Sesc São José dos Campos promove oficina de desenho de caricaturas

De 16 a 25, terça a quinta, às 19h, o Sesc São José dos Campos promove oficina de desenho de caricaturas, com Jean Richard.

A atividade, que não requer conhecimento prévio em desenho, possibilita ao participante o entendimento sobre os conceitos do universo da caricatura, realizado passo a passo e de forma demonstrativa.

Sobre a técnica de desenho de caricatura

Do italiano “Caricare” que signifca “carregar” caricatura é um termo cunhado por grandes artistas desde os primórdios do desenho. Segundo o crítico francês De La Sizeranne a caricatura “primeiro faz rir, depois faz ver e agora faz pensar”.

Na história dos povos desde a Grécia antiga, o artista Antífilio fez pedras gravadas caricaturais, chamados grillun, lá já se via uma figura caricaturesca do imperador romano Caracal. Outros grandes artistas pintores, também visitaram esse campo do desenho, assim como Leonardo da Vinci em seus cadernos de esboço e o espanhol Francisco Goya.

Com o desenvolvimento dos meios de produção gráfica, nasce o caricaturista especializado, tendo como seus alvos a igreja, os políticos as guerras e os costumes sociais, entre eles Daumier e Gustave Doré. A prática dessa arte caminha até os nossos dias espalhados pela nossa vida cotidiana a todo momento.

SERVIÇO
Oficina Desenho de Caricaturas
Com Jean Richard
Data: De 16 a 25, terça a quinta, às 19h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Oficina do Sesc.
Preço: R$ 9,00 a R$ 30,00
Vagas limitadas
Recomendação etária 16 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *