Serge Erege lança clipe de “Rhythm of the Day”

Depois do elogiado lançamento do single “Rhythm of the Day”, seu primeiro trabalho pela Skol Music, o músico Serge Erege solta agora o clipe da faixa, assinado por Rudá Cabral, da produtora Planalto.

O clipe retoma a ideia da música de falar de um momento mais diurno do artista, priorizando o dia como momento de socialização e deixando um pouco de lado o clima mais frenético da noite. “Durante a pesquisa, a Ana Achcar, o Yuri Mira e eu, escrevemos um roteiro de curta para o Serge pensando no contraste entre a cultura da noite e do dia. Pensamos em um esquema no qual o Serge Erege viveria a história que escrevemos no roteiro e depois sonharia, misturando a isso alguns elementos do dia dele”, explica Rudá.

“Depois de ver o resultado final idealizado pelo Rudá, interpreto a imagem dos performers dentro do clipe de uma forma abstrata – é como se eles estivessem fazendo danças que expressam uma tentativa vã de sair da noite e retornar para o dia. Eles estão descompassados, deslocados, caóticos, tentando se adequar ao ritmo do dia, mas não conseguindo se encaixar. É como se fosse uma mini selva, com as pessoas sendo agressivas umas com as outras e distantes, apesar do contato físico simbolizado pela dança e a sedução”, opina Serge.

A estrutura do clipe mistura várias mídias, trazendo uma dinâmica multi-plataforma ao resultado final.  “No meio desse processo conheci um documentarista francês chamado Vincent Moon, que uma vez afirmou que não costumava assistir ficção porque o mundo real já é incrível o suficiente. A partir disso, decidimos fazer algo mais real, mesclando a filmagem com planos de mini DV e uma câmera VHS”, completa Rudá.

O clipe começa com um plano sequência, mostrando Serge em meio a diversas performances e deixando clara a estrutura de produção. “O plano sequência da abertura surgiu para mostrar uma honestidade. Se tivéssemos feito algum corte, todo mundo saberia que aquilo não é real ou no mínimo muito bem ensaiado. Todo o esquema de produção aparece no clipe, deixando a linguagem documental e cinema conviverem”.

Entre as influências, o diretor menciona “A Montanha Mágica”, do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. “A cena final desse filme tem um momento maravilhoso no qual ele fala ‘zoom out’ e mostra todo o aparato de filmagem, desmistificando a linguagem cinematográfica”, explica ele, que também cita como influências como o clipe de “Hustler”, do Simian Mobile Disco, e o show do Pink Floyd filmado nas ruínas de Pompeia.

Após o lançamento do clipe “Rhythm of the Day”, Serge Erege prepara mais um single e um disco de inéditas, que deve ser lançado em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *