No mês dos 40 anos da morte de Luiz Sérgio Person, Curta! estreia documentário sobre o cineasta

Dirigido por Marina Person, filha mais velha do cineasta, o documentário “Person” estreia no canal Curta! na Quarta do Cinema, dia 20. O longa aborda a vida e a obra de Luiz Sérgio Person, um dos mais importantes nomes do cinema nacional da década de 60. Inspirado pelo neorrealismo italiano, o cineasta ficou conhecido, sobretudo, por dirigir “São Paulo S.A.”, um contundente retrato da alienação e do desespero do cidadão perante a emergente industrialização da década de 50 e “O Caso dos Irmãos Naves”, no qual usa um episódio verídico de injustiça e abuso de poder ocorrido durante o Estado Novo para traçar um paralelo com a repressão da ditadura militar da época. Ao se dedicar à realização do documentário, Marina teve o cuidado de produzir um filme não apenas informativo, mas também muito pessoal.  Ela, que aos sete anos perdeu o pai, em janeiro de 1976 em um acidente de carro, mistura vídeos caseiros do diretor, depoimentos da família e dela própria, às obras dirigidas por Person.

Canal Curta!-Luiz Sérgio Person

Também na quarta, o “A Vida É Curta!” apresenta as melhores animações exibidas no canal em 2015. Vão ao ar “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, de Rodrigo John, “Graffiti Dança”, de Rodrigo EBA!, Cafeka”, da diretora Natália Cristine, “Meow!”, com direção de Marcos Magalhães, e “Silêncio e Sombras”, de Murilo Hauser.

A Segunda da Música, dia 18, exibe “Mautner em Cuba”. Durante sua primeira visita a Cuba, o músico e escritor Jorge Mautner convidou o diretor uruguaio Guillermo Planel para registrar seus momentos pelo país. O resultado está no documentário que traz um show histórico em Havana, além de momentos do artista cantando em praça pública e vivenciando experiências típicas do local. Pelas ruas da capital, Mautner fala sobre filosofia, política, religião e literatura.

Ainda na segunda, o Curta! Relâmpago exibe “Walter Franco Muito Tudo”, documentário vencedor do Prêmio da TV Cultura na categoria Melhor Documentário Nacional do Festival É Tudo Verdade de 2000. O filme fala de maneira poética sobre o músico Walter Franco que, apesar de não ter se envolvido em movimentos culturais, sempre fez parte da vanguarda. O curta tem participações de Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Jards Macalé, Jorge Mautner, Leila Pinheiro, Marcelo Nova.

No dia 19, é a vez de “Magritte, Noite e Dia”, documentário que traça um panorama sobre a vida do artista belga René Magritte. O longa tem direção de Henri Gerlache e é um retrato da trajetória pessoal e profissional do pintor, que foi um dos maiores nomes do surrealismo. A produção evidencia as contradições e os mistérios que rondam o trabalho de Magritte e aborda suas características marcantes, como a representação de objetos reais com atribuições incomuns. A atração vai ao ar na Terça das Artes, às 23h.

Na Quinta do Pensamento, às 23h, o Curta! exibe o documentário “Simone de Beauvoir, uma Mulher Atual”. Com direção da francesa Dominique Gros, o filme revela a trajetória intensa de uma das pensadoras mais importantes do século XX, focando o período de sua vida no pós-guerra, durante a guerra na Argélia, sua ida aos EUA – além da publicação do seu livro mais conhecido, “O Segundo Sexo”, e da autobiografia escrita em vários volumes.

“Memória para Uso Diário” é a atração da Sexta da Sociedade, dia 22. O filme conta a luta do grupo carioca Tortura Nunca Mais, a partir de personagens que batalham para que seu passado, embora traumático, não seja esquecido. São histórias como a de Ivanilda, que busca evidências sobre o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar, em 1975. Além de uma reparação da violência cometida pelo Estado, essas pessoas buscam ser protagonistas de seu próprio destino.

SEGUNDA DA MÚSICA

Curta! Relâmpago – “Walter Franco Muito Tudo” (documentário)

Documentário poético sobre o músico paulistano Walter Franco, que não chegou a participar de nenhum movimento cultural musical, mas sempre esteve na vanguarda. Participações de: Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Jards Macalé, Jorge Mautner, Leila Pinheiro, Marcelo Nova.

Diretor: Bel Bechara e Sandro Serpa

Duração: 25 min. Ano: 2000

Exibição: 18 de janeiro, segunda-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 19 de janeiro, terça-feira, às 2h e às 16h/ Dia 20 de janeiro, terça-feira, às 10h/ Dia 23 de janeiro, sábado, às 4h30m

Classificação: Livre

“Mautner em Cuba” (documentário)

No fim de 2014, Jorge Mautner realiza um histórico show em La Habana com depoimentos pelas ruas da capital cubana, abordando diversos assuntos como filosofia, política, religião e literatura, criando um distanciamento entre sua vida pessoal e o espectador. As ideias de um dos grandes pensadores brasileiros contemporâneos são apresentadas em um caldeirão multicultural em sua primeira viagem a Cuba.

Diretor: Guillermo Planel

Duração: 75 min. Ano: 2015

Exibição: 18 de janeiro, segunda-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 19 de janeiro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 20 de janeiro, quarta-feira, às 10h30m/ Dia 23 de janeiro, sábado, às 11h

Classificação: Livre

TERÇA DAS ARTES

“Magritte, Noite e Dia” (documentário)

As memórias e os lugares que o artista visitou são evocados nesse documentário, que traz uma visão geral da vida pessoal e artística de Magritte.

Diretor: Henri de Gerlache

Duração: 53 min. Ano: 2009

Exibição: 19 de janeiro, segunda-feira, às 23h

Horários alternativos: Dia 20 de janeiro, terça-feira, às 3h e às 17h; Dia 21 de janeiro, quarta-feira, às 11h/ Dia 23 de janeiro, sábado, 8h45m

Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta!” exibe as melhores animações do ano de 2015

Nesta quarta o “A Vida é Curta!”apresenta as melhores animações de 2015. As escolhidas são: “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, “Graffiti Dança”, Cafeka”, “Meow!” e “Silêncio e Sombras”. Em “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, Rodrigo John mostra a vida amargurada de um cão após ser abandonado por sua amada. Já a animação “Graffiti Dança”, de Rodrigo EBA!, utiliza o recurso de stop motion e simula uma dança de bolero na São Paulo do século XXI. “Cafeka”, da diretora Natália Cristine, também em stop motion, foi inspirada no livro “A Metamorfose”, um dos trabalhos mais conhecidos de Franz Kafka. Na obra, publicada em 1915, o caixeiro-viajante Gregor Samsa se transforma em um inseto monstruoso. Em um paralelo com o tema da mutação, “Cafeka” mostra a mudança de seres estranhos devido ao uso em excesso de café. Para a produção do curta, foram utilizados mais de 400 copinhos da bebida. “Meow!”, dirigida por Marcos Magalhães, critica a globalização desenfreada usando como personagem um gato que, por não ter leite, foi obrigado a experimentar uma nova bebida, o refrigerante. A produção de 1981 foi vencedora do Festival de Brasília daquele ano, nas categorias “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme pelo Júri Popular”. Já “Silêncio e Sombras” é uma obra inspirada no poema “Der Erlkönig”, de Johann Wolfgang Von Goethe. O filme retrata a relação de pai e filho por meio de metáforas entre luz e sombra e sonho e realidade, enfatizando o fim da infância e as dúvidas da fase adulta. A direção é de Murilo Hauser.

Exibição: 20 de janeiro, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 22 de janeiro, sexta-feira, às 8h/ Dia 23 de janeiro, sábado, às 6h

Classificação: Livre

“Person” (documentário)

Através de entrevistas com amigos, familiares e pessoas que trabalharam com o cineasta paulista Luiz Sérgio Person, sua filha, Marina, busca descobrir algo mais do que datas e dados biográficos.

Diretor: Marina Person

Duração: 76 min     Ano: 2006

Estreia: 20 de janeiro, quarta-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 22 de janeiro, sexta-feira, às 10h30m/ Dia 23 de janeiro, sábado, às 22h30m

Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

“Simone de Beauvoir, uma Mulher Atual” (documentário)

O documentário evoca a personalidade da romancista, filósofa, ativista política e feminista. O filme vai ao encontro desta mulher, em toda a sua riqueza e complexidade, à luz de um período rico em mudanças.

Diretor: Dominique Gros

Duração: 52 min. Ano: 2007

Exibição: 21 de janeiro, quinta-feira, às 23h

Horários alternativos: Dia 22 de janeiro, sexta-feira, às 3h e às 17h/ Dia 23 de janeiro, sábado, às 10h/ Dia 24 de janeiro, domingo, às 21h

Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE

“Memória Para Uso Diário” (documentário)

O fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido, um desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vítimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje, que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro, e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente.

Diretor: Beth Formaggini

Duração: 84 min. Ano: 2007

Exibição: 22 de janeiro, sexta-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 23 de janeiro, sábado, às 2h30m/ Dia 25 de janeiro, segunda-feira, às 15h30m/ Dia 26 de janeiro, terça-feira, às 9h30m

Classificação: 10 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *