Cinema do Brasil anuncia selecionado para participar de workshop sobre roteiro

O cineasta baiano Aly Muritiba foi selecionado do Programa Cinema do Brasil a participar do workshop Script&Pitch, curso avançado em desenvolvimento de roteiros para roteiristas, diretores e editores do mundo todo realizado pelo Torino Film Lab (TFL). A participação de um projeto brasileiro foi assegurada pela parceria inédita do Programa Cinema do Brasil com o  Torino Film Lab, viabilizada com o apoio da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Torino Film Lab

Programa Cinema do Brasil-2016

“Eu me sinto extremamente privilegiado de ter um projeto escolhido para participar do TorinoLab”, diz Aly Muritiba. “É um laboratório em que miro há muito tempo, mas para o qual me faltava fôlego. Creio que agora, partindo para meu segundo longa, com todo o peso que isto implica, ter tempo para me deslocar até a Europa para estabelecer diálogo e troca com consultores e realizadores internacionais, a fim de dar mais consistência às minha intenções, será determinante para que o roteiro do ‘Barba Ensopada de Sangue’ esteja melhor preparado para os desafios da filmagem.”

“Estou muito feliz por termos esse projeto do Aly, que é um cineasta que já acompanho há muitos anos. Quando ele apresentou um curta na Semana da Crítica do Festival de Cannes, conversei com ele sobre o Torino Film Lab, mas ele nunca se inscreveu. Agora, graças à nossa parceria com o Cinema do Brasil, ele vai desenvolver seu projeto conosco”, comemora Matthiew Darras, diretor do Torino Film Lab, em recente visita ao Brasil.

Aberto a 12 projetos, o curso tem duração de nove meses e prevê três workshops de uma semana de duração — em março, junho e novembro de 2016 —, além de duas sessões on-line. Ele acompanha todo o processo de escrita do roteiro, oferecendo colaboração e percepções sobre os desafios de cada passo, até a fase final de seleção na frente de produtores e agentes de venda convidados para o evento de encontro do TFL, em novembro, durante o Torino Film Festival. Os projetos escolhidos têm ainda a possibilidade de se inscreverem para o programa Torino Film Lab Frame Work de 2017.

Com uma vaga reservada pela parceria, o processo seletivo coordenado pelo Torino Film Lab teve mais de 30 candidatos brasileiros. Para concorrer era pré-requisito ser associado do programa. Selecionado, Aly Muritiba e seu projeto ganham uma bolsa no valor total do curso e a oportunidade de compartilhar e apresentar seu trabalho para um grupo seleto de profissionais do audiovisual internacional.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos.  O estabelecimento de nova parceria com Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) está possibilitando a ampliação das atividades voltadas à capacitação organizadas pelo programa. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *