Resenha dos painéis da CCXP – Comic Con Experience 2015 – sexta-feira [04]

O auditório Cinemark roubou as atenções da CCXP – Comic-Con Experience 2015 desta sexta-feira, dia 04! Trazendo nomes como ninguém menos que Frank Miller, Jim Lee e Carlos Saldanha, o local conseguiu ainda trazer ótimos conteúdos com os painéis dos estúdios da Universal Pictures, Fox Filmes e do canal de grande sucesso no Brasil Netflix.

Dia 04 [sexta] – Painel Universal Pictures

2015 sem dúvida alguma, a julgar pelas bilheterias, foi um excelente ano para a Universal. Para comemorar os altos números nos faturamentos, o estúdio iniciou o painel apresentando um eletrizante vídeo promocional, reunindo imagens das grandes produções do ano e fazendo todos presentes no auditório vibrar com a exibição. Érico Borgo fez questão de frisar que o ano de 2016 promete ser, também, de muito sucesso para o estúdio, que traz no mês de junho/2016 a aguardada adaptação do aclamado jogo da Blizzard  Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos. 

Warcraft-06Novembro2015 (2)

Para trazer mais detalhes sobre o filme, foi convidado a subir ao palco a dupla Rogério e Flávia Alves, representantes da Blizzard Entertainment , produtora de games responsável por Warcraft. Assim como diversos fãs ao redor do mundo, e dos aclamados jogos da Blizzard, eles também estão ansiosos para ver o resultado nas telonas.de 10 anos de pré-produção.

Uma ótima noticia foi anunciada por ambos, de que o grande desafio da Blizzard junto com Ducan Jones foi abordar uma trama que seja de fácil entendimento para os espectadores que nunca jogaram Warcraft entenderão a história no longa, e convincente para os entusiastas do jogo. Dessa forma fica evidente que a introdução das facções rivais, a “Horda” e a “Aliança”, será feita com bastante clareza. Ao falar sobre o filme, fica praticamente impossível não mencionar sobre os efeitos visuais que se destacaram no primeiro trailer – Érico Borgo, que visitou as filmagens do longa, comentou quando chegou nos sets ficou bastante espantado com o cenário em questão, não seria criado em CGI mas sim cenários reais, e extremamente rico em detalhes.

“Duncan Jones tem um visão unica do projeto, ele utilizou uma tecnologia mais avançada do que as CGIs de Avatar, fazendo com que ele enxerga-se os atores caracterizados em seus personagens – captação em tempo real” – afirmaram Rogério e Flávia Alves.

The Witch-20Agosto2015 (2)

Um dos filmes de terror/suspense mais comentando e elogiados deste ano, o longa A Bruxa que estreia no Brasil em março de 2016, foi tema do segundo bloco do painel da Universal. Para conversar sobre o projeto Borgo pediu para Lourenço Santana, um dos produtores brasileiros do longa, subir ao palco. Um dos temas principais destacados por Santana foi a riqueza de detalhes dos figurinos e ainda a fotografia do longa – que está simplesmente magnifica. O estudo fotográfico desse filme é muito bem pensando, basicamente existe dois conceitos fotográficos nele – o ambiente externo e interior da casa,  que se destaca sendo muito mais escuro e de contornos mal definidos.

Lourenço explicou ainda que mesmo sendo estreante em longas, o diretor e roteirista Robert Eggers tem bastante experiencia como diretor de arte, o que fica evidente nesse belíssimo filme. Vale lembrar que o cineasta, recentemente foi confirmado para dirigir o refilmagem do clássico Nosferatu, de 1922.

Dia 04 [sexta] – Umbrella Academy Painel do Apocalipse

Com o auditório bastante lotado, o vocalista da banda da extinta My Chemical RomanceGerard Way subiu ao palco para apresentar seu premiado trabalho no mundo dos quadrinhos – a série The Umbrella Academy. Junto com Gerard esteve presente na CCXP 2015 e o quadrinista brasileiro Gabriel Bá, logo de início a dupla explicou alguns obstáculos que enfrentaram durante a criação do projeto – muitos na verdade devido a vida pública de Gerard, e por ele mesmo ser “um turista na área de quadrinhos”. Assim como muitos quadrinistas e escritores, o vocalista comentou que a paixão pelos quadrinhos surgiu logo na infância, praticamente sempre quando tinha oportunidade de escrever e ler algo.

CCXP 2015-Umbrella Academy Painel do Apocalipse

Gabriel falou ainda que sempre trabalhou com projetos menores, e quando soube do que haviam ganho o Eisner Award 2008 de Melhor Série Finitos / Series Limited, ele não acreditou a principio. Mas que o premio servido para que ambos ganhassem mais confiança em seu trabalho. Falando mais sobre o processo de criação, ele ainda mencionou que a dupla revolucionou os mutantes da Marvel Comics (X-Men), Chris Claremont e John Byrne foram uma das grandes inspirações.

Fortemente cotado para virar uma série televisiva, The Umbrella Academy retrata um grupo disfuncional de super heróis com poderes bizarros que se reencontram depois de nove anos e precisam encontrar uma forma de trabalharem juntos para salvar o mundo. Um edição de luxo do quadrinho está sendo lançada no Brasil pela Editora Devir, e fez parte das novidades do projeto.

Dia 04 [sexta] – All-New All-Different Marvel Comics

Repleto de anúncios importantes, o painel da Marvel Comics reuniu no palco principal o conhecido caça talentos Rickey Purdin, os brasileiros Mike Deodato (artes de “Iron Man Invincible” e “Vader Down”), Marcelo Maiolo (“Old Man Logan”) e Danilo Beyruth, (“Gwenpool”). O quarteto fez questão de destacar, durante o painel, saga Apocalypse War que promete reunir os títulos mutantes da editora, claro trazendo como foco o vilão Apocalipse.

Dia 04 [sexta] – Painel da Fox Animation e Fox Studios

Assim como no ano anterior a Fox Filmes trouxe para Comic Con seus futuros lançamentos, tendo iniciado o painel de forma a literalmente a levantar o publico dos seus assentos. Quando o cineasta brasileiro Carlos Saldanha, responsável pelas franquias ‘A Era do Gelo’ e ‘Rio’ sendo peça chave dentro da Blue Sky Studios (subsidiária da 20th Century), foi chamando para subir ao palco, ele foi ovacionado pelos presentes no auditório Cinemark.

Ao seu lado estava o diretor Steve Martino, que veio ao Brasil especialmente para divulgar seu próximo lançamento – em parceria com Saldanha (Blue Sky Studios) – a animação Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme que chega aos cinemas brasileiros em 14 de Janeiro de 2016. Baseado nos personagens criados pelo cartunista norte-americano Charles Schulz, o filme marca a estreia dos clássicos personagens nas telonas – e Steve Martino fez questão de respeitar toda magia envolto do nome Peanuts. Um vídeo promocional foi apresentado no telão central da CCXP 2015, nele podemos mergulhar no mundo fantástico da criação e técnicas de animar, aonde foi mostrado slides de toda equipe envolvida (simplesmente enorme) e depoimentos dos familiares de Charles Schulz dentro do belíssimo Charles M. Schulz Museum, situado Santa Rosa, Califórnia.

Peanuts-Official Poster PROMO-17NOVEMBRO2014-05

Durante a exibição do vídeo Steve ainda mencionou as dificuldades em transportar os personagens das tirinhas para as tecnologias atuais como o 3D, fazendo boa parte do publico rir mostrando cenas do processo de criação dos personagens, aonde pudermos ver Snoopy e Charlie Brown sendo literalmente deformados em busca da forma ideal. Logo após a exibição dos clipes, o ator e cantor Tiago Abravanel foi chamado para trazer uma ótima noticia para todos os fãs presentes, de que vai interpretar o personagem Snoopy no musical “Meu Amigo Charlie Brown”, que estreia em 05 de Março de 2016 no Teatro Shopping Frei Caneca em SP.

A aclamada franquia de Saldanha “A Era do Gelo” vai realmente ganhar um novo capítulo, mas um dos personagens (senão o mais carismático) o pequeno Scrat roubaram a cena durante o painel da Fox. Quando foi anunciado que seria exibido um curta protagonizado por esquilo desastrado, todos presentes ficaram eufóricos! Intitulado “Scrat-tástrofe Cósmica”, leva o pequeno esquilo Scrat em uma jornada no espaço. No curta, Scrat chegou onde nenhum personagem de A Era do Gelo jamais esteve. As consequências das trapalhadas de Scrat são sempre graves e, desta vez, ele vai criar sua própria versão do Big Bang. Aos que não assistiram ainda, vale a dica, o curta será exibido antes das cópias de Peanuts.

Os esquilos mais queridos dos cinemas, ou pelo menos para as crianças, chegam em mais um aventura com o lançamento do filme Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura. A produção exibiu durante o painel seu trailer oficial, sua estreia acontece em 24 de Dezembro de 2015.

Logo após o publico foi a loucura, quando um vídeo com o ator Jack Black (que recentemente passou pelo Brasil) foi apresenta especialmente para CCXP. Nele o astro convidou a todos para assistir nas telonas em 2016, a animação Kun Fu Panda 3! Após a exibição do trailer, foi convidado ao palco o comediante Lúcio Mauro Filho, dublador nacional do Po, para explicar detalhes sobre o filme e disse sobre a importância e responsabilidade de trazer o carisma do ator norte-americano para a versão brasileira.

Kung Fu Panda 3-Photos-18Junho2015-03

Bastante carismático, como de costume, ele disse ter muito orgulho de ter participado dos primeiros filmes, e se diz muito ansioso para repetir a parceria com a Fox – ele afirmou ainda que a dublagem nacional está em estágio de desenvolvimento. Em seguida foram revelados alguns trechos inéditos (clipes) da animação, com quase cinco minutos de duração, os vídeos focaram nas amizades (pai e filho) e conflitos que basicamente acompanharam a trama do terceiro filme.

Para fechar com chave de ouro o excelente painel, a Fox reservou o tempo final para grande aposta para 2016 (ao lado de X-Men), o longa O Regresso dirigido pelo vencedor do ®Oscar, o mexicano Alejandro González Iñárritu. Com uma fotografia belíssima, cheia de contrastes, o filme conta ainda com uma dupla de atores a altura do projeto – Leonardo DiCaprio e Tom Hardy prometem apresentar interpretações densas e profundas nesse que sem dúvida é uma das apostas para o ®Oscar 2016 (mesmo parecendo muito precipitado o comentário). A apreensão é tanta, que Érico Borgo fez questão de perguntar para plateia se dessa vez “DiCaprio” consegue ser lembrando pela academia – lembrando que ele já foi indicado quatro vezes (sem nunca vencer) com os filmes Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador (1993), O Aviador (2004), Diamante de Sangue (2006) e a mais recente com o filme O Lobo de Wall Street (2014).

Dia 04 [sexta] – Tributo a Frank Miller

Emoção! Acredito que esse sentimento resuma muito bem o que foi o painel especial com ninguém menos que a lenda viva, o mestre dos quadrinhos Frank Miller que fez questão de comparecer a segunda edição da Comic Con Experiencie em SP. Marcelo Hessel foi escalado com a responsabilidade de conduzir a entrevista, e ao final dela ele mesmo disse que, em alguns momentos, teve que controlar a emoção para o painel seguir em frente. Mesmo com uma visível deficiência de se locomover, e ainda de ouvir (foi necessário uma tradutora todo tempo ao seu lado) – Frank Miller se mostrou a altura do seu legado. Responsável por reinventar diversos personagens clássicos, como Batman, e ainda resgatando outros da beira do cancelamento – caso do Demolidor, que ainda se tornou campeã de vendas, ele carrega em sua carreira momentos inovadores e ao mesmo tempo bastante controversos.

CCXP 2015-Frank Miller

Muito tranquilo e sábio em suas palavras, Miller fez questão de mencionar que começou muito cedo a gostar de quadrinhos, mas que com o tempo ele jamais acharia que poderia trabalhar definidamente no ramo (pois dificilmente recebia uma remuneração aceitável), estando confiante que isso se tornaria apenas um “bico”. Ele ainda falou sobre suas obras mais marcantes, como a maior história do Homem sem Medo já escrita – “Demolidor – A queda de Murdock”, e sua sua principal obra, O Cavaleiro das Trevas, que foi escrita ambas simultaneamente no auge da sua capacidade artística e habilidade de contar historias.

“Existe duas formas de contar histórias, sempre com visões contrárias a primeira.” –

O momento mais marcante do painel aconteceu no momento em que Hessel abriu o espaço para perguntas do público. Com isso um rapaz, já adulto com cerca de 30 e poucos anos, começa a fazer sua pergunta para o mestre dos quadrinhos, dizendo que “Estou aqui hoje em nome de muitas amigos que não puderam estar presentes (…) mas mandaram um muito obrigado por todos seus trabalho! Graças a esse quadrinho que tenho em mãos eu me tornei fãs de muitas outros história, tudo por conta do senhor (…) gostaria muito que se possível o senhor assina-se para mim…”. A plateia que estava presente vibrou e aplaudiu de pé quando Miller, mesmo com certa dificuldade de locomoção, fez questão de ir até o rapaz e não só autografar a revista, mas tirar fotos e fazer a felicidade do rapaz. Sem duvida um dos momentos mais emocionantes dessa segunda edição da Comic Con Experience.

Dia 04 [sexta] – Tributo a Jim Lee

Um dos criadores da Image Comics, além de ser responsável por reinventar todo universo do X-Men e claro por escrever uma das mais importante historias do Homem-morcego, Jim Lee chegou ao palco principal carregando consigo um mochila – bastante carismático e muito alegre de estar no Brasil. Nascido em Seul, Coreia do Sul e naturalizado americano, Lee contou um pouco de sua história. O difícil início para todo amante dos quadrinhos que sonha ser remunerado pela sua paixão, que muitas vezes foi questionadas pelo próprios pais, os quais nunca aceitaram muito bem o trabalhado do filho. Pelo menos até os primeiros trabalho remunerados, tanto que ainda hoje acha incrível estar sendo reconhecido por uma coisa que ele fazia apenas por gostar da arte, sem nunca pensar em ganhar para tal.

“Eu jamais imaginei, em todo minha vida, que poderia um dia estar, por exemplo, aqui no Brasil. Com esse auditório cheio de pessoas ouvindo minhas histórias e apreciando minha arte. Na verdade sempre me imaginei sentado na minha casa, de cueca e desenhado (…) fazendo aquilo que tanto amo.”

Dia 04 [sexta] – Netflix Originals

O canal Netflix, que a cada ano vem conquistando mais espaço, trouxe, assim como na primeira edição da CCXP, um painel repleto de novidades de suas séries originais. Especialmente criado para o evento, um vídeo promocional foi revelado logo ao iniciar o painel, fazendo com que o público vibra-se em cada produção que era apresentada na tela. Sentimento que se estendeu a cada anuncio do canal feito por Érico Borgo. Logo aós foi revelado um outro vídeo, dessa vez trazendo cenas dos bastidores da série de bastante sucesso do canal – Marco Polo. Durante a exibição o público conferiu ainda depoimentos, bem interessantes, de atores e produção envolvidos no projeto.

Fazendo o público vibrar em cada cena de ação, o trailer oficial do longa O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino (Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of Destiny) foi revelado durante o painel do canal. Com estreia prevista na Netflix para dia 26 de fevereiro de 2016, o filme promete agradar os amantes pelas arte-marciais mais exigente, pois foi dirigido pelo reconhecido coreógrafo de artes marciais e diretor Yuen Wo-Ping, o qual foi responsável pela belíssimas cenas de ação da Trilogia Matrix e os dois volumes de Kill Bill.

A segunda temporada da série Daredevil (Demolidor) estreia apenas em Abril de 2016, mas Netflix resolveu não decepcionar os fãs presentes e tratou de trazer uma super novidade durante o painel do segundo dia da CCXP – Comic Con Experience 2015. Quando o trailer inédito (clipe) foi iniciado a plateia foi a loucura, trazendo cenas da próxima temporada a prévia ainda revelou o aguardado confronto entre Demolidor e Justiceiro.

CCXP 2015-David Tennant e Krysten Ritter

Um dos grandes sucessos de 2015 do canal, a série Jessica Jones também marcou presença na CCXP. E para presentear o público brasileiro, David Tennant e Krysten Ritter fizeram questão de estarem presentes no Brasil, aonde encontram um recepção bastante calorosa com fãs entusiasmados. Érico Borgo início a rodada de perguntas para ambos os atores, Tennant, muito carismático por sinal, explicou detalhes sobre a série, já Krysten Ritter tratou de abordar temas interessantes de sua carreia, como o apoio de seus pais nos primeiros trabalhos.

Para estranheza de todos presentes no auditório Cinemark, após pouquíssimo tempo e respondendo apenas 2 perguntas da platéia, Érico encerrou a participação dos astros sem nenhuma explicação aparente. Tamanho foi o desconforto com a interrupção, que visivelmente Tennant ficou surpreso com o ocorrido. Depois disso, boa parte da platéia presente deixou o auditório, e logo em seguida teve início um pequeno vídeo com cenas dos bastidores das filmagens de Jessica Jones, para em seguida Borgo chamar ao palco o elenco da série sci-fi assinada pelos irmãos Wachowski  – Sense8, que conversaram com o público sobre a atração.

5 Replies to “Resenha dos painéis da CCXP – Comic Con Experience 2015 – sexta-feira [04]”

  1. Nossa maravilhosa analise e bom para quem não conseguiu ir ou entrar como o meu caso em alguns paineis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *