 3258 4449
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia-entrada
Meia Entrada: Aposentados, Idosos acima de 60 anos, moradores da Praça Roosevelt , estudantes, professores rede publica , classe artística.
Os ingressos podem ser adquiridos no site: www.ingressorapido.com.br (sujeito à taxa de conveniência)
Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 16:00 as 21:00.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *