Inauguração do Espaço de Cultura Suburbana

O subúrbio do Rio de Janeiro ganha um novo espaço cultural. No dia 21 de dezembro (segunda), às 20h, será inaugurado o Espaço de Cultura Suburbana, projeto que vai levar aos jovens das comunidades vizinhas a arte, a música e a oportunidade de cursos e atividades gratuitas durante todo o ano.

O projeto, idealizado e produzido por Fábio Salles – produtor há mais de 20 anos de artistas nomeados do mundo do samba – vem sendo pensado e estudado cuidadosamente há mais de 6 anos. “O carioca é diversificado culturalmente, é impressionante a habilidade de criar ritmos e aprimorar as mudanças nos seus segmentos, um lugar que é o berço do Samba, Bossa Nova e MPB precisava de um espaço desses para disseminar essa variedade musical e tirar esses jovens dos caminhos errados. A música tem que chegar a todos.” – comenta Fábio.

O lugar vai trabalhar com todos os ritmos e suas peculiaridades, oferecendo oficinas de música, onde os jovens irão poder mostrar suas habilidades em eventos comunitários, criando oportunidades para expressarem seus talentos e descobrirem na música novos caminhos. E para estimular ainda mais essa moçada a idéia é levar com freqüência celebridades do samba para bater um papo com os alunos e passar um pouco de conhecimento, permitindo essa aproximação deles com seus ídolos e motivando a sempre acreditem nos seus sonhos.

O espaço resgata a simplicidade e o improviso, para isso trabalha ainda com um conceito de sustentabilidade, com sua arquitetura toda criada com materiais reaproveitados, como pallets, garrafas pet, caixas de ovos. Com o intuito de inserir essa idéia e engajar os jovens nessa luta de cuidar e preservar o meio ambiente.

Já que estamos perto do carnaval o projeto entrou no clima e em parceria com Feijão, artista do grupo Balacobaco, será criado o Bloco Batuka Nego, onde só terão instrumentos de roda de samba (tantan, repique, pandeiro, reco-reco, tamborim), para participar é fácil e gratuito, só aparecer no dia da inauguração e levar o instrumento e a vontade de aprender.

Para a festa de inauguração de um espaço cultural com essa dimensão e com tantas diretrizes sociais, vai ter uma grande roda de samba com Sereno – integrante do grupo Fundo de Quintal e inventor do instrumento tantan -, muita música boa e o primeiro ensaio oficial do mais novo bloco de carnaval do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

SERVIÇO
Inauguração do Espaço de Cultura Suburbana
Programação: Roda de samba com Sereno e primeiro ensaio oficial do Bloco Batuka Nego
Data: 21 de dezembro (segunda)
Horário: 20h
Preço: Entrada gratuita
Endereço: Rua Coronel Cunha Leal, 44 – Engenho de Dentro (próximo ao Norte Shopping)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *