Programa IBERMEDIA tem inscrições abertas para convocatórias 2016

O Programa IBERMEDIA, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, está com inscrições abertas para o recebimento de solicitações de apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV, e à coprodução de filmes ibero-americanos. O prazo para envio de propostas vai até o dia 25 de abril, e o processo deve ser realizado por meio do sistema de gestão de convocatórias Ibermedia.  

Programa IBERMEDIA-LOGO

Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão

Os projetos inscritos podem ser de ficção, documentário, animação, produções criativas que utilizem novas tecnologias, produções baseadas em material de arquivo, ou séries de TV. Os projetos com destinação para as salas de cinema devem ter no mínimo 60 minutos. Projetos voltados para a televisão ou para exploração em plataformas digitais devem ter duração mínima de 24 minutos, no caso de animações; 90 minutos, no caso de projetos de ficção; e 50 minutos, caso seja um projeto documental.

Além das fases de elaboração de roteiro, storyboard, captação de recursos e elaboração dos planos de financiamento e comercialização, os projetos devem prever, também, no caso de animações, pesquisa de referências e realização de um piloto, e a pesquisa de arquivos, caso trate-se de uma produção elaborada para valorizar o patrimônio audiovisual.

Cada proposta de Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão selecionada poderá recever até 15 mil dólares, desde que pelo menos 50% do orçamento do desenvolvimento do projeto já esteja garantido.

Para mais informações, acesse o regulamento da linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão.

Apoio à Coprodução de filmes ibero-americanos

O apoio à Coprodução de Filmes Ibero-americanos pode ser solicitado por empresas independentes de produção cinematográfica, originárias de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. São elegíveis os projetos de filmes de longa-metragem de ficção, de animação, e documentário com uma duração mínima de 70 minutos destinados à exploração comercial. Os projetos devem apresentar cooperação artística e técnica dos países-membros do fundo envolvidos.

Para longas de ficção e animação, o valor do empréstimo concedido poderá ser de até 150 mil dólares. Já os documentários podem receber até 100 mil dólares. Em todos os casos, o valor do apoio não pode ser superior a 50% do orçamento total do projeto.

Projetos que envolvam países integrantes do grupo 3 da CACI (Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) poderão ter acesso a um apoio adicional de distribuição, para tornar a estreia e exibição em seu país mais efetivas, de acordo com termos específicos do regulamento.

Consulte a íntegra do regulamento da Linha de Apoio à Coprodução de Filmes Ibero-Americanos.

Saiba mais sobre o Programa Ibermedia

O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina, Espanha e Portugal.

O Ibermedia faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Desde junho de 2015, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, cumpre seu terceiro mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.

Clique aqui para acessar o site do Programa Ibermedia. Em caso de problemas técnicos no ato da inscrição, entre em contato com a Unidade Técnica do Programa pelo e-mail info@programaibermedia.com. Para esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações adicionais sobre o envio de solicitações de apoio, entre em contato com a Coordenação de Programas Internacionais de Cooperação e Intercâmbio da ANCINE pelo e-mail programa.ibermedia@ancine.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *