Sundance Channel faz maratona com filmes do festival neste fim de semana

O Sundance Channel anunciou hoje que celebrará o prestigiado Sundance Film Festival com uma seleção de 10 filmes de sexta-feira dia 22 a domingo dia 31 de janeiro. 10 Days of Sundance contará com os favoritos de Park City, Utah todas as noites às 23h, fornecendo aos telespectadores um assento na primeira fila para alguns dos melhores filmes que o festival de renome mundial tem para oferecer.


O Sundance Film Festival anual é o maior evento de cinema independente dos Estados Unidos, que apresenta novos trabalhos de cineastas norte-americanos e internacionais. Fundado por Robert Redford, o Sundance Channel oferece ao público uma seleção diversificada e atraente de premiados filmes independentes, documentários e programas originais. Muitos filmes do Sundance Film Festival são exibidos exclusivamente e pela primeira vez no Sundance Channel.

Os exclusivos títulos que estrearão durante o 10 Days of Sundance são: 

24 de janeiro

Kumiko, a Caçadora de Tesouros/ EUA / Diretor:  David Zellner

Uma cansada mulher japonesa se convence de que uma sacola de dinheiro enterrada e perdida em um filme de ficção – Fargo, dos irmãos Coen – seja, de fato, real. Com um mapa do tesouro toscamente desenhado e pouca preparação, ela foge de sua vida estruturada em Tóquio e embarca em uma busca imprudente pela tundra do Minnesota, em busca de sua mítica fortuna. Entre os caracteres estranhos, mas benignos, que ela encontra no caminho são um guia de turismo nascido de novo e um xerife assistente desajeitado, mas solícito.

Charmoso, excêntrico e inspirado, Kumiko, a Caçadora de Tesouros é um intrigante road movie sobre a obsessão mórbida. O filme transporta os espectadores para a psique cada vez mais desgastada da sua determinada protagonista, e é um delicado retrato observado de perto da lenta implosão mental de uma mulher. Rinko Kikuchi no papel-título diz muito pouco, mas sua linguagem corporal, um lento arrastar debruçado, é incrivelmente eloquente por si só. Kumiko, a Caçadora de Tesouros recebeu o Prêmio Especial do Júri – Dramático no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Rinko Kikuchi, Nobuyuki Katsube, Shirley Venard 

31 de janeiro

Dreamcatcher / Reino Unido e EUA / Diretor:  Kim Longinotto

No West Side de Chicago, nas primeiras horas da manhã, uma van de doze assentos com as palavras “Dreamcatcher Foundation” estampada em todos os seus lados circula pelas ruas pouco iluminadas. As duas mulheres na van são Brenda e Stephanie, sobreviventes do comércio do sexo. A van diminui a velocidade à medida que se aproxima de uma jovem. Brenda se inclina para fora e chama, “Ei linda, você precisa de alguns preservativos?” Essa cena de abertura remete o espectador imediatamente para o mundo escuro, angustiante e incrivelmente comovente do documentário Dreamcatcher.

Este retrato íntimo examina uma comunidade problemática pelos olhos de uma de suas sobreviventes, Brenda Myers-Powell. Brenda cresceu em Chicago, virou uma prostituta adolescente, tornou-se dependente de drogas e, anos mais tarde, depois de escapar do seu modo de vida, criou The Dreamcatcher Foundation para ajudar as meninas a aprender que não precisam usar o sexo para sobreviver. Sua experiência, combinada com sua irresistível personalidade, faz dela um farol de esperança, colocando-a numa posição única para ajudar outras mulheres traficadas a recuperarem suas vidas. Dreamcatcher recebeu o Prêmio de Direção – Documentário de Cinema Mundial no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Brenda Myers-Powell, Stephanie Daniels-Wilson 

Entre os filmes que estreiam com exclusividade durante o 10 Days of Sundance também estão: 

22 de janeiro

The Wolfpack / EUA / Diretora:  Crystal Moselle

Longe da sociedade, trancados em um apartamento no Lower East Side de Manhattan, os irmãos Angulo aprendem a respeito do mundo exterior através dos filmes que assistem. Apelidados de Wolfpack (bando de lobos), os irmãos passam sua infância reencenando seus filmes favoritos usando elaborados adereços e figurinos caseiros. Sem amigos e vivendo da assistência social, eles alimentam com filmes a sua curiosidade, criatividade e imaginação, o que lhes permite escapar de seus sentimentos de isolamento e solidão. Tudo muda quando um dos irmãos escapa, e a dinâmica de poder na casa é transformada. Os meninos do Wolfpack precisam aprender a se integrarem na sociedade, sem dissolver a sua fraternidade.

Armada com um acesso sem precedentes ao mundo dos personagens e de seu vasto arquivo de filmes caseiros, a diretora do documentário Crystal Moselle cria um retrato cativante de uma família extraordinária e pesquisa a respeito da verdadeira natureza da identidade e da criatividade. Imergindo completamente naquele mundo, ela permite que a sua notável história se desenrole naturalmente, sem julgamento. The Wolfpack ressoa com o público, retratando as pessoas literalmente criadas com os filmes. O filme ganhou o Grande Prêmio do Júri – Documentário no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Bhagavan Angulo, Govinda Angulo, Jagadisa Angulo, Krsna Angulo, Mukunda Angulo, Narayana Angulo 

23 de janeiro

Dinosaur 13 / EUA / Diretor:  Todd Douglas Miller

Quando o paleontólogo Peter Larson e sua equipe do Black Hills Institute fizeram a maior descoberta de dinossauros do mundo em 1990, sabiam que aquele seria o achado de toda uma vida; os maiores e mais completos restos mortais de um Tyrannosaurus Rex já encontrados. Mas durante uma batalha de 10 anos com o governo dos EUA, grandes museus, tribos indígenas e paleontólogos, eles lutam não apenas para manter o seu dinossauro, mas também por sua liberdade.

Dinosaur 13 narra uma saga sem precedentes na história americana e detalha a batalha feroz para possuir um tesouro de 65 milhões de anos de idade. Com sua grande habilidade, o cineasta Todd Miller escava camada após camada, expondo a emoção humana em um conto dramático que é tão complexo quanto fascinante.
O filme foi nomeado para o Grande Prêmio do Júri – Documentário no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Stan Adelstein, Lanice Archer, Robert Bakker, Vincent Black Feather 

29 de janeiro

Bob and the Trees / EUA e França/ Diretor: Diego Ongaro

É pleno inverno na área rural de Massachusetts. Bob, um lenhador de 50 anos de idade com um fraco por golfe e gangsta rap, luta para fazer face às despesas em um setor difícil e implacável. Quando um investimento malfeito ameaça os negócios da família e a sua amada vaca é ferida, Bob começa a ouvir os instintos de sua consciência cada vez mais tenebrosa.

Bob and the Trees é uma imersão em uma vida tranquila de isolamento e desespero. O filme é uma versão expandida de um curta-metragem de 2011 do mesmo nome, e o protagonista, Bob Tarasuk, é um ator não profissional – e um lenhador na vida real. Com um sentido primordial de autenticidade e uma narrativa poderosa que se baseia claramente nos eventos da vida real, o filme é um exame do comportamento arrogante em face do fracasso pessoal. Bob and the Trees foi uma Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco: Bob Tarasuk, Matt Gallagher, Polly MacIntyre

Os seguintes filmes também serão exibidos durante o 10 Days of Sundance: 

25 de janeiro

Chorus /Canadá / Diretor e Roteirista: François Delisle

Hugo tinha oito anos quando desapareceu. Quando as buscas não deram em nada, seus pais, Christophe e Irène, se separaram sob a pressão insuportável da espera. Ele se muda para o México e ela volta para sua carreira de contralto em um coral. O ex-casal vive em suas solidões separadas, assombrados pelo desaparecimento de seu filho, até que um dia recebem a notícia de que foram encontrados restos humanos – e tudo indica que pertencem a Hugo. Durante o seu reencontro forçado em Montreal, Christophe e Irène lidam com a morte de seu filho, cada um à sua própria maneira. Em meio à culpa de perder um ente querido, avançam hesitantemente rumo a uma nova afirmação de vida, uma aceitação da morte e até mesmo a possibilidade de uma reconciliação. Chorus foi indicado para o Grande Prêmio do Júri Cinema Mundo – Cinema Mundial – Drama no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Sébastien Ricard, Fanny Mallette, Pierre Curzi, Geneviève Bujold

26 de janeiro

The Strongest Man / EUA / Diretor: Kenny Riches

Beef é um corpulento cubano que acredita ser o homem mais forte do mundo. Ele não quer filhos, mas quer contar aos seus netos sobre sua vida como o homem mais forte do mundo. Seu melhor amigo é um coreano franzino chamado Conan. Conan o faz pensar sobre coisas que normalmente não consideraria, como o fato de que Beef pensa em espanhol, em vez de inglês. Illy, a filha adotiva de um rico colecionador de arte, traz à tona um lado ansioso em Beef. Mas é quando o seu bem mais valioso – uma bicicleta BMX de ouro maciço –  é roubada, Beef encontra e perde muito mais do que pensava que pudesse. Este filme deliciosamente original e imprevisível do diretor Kenny Riches é tão agradável e lúdico quanto profundo, e sua psicologia filosófica serve-se de uma trilha sonora de punk rock. The Strongest Man foi uma Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Robert “Meatball” Lorie, Paul Chamberlain, Ashly Burch, Patrick Fugit, Lisa Bane

27 de janeiro

Cloro / Itália / Diretor: Lamberto Sanfelice

Jenny tem 17 anos e tem um sonho: tornar-se uma profissional do nado sincronizado. Ela treina na sincronização em dupla com sua amiga Flavia e leva a vida despreocupada de uma adolescente em Ostia, no litoral perto de Roma, até o seu mundo ser abalado pela morte repentina de sua mãe. Junto com Alfio, seu pai cada vez mais deprimido, e seu irmão Fabrizio de oito anos de idade, Jenny é forçada a mudar para uma pequena aldeia de montanha no meio dos Apeninos. Abandonando a escola e trabalhando como arrumadeira em um hotel próximo, Jenny descobre que no hotel existe uma piscina, e decide treinar ali tarde da noite. Com o agravamento da saúde de seu pai e o crescente ressentimento por ter que sustentar o seu irmão mais novo, Jenny entra em um imprudente relacionamento com um homem mais velho. O comovente filme de estreia de Lamberto Sanfelice, a partir de um roteiro elegantemente realizado por Elisa Amoruso, capta a humanidade de uma adolescente empurrada prematuramente para as responsabilidades da vida adulta. Cloro foi indicado para o Grande Prêmio do Juri – Cinema Mundial – Drama no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Sara Serraiocco, Ivan Franek, Giorgio Colangeli, Anatol Sassi, Piera Degli Esposti, Andrea Vergoni

28 de janeiro

Gerry / EUA / Diretor:  Gus Van Sant

Gerry conta a história de dois companheiros de caminhada, ambos chamados “Gerry”. Ao viajarem para uma área remota para caminhar em um local sinalizado como “Wilderness Trail”, eles logo percebem que estão perdidos. Durante os dias seguintes, os dois caminhantes vagam pelo deserto sem comida ou água, cada vez mais irritados um com o outro à medida em que a sua situação torna-se terrível. Estranho e angustiante, o isolamento e a raiva dos amigos conduzem a um chocante clímax. Gerry foi uma Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2002.

Elenco:  Casey Affleck, Matt Damon

30 de janeiro

The Off Hours /EUA/Diretor e Roteirista: Megan Griffiths

Enquanto trabalha no turno noturno de uma lanchonete de beirra de Estrada numa pequena cidade industrial Americana, uma garçonete chamada Francine (interpretada por Amy Seimetz) fica intrigada por um charmoso banqueiro que virou motorista de caminhão (Ross Partridge). Enquanto mudanças acontecem na lanchonete, que normalmente é tranquila, Francine começa a perceber que nunca é tarde demais para se tornar a pessoa que ela deveria ser desde o início. A roteirista e diretora de Seattle, Meggan Griffiths, desenha personagens complexos e os respeita, entendendo suas falhas e ânsias. O elenco, cheio de estrelas indie, é encabeçado por Lynn Shelton (Humpday), Scoot McNairy (Monsters), Tony Doupe (Crimes of the Past), Bret Roberts (The Violent Kind) e a estreante Gergana Mellin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *