Leandro Fregonesi lança CD e DVD “VAI TER FUZUÊ”

Nascido de uma parceria entre Canal Brasil, FRG Cultural, Som Livre e B2 Filmes, o terceiro CD e primeiro DVD do cantor e compositor Leandro Fregonesi, “Vai Ter Fuzuê”, traz as participações especiais em áudio de Beth Carvalho, Reinaldo (O Príncipe do Pagode), Monarco da Portela, Tantinho da Mangueira e Rixxa. No DVD, os depoimentos em vídeo de Maria Bethânia, Diogo Nogueira, Helena Pinheiro e outros grandes artistas reafirmam a trajetória, as histórias do início, o reconhecimento e a qualidade do cantor. O DVD ainda traz, antes de cada música, uma explicação de Fregonesi sobre a produção das canções e porque decidiu gravá-las.

Com direção geral de Darcy Bürger e direção artística e musical do Maestro Ivan Paulo (juntamente com o próprio Fregonesi), o álbum foi gravado ao vivo em estúdio, contou com a participação de 21 músicos e registra 16 faixas entre releituras e obras inéditas de Leandro com os parceiros Rafael dos Santos, João Martins, Guilherme Sá, Ciraninho, Helena Pinheiro, Chico Donadoni e Ivor Lancellotti (na surpreendente “Velhas Paredes”).

Foram nove anos de espera desde seu anterior e elogiado disco, “Festa das Manhãs”, lançado em 2006, mas este tempo fez muito bem ao sambista. De lá para cá, despontou como um dos mais respeitados artistas da nova geração, teve músicas gravadas por Diogo Nogueira (em 2008 e 2010 com Alcione), belos sambas registrados na voz de Beth Carvalho (nos álbuns “Nosso Samba Tá Na Rua” e “Ao Vivo No Parque Madureira”), foi gravado por Maria Bethânia (em 2014, no disco “Meus Quintais”), ampliou sua agenda de shows por todo o Brasil, se apresentou em Madri, Barcelona, Cannes e Budapeste convidado por grandes festivais, emplacou música nos canais SporTV e Premiere FC e preparou este projeto, em CD e DVD, que agora o público tem a chance de conhecer.

É grande a expectativa do público acerca de um novo álbum de Leandro Fregonesi. Afinal, um artista da nova safra que figura no repertório dos shows de 50 anos de carreira de expoentes como Beth Carvalho e Maria Bethânia instiga uma natural curiosidade sobre o que virá pela frente. E agora? A resposta de Fregonesi é simples: fazer um trabalho ainda melhor que seus anteriores, de forma mais popular e abrangente, deixando a batucada do seu samba ecoar e falar por si, com a força das melodias e a beleza das letras que, neste disco, vêm emolduradas num cantar mais solto, firme e amadurecido. “Do início da minha carreira para cá, eu passei a ter cada vez mais certeza da minha responsabilidade como artista, o respeito e a dignidade que o público espera e merece receber. As pessoas estão antenadas e sabem diferenciar as coisas. Sempre tive muito cuidado ao escolher meu repertório, música por música. Acho que fui muito feliz neste álbum, pois consegui que ele mostrasse uma nova fase da minha carreira, mais intensa na forma de cantar e compor”, reflete o artista.

Nos depoimentos presentes no DVD, Maria Bethânia afirma “ele é livre, isso me interessa, fiquei fã” e Monarco, da Velha Guarda da Portela, confirma que “ele está no caminho certo”.

Fregonesi, ao mesclar grandes sucessos como “Suíte dos Pescadores” (Dorival Caymmi) e “Lalá Morena” (Nei Lopes) com uma belíssima amostra de novas obras autorais como “Cavaleiro de Jesus” (com Chico Donadoni), “Sinhá Maria” e “Dinheiro Mole”, prova que o samba está cada vez mais vivo na voz da nova geração, sem esquecer seus baluartes, sua tradição e sua contemporaneidade, que é a maior virtude do ritmo.

Leandro Fregonesi brinda os fãs com CD e DVD que dão vida ao que de melhor o samba tem: a popularidade, a nobreza da simplicidade, a força poética, a vastidão rítmica, as filosofias da vida e nossa genuína vocação para a miscigenação, a felicidade, a festa e o “fuzuê”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *