José Oiticica Filho ganha mostra na Galeria Índica

A Galeria Índica abre o ano com a exposição de um dos principais nomes da fotografia moderna no Brasil: José Oiticica Filho (1906-1964). A mostra, com curadoria de Cesar Oiticica Filho, celebra os 110 anos do fotógrafo, pintor e ontomólogo brasileiro, pai do artista Hélio Oiticica (1937-1980). A proposta é fazer uma breve retrospectiva da obra do artista que, a partir das experiências com a microfotografia de insetos, transformou-se numa referência dos movimentos concretista e neoconcretista na fotografia brasileira. Com diversos trabalhos entre fotos e pinturas, a exposição fica em cartaz de 16 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016, em Ipanema.

A mostra reunirá exemplares das diferentes fases da trajetória do artista carioca, de fins da década de 1940 até 1964. “Com um trabalho de alta voltagem experimental, a partir da microfotografia de insetos, José Oiticica Filho expandiu as possibilidades artísticas da fotografia. Estarão ali obras emblemáticas dele, da época do registro científico, da fase do fotoclubismo, da busca da abstração e da linguagem construtiva”, revela o curador.

Formado em engenharia, José Oiticica Filho foi entomólogo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde começou suas experiências com fotografia. Participou de várias associações de fotoclubismo, tornando-se um fotógrafo de renome, expondo no Brasil e no exterior. Durante dez anos esteve entre os dez fotógrafos mais premiados do mundo, fazendo do laboratório um campo de ‘testes’, unindo princípios da pintura e da fotografia. Segundo críticos, as fotografias de José Oiticica Filho mantêm um diálogo com obras de fotógrafos norte-americanos, como Man Ray (1890-1976) e László Moholy-Nagy (1894-1946).

SERVIÇO
Exposição: José Oiticica Filho
Curador: Cesar Oiticica Filho
Abertura: 16 de janeiro de 2016
Período: de 10 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário de Visitação: de terça a sábado, das 11h às 19h
Local: Galeria Índica
End.: Rua Visconde de Pirajá, 82 – loja 117, subsolo – Ipanema (em frente à Praça General Osório) – Rio de Janeiro
Entrada franca
Tel: (21) 2523-6493
www.indicaarte.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *