Cinema do Brasil anuncia vencedores do 7º Prêmio de Distribuição 2015

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 13 janeiro, 2016 11:52

De um total de 38 inscrições, 11 distribuidoras de nove países receberão até US$ 10 mil cada uma para investir no lançamento de filmes brasileiros em seus territórios graças ao Prêmio de Distribuição 2015, promovido pelo Programa Cinema do Brasil, numa parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A iniciativa, cuja primeira edição foi em 2009, já disponibilizou mais de US$ 1,5 milhão para o lançamento de filmes brasileiros em salas de cinema em mais de 30 países.

Programa Cinema do Brasil-2016

Nesta edição, nove filmes foram selecionados: Ausência, de Chico Teixeira; Beira-Mar, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher; Boi Neon, de Gabriel Mascaro; Casa Grande, de Felipe Barbosa; Mate-me Por favor, de Anita Rocha da Silveira; O Menino e o Mundo, de Alê Abreu; Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert; Sangue Azul, de Lírio Ferreira e Tudo Que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado. O júri foi composto pela equipe do Cinema do Brasil (André Sturm, Ana Letícia Fialho e Marcia Scapaticio) e representantes das distribuidoras brasileiras Imovision (Luan Felippo) e Vitrine (Letícia Santinon).

“O prêmio é uma das iniciativas mais bem-sucedidas do Cinema do Brasil. O aumento no número de propostas de distribuidoras evidencia o amadurecimento da produção nacional, além da visibilidade que o cinema brasileiro conquistou lá fora”, avalia André Sturm, presidente do Programa Cinema do Brasil.

Os filmes escolhidos apresentam um recorte promissor e diversificado da produção nacional e serão vistos em cinemas de países e culturas distintas como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Israel, Japão, Portugal, Romênia e Turquia.

Para participar era necessário ter contrato de distribuição assinado com produtoras brasileiras associadas ao Programa Cinema do Brasil e assegurar o investimento mínimo próprio no mesmo valor recebido através do Prêmio.

Em edições anteriores, o Prêmio já auxiliou a distribuição de filmes como “Hoje eu quero voltar sozinho” em Hong Kong; “Meu pé de laranja lima” na Coreia do Sul, “Praia do Futuro” no Reio Unido; “Tropicália” em Portugal; “O Lobo atrás da porta” na Espanha; “Trabalhar cansa” nos Estados Unidos e Canadá, entre outros.

Veja a lista dos vencedores do Prêmio de Apoio à Distribuição 2015:

1- Ausência, de Chico Teixeira – Sokol Films (França)

2- Boi Neon, de Gabriel Mascaro – Kino Lober (Estados Unidos e Canadá)

3- Beira-Mar, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher – Mosaico Filmes (Espanha)

4- Casa Grande, de Felipe Barbosa – Cinema Slate (Estados Unidos e Canadá)

5- Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira – Nitrato Filmes (Portugal)

6- O Menino e o Mundo, de Alê Abreu – New Deer (Japão)

7- Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert – Nachshon Films (Israel) e Filmarti Film (Turquia)

8- Sangue Azul, de Lírio Ferreira – Clorofilm (Romênia)

9- Tudo Que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado – Jour2fête (França) e Caramel Films (Espanha)

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 13 janeiro, 2016 11:52


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Adoráveis Mulheres

Facebook

Reino Gelado e a terra dos espelhos