ANCINE anuncia filmes selecionados para os Encontros com o Cinema Brasileiro com a Quinzena dos Realizadores

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), anunciou hoje, 29 de janeiro, os 10 longas-metragens, que serão exibidos ao curador da Quinzena dos Realizadores, Paolo Trotta. Os filmes terão sessões exclusivas, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Paolo Trotta veio ao Brasil a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes.

De um total de 52 longas-metragens inscritos na 14ª edição do Programa, foram selecionados para exibição:

“Através da sombra”, de Walter Lima Jr (Casa Forte Produções)

“Elis”, de Hugo Prata (Zulu Filmes)

“Eu te levo”, de Marcelo Muller (Academia de Filmes)

“Exodus”, de Hank Levine (O2 Filmes)

“Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini (Ladart Produções)

“Mulher do pai”, de Cristiane Oliveira (Okna Produções)

“Para ter onde ir”, de Jorane Castro (Cabocla Filmes)

“Redemoinho”, de José Luiz Villamarin (Bananeira Filmes)

“A superfície da sombra”, de Paulo Nascimento (Accorde Filmes)

“Xale”, de Douglas Soares (Acalante Filmes)

Cinco dos dez filmes foram realizados por empresas produtoras associadas ao Programa Cinema do Brasil, parceiro do Encontros. Os longas foram escolhidos diretamente pelo curador, a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições no programa.

Seção paralela ao Festival de Cannes, organizada pela Sociedade de Realizadores de Filmes, a Quinzena dos Realizadorestem por objetivo descobrir novos talentos e reverenciar realizadores já conhecidos. Foi na Quinzena que filmes de grandes realizadores foram exibidos pela primeira vez. Criada em 1968, por lá já passaram Werner Herzog, George Lucas, Martin Scorsese, Jim Jarmusch, Chantal Akerman, Sofia Coppola e muitos outros. A Quinzena dos Realizadores acontecerá em maio de 2016.

Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, San Sebastián, Locarno, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *