Espetáculo Má Pele retrata o drama vivido por crianças internas de Preventórios

A cidade de Mogi das Cruzes recebe o espetáculo MÁ PELE, que terá apresentação nos dias 04 e 11 de dezembro, além de uma oficina no dia 10 de dezembro.

No início dos anos 1930, o Brasil vivia a Era Vargas, e em meio a um surto de lepra o governo optou pela segregação compulsória dos doentes e de suas famílias.

Especificamente o Estado de São Paulo, organizou como prevenção dessa enfermidade, Asilos-Colônia para os doentes, Dispensários – onde eram realizados exames de todos aqueles que se suspeitasse de algum sintoma da Hanseníase-, e os Preventórios, destinados aos filhos saudáveis de pais hansênicos.

Essas instituições tinham como princípio o afastamento do individuo da sociedade. Dessa forma, o Estado segregou os doentes e todos aqueles que possuíam parentescos com os doentes, mesmo sendo saudáveis.

Essas crianças saudáveis passaram a ser tratadas como internas das instituições preventoriais, e vistas através do estigma da doença, sendo apartados das relações sociais e familiares.

Com base em pesquisas históricas, depoimentos de ex-internos de Preventórios e relatos pessoais dos atores, o 4NARUAÉ8 criou o espetáculo MÁ PELE, que retrata o encontro da trajetória de 04 crianças internas do Preventório, todas filhas de pais hansênicos e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX.

Através dessas histórias o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta dos filhos não infectados, mas forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.

Durante a criação desse espetáculo a questão da pele, onde a doença se manifesta, ficou muito latente para o grupo. Por isso, a identidade visual do projeto se deu a partir do conceito de que a pele, maior órgão do corpo humano, formada por camadas, nortearia a construção do cenário e do figurino.

Com uma trajetória de apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo, em espaço alternativos, que não somente teatro, o 4NARUAÉ8, se apresentou na cidade de Casa Branca nos dias 27 e 28 de novembro. O espetáculo faz uma reflexão sobre a segregação social que essas crianças sofreram, evocando, por meio do teatro, a memória de um tempo difícil de esquecer, fazendo relação com a segregações existentes no nosso tempo.

MÁ PELE é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC – Circulação), desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Jacareí (LIC), com incentivo da empresa Schrader International.

SERVIÇO
Má Pele
Datas: 04 e 11 de dezembro
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Mogi das Cruzes – sala Wilma Ramos
Endereço: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros s/n. – Centro
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos

Oficina
Data: 10 de dezembro
Horário: Das 9h. às 15h
Local: Centro Cultural Mogi das Cruzes – sala Wilma Ramos
Endereço: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros s/n. – Centro
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *