Nova mostra do Cine Conhecimento começa sábado com exibição da trilogia de guerra de Roberto Rossellini

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 11 dezembro, 2015 13:08

A partir do dia 12 de dezembro (sábado), o Cine Conhecimento estreia no Canal Futura a Mostra Rossellini. O programa exibe a trilogia de guerra do diretor Roberto Rossellini, um dos ícones do neorrealismo italiano: “Roma, Cidade Aberta”; “Paisà” e “Alemanha, Ano Zero”. Os três filmes retratam histórias ligadas à situação da Europa durante e depois a Segunda Guerra Mundial, de forma tocante, humanista e realista.

Canal Futura-Cine Conhecimento-Mostra Rossellini

Para abrir a Mostra Rossellini, a apresentadora Lorena Calábria conversa com o cineasta e documentarista brasileiro Joel Pizzini sobre o estilo de Rossellini, a vinda dele ao Brasil em 1958 e a grande influência que teve no Cinema Novo brasileiro. O programa também aborda informações técnicas, curiosidades, premiações, análise de linguagens, além de aspectos históricos, culturais, sociais e comportamentais das produções cinematográficas.

Após a entrevista, será exibido o filme “Roma, Cidade Aberta” (1945), que mostra a ocupação nazista em Roma. No dia 19/12, às 22h, é a vez de “Paisà” (1946), que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, e no dia 26/12, “Alemanha, Ano Zero” (1948) fecha a mostra com uma trama que se passa na Alemanha pós-guerra.

Mostra Rossellini – Cine Conhecimento
Estreia: 12 de dezembro (sábado)
Horários: sábados, às 22h
Reprises: domingos, às 22h 

SINOPSES MOSTRA ROSSELLINI

12/12 (sábado), às 22h
Entrevista Joel Pizzini

12/12 (sábado), às 22h20
Reprise: 20/12 (domingo), às 22h

Roma, Cidade Aberta
Direção: Roberto Rosselinni
Produção: Itália (1945)
Classificação Indicativa: 16 anos
Com Anna Magnani e Marcello Pagliero

Durante a ocupação nazista em Roma, o líder da resistência Giorgio Manfredi  é perseguido pela Gestapo. Seu amigo Francesco, que vai se casar com a viúva Pina, e o padre Don Pietro Pellegrini ajudam-no a obter uma nova identidade e a deixar Roma. No entanto, Manfredi é traído por sua amada Marina Mari e é capturado pelos alemães. 

19/12 (sábado), às 22h
Reprise: 27/12 (domingo), às 22h

Paisà
Direção: Roberto Rosselinni
Produção: Itália (1946)
Classificação Indicativa: 14 anos
Com Carmela Sazio, Maria Michi e Giulietta Masina        

Seis capítulos reproduzem a condição humana na situação de guerra, a partir de julho de 1943 até o inverno de 1944. Uma mulher leva uma patrulha através de um campo de minas. Ela morre protegendo um militar, mas os Yankees acham que ela o matou. Um menino de rua rouba as botas de um militar, que o segue até uma favela. Um militar conhece uma mulher no dia em que Roma é libertada. Em seis meses, eles se reencontram. Uma enfermeira americana enfrenta uma viagem em meio ao fogo cruzado alemão em busca de um partidário que ela ama. Três capelães, incluindo um judeu, vão a um mosteiro nos Apeninos. Soldados aliados e simpatizantes tentam escapar de uma captura em um pântano.

26/12 (sábado), às 22h
Reprise: 3/1 (domingo), às 22h

Alemanha, Ano Zero
Direção: Roberto Rosselinni
Produção: Itália (1948)
Classificação Indicativa: 16 anos
Com Edmund Moeschke e Ernst Pittschau

Em 1947, uma família alemã luta para sobreviver em uma Berlim destruída após o fim da II Guerra Mundial. O pai está muito doente, incapaz de trabalhar e trazer comida para casa. O filho mais velho, Karl-Heinz, é um ex-soldado que se esconde da polícia por medo das consequências de ter lutado na guerra. A filha Eva frequenta casas noturnas em busca de cigarros e alguns trocados. O menino de doze anos, Edmund, vagueia pela cidade destruída, na tentativa de encontrar trabalho ou um pouco de comida para sua família. Quando Edmund encontrar um antigo professor, o pedófilo Herr Enning, ele não entende seu discurso nazista sobre a sobrevivência do mais forte e envenena a comida do pai, fato que leva o menino, sem esperanças, a uma solução final desesperada.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 11 dezembro, 2015 13:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais