Especial Zé do Caixão: MIS traz ciclo de palestras gratuitas em dezembro

Liz Marins, Klebs Júnior e Alexandre Bertin conversam com o público sobre cinema fantástico, HQs e cachaça artesanal no dia 10, quinta-feira

Em paralelo à exposição À meia-noite levarei sua alma, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, no dia 10, o Especial Zé do Caixão. O evento conta com um ciclo de palestras realizadas por artistas ligados ao personagem eternizado por José Mojica Marins.

MIS-Especial Zé do Caixão

MIS-Especial Zé do Caixão-Liz Marins

Liz Marins, cineasta, intérprete da personagem Liz Vamp e filha de Mojica, apresenta uma palestra sobre o Cenário Atual do Cinema Fantástico Nacional, às 19h. Antes dela, o desenhista Klebs Júnior, responsável por diversos HQs sobre Zé do Caixão, falará sobre os tempos atuais dos quadrinhos nacionais, às 18h. E, para encerrar o ciclo de palestras, Alexandre Bertin proprietário da Cachaça Sapucaia (que produz, entre outras bebidas, a Cachaça Zé do Caixão), conversa com o público sobre a cultura e curiosidades da cachaça no Brasil.

Todas as atividades acontecem no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência. Confira, abaixo, a programação completa:

18h – PALESTRA ARTE SEQUENCIAL: OS QUADRINHOS DO BRASIL PARA O MUNDO: Klebs Junior falará sobre os tempos atuais dos quadrinhos nacionais e o espaço que os autores brasileiros vêm conquistando no Brasil e em outros países. Klebs é desenhista, roteirista, professor e empresário. Desenhou quadrinhos para diversas editoras nos EUA, em várias revistas, como NEW MUTANTS, ASTONISHING X-MEN e NOVA ANNUAL 1. Colaborou com as mais importantes revistas de informação e jornais no Brasil, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Placar, Playboy, Época e Veja. Fundador e diretor do Instituto dos Quadrinhos, que atua como estúdio, escola, editora e espaço para produção e divulgação das HQs. Criador da minissérie em quadrinhos “Pátria Armada”,sua primeira publicação também como editor.

19h – PALESTRA CENÁRIO ATUAL DO CINEMA FANTÁSTICO NACIONAL: Liz Marins é cineasta, atriz e escritora, criadora e intérprete da personagem Liz Vamp, uma vampira brasileira materializada em contos, histórias em quadrinhos, clipes e curtas-metragens. Liz Marins apresentou vários programas de TV e dirigiu diversos curtas-metragens. Alguns deles, como o Aparências(2006), já rodaram muitos festivais nacionais e internacionais. Ministrou também workshops de cinema e vídeo, incluindo o Workshop de Realização do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, MOTELx. Ainda em Lisboa, dirigiu o curta-metragem “Pousada da Paz”. Seu pai, José Mojica Marins, criador do lendário “Zé do Caixão”, cineasta ícone do terror nacional, inaugurou este subgênero do “fantástico” no Brasil. Liz faz parte da segunda geração dos cineastas que atualmente produzem obras do gênero e falará sobre as produções, dificuldades e perspectivas atuais.

20h -PALESTRA CACHAÇA: O DESTILADO BRASILEIRO. CULTURA E ARTE ENGARRAFADOS: Alexandre Bertin, administrador especializado em marketing, produtor e proprietário da Cachaça Sapucaia, esclarecerá muitas dúvidas, mitos e verdades sobre o tema. O que é cachaça? Desde a cana até o engarrafamento, destilação, e as madeiras usadas no envelhecimento. Infusões e receitas regionais. Falará também sobre as barreiras e preconceito ao destilado nacional desde a colônia até os dias atuais.

SERVIÇO

ESPECIAL ZÉ DO CAIXÃO
Data 10.12, quinta-feira
Horário Consultar programação

Local Auditório MIS (172 lugares)
Ingressos: Gratuito – retirar com 1h de antecedência na Bilheteria (sujeito à lotação da sala)
Classificação etária Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 10 | Valet: R$15 [Conveniado]

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *