Encontros com o Cinema Brasileiro divulga filmes selecionados para edição com a Seleção Oficial de Cannes

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE com o objetivo de aumentar a visibilidade do nosso cinema no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo, divulgou nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, os doze longas-metragens que serão exibidos ao curador François Lardenois, da Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes. Os filmes terão sessões exclusivas, no Museu da Imagem do Som, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de março. A vinda do curador será possibilitada através da parceria da ANCINE com o Programa Cinema do Brasil.

Ancine-Logo 2015-2016

François Lardenois vem ao Brasil em substituição ao curador Julian Welter que cancelou participação por questões pessoais de agenda. Ele selecionou os filmes tomando por base os teasers e informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa. Três entre as 12 produções selecionadas são de associados do Programa Cinema do Brasil. Os filmes escolhidos foram os seguintes:

“A cidade do futuro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes (Coisa de Cinema)
“Eu não vou dizer eu te amo”, de Guto Bozzetti (2Z2T Filmes)
“Eu te levo”, de Marcelo Muller (Academia de Filmes)
“Fica mais escuro antes do amanhecer”, de Thiago Luciano (Zero Grau Filmes)
“Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil”, de Belisário França (Giros)
“Mulher do pai”, de Cristiane Oliveira (Okna Produções)
“A noite escura da alma”, de Henrique Dantas (Hamaca Produções)
“Para ter onde ir”, de Jorane Castro (Cabocla Filmes)
“Rebento”, de André Morais (Pigmento Cinematográfico)
“U: Réquiem para uma cidade em ruínas”, de Pedro Veneroso (Sumbioun)
“Urutau”, de Bernardo Cancella Nabuco
“Xale”, de Douglas Soares (Acalante Filmes).

Os produtores responsáveis pela inscrição de filmes que não foram selecionados para projeção podem, caso seja de seu interesse, enviar para a ANCINE cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, que serão entregues em mãos para o curador.

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *