Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra 40 anos com semana de eventos especiais no SESC Campinas

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 12 janeiro, 2016 12:32

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas completou em 2015 impressionantes 40 anos de atuação, desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Para celebrar os 40 anos de existência, em parceria com o SESC Campinas, o Núcleo realiza de 12 a 15 de janeiro uma semana de eventos gratuitos.

SESC Campinas-Sessão Café animação e prosa

Dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua com duas linhas de produção de filmes de animação: os filmes autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes desenvolvidos em oficinas. Ao todo, o Núcleo já produziu cerca de 300 filmes, número que o situa como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país. Atualmente, mantém um banco de projetos voltados para as áreas de educação, ecologia e cidadania e segue trabalhando na captação de recursos, com patrocínios, leis de incentivos e concursos para realizá-los. Os 40 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas marcou também a conclusão de seus dois primeiros longas: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, que percorreram diversos festivais nacionais e internacionais.

Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas

A programação especial do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas começa no dia 12 de janeiro, às 19h30, com a exibição de “Café, um dedo de prosa”, seguido por um bate-papo com a equipe de produção. O filme, que será exibido na versão de 38 minutos, conta de modo leve e bem humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Dia 13, às 19h30, a sessão “Como nascem os filmes” terá a exibição de curtas metragens que revelam a história do Núcleo, com comentários dos diretores sobre o processo de criação. De Wilson Lazaretti serão exibidos o documentário “Sem Título”, e os curtas “Moda da Pinga”, “Todos devemos amar” e “Quem sabe”. Maurício Squarisi apresenta “No Céu como na Terra”, “Molecagem” e “O Burrico e o Bem-Te-Vi”. Também serão exibidos os filmes: “Um ponto preto fora do tinteiro”, de João Proteti; “IV Mundo”, de Lúcia Sperber; “Aconteceu um dia”, de Heloisa Alvin, “O Copo quebrado”, de Maurício Comuni; “O Pintinho Piu-Piu”, de Mônica Maria de Oliveira; “A Cidade”, realizado por 80 crianças; “Animando o Pantanal”, por crianças pantaneiras de Poconé/MT; “Çuikiri”, por 35 crianças indígenas e “Poema em Amarelo”, de Luiz Gonzaga de Sampaio Abreu.

O evento conta também com atividades práticas, como a sessão “Estúdio Experimental”, no dia 14, às 19h. Um estúdio montado com mesas-de-luz, bancada de recortes, mesa de sombra chinesa e areia ficará à disposição do público, mediante inscrição, para criação de ciclos animados. Para esta atividade, interessados, de qualquer idade, podem se inscrever pessoalmente com antecedência direto na Central de Atendimento da unidade. No espaço, também ficarão disponíveis rolos de película cinematográfica de 16mm e 35mm, sequências de desenhos originais e outros materiais de animação.

Para finalizar as atividades, no dia 15, às 19h30, a sessão “Animação e educação” exibe curtas-metragens produzidos pelo Núcleo, com temas ligados à educação, e filmes realizados com educadores e alunos de escolas públicas. Após a apresentação de cada filme, os diretores comentam o processo de criação. Serão exibidos os curtas: “Um novo começo”, ”A gota borralheira”, “1500”, “Cuidando, Dá Linha”, “A Lição”, “A velha a fiar”, “A sombra misteriosa”, “A princesinha do Maranhão”, “Raspa Tacho”, “Bacuri”, “Acesa 10 anos”, “A convenção dos animais”, “Jujiquinha”, “Meeiros da reforma” e “Vale das lembranças”.

Panorama Núcleo de Cinema de Animação de Campinas no SESC Campinas
Agenda de eventos gratuitos:

12/01 – 19h30 – “Sessão: Café, animação e prosa”
13/01 – 19h30 – “Sessão: Como nascem os filmes”
14/01 – 19h – “Sessão: Estúdio experimental”
15/01 – 19h30 – “Sessão: Animação e Educação”

SERVIÇO

Sesc Campinas
Data: De 12 a 15 de Janeiro de 2016 | Horário: consultar acima
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP
Telefone:(19) 3737-1500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 12 janeiro, 2016 12:32


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook