MIS abre Voltar ao lugar onde se foi feliz, última mostra do programa Nova Fotografia 2015

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 dezembro, 2015 12:05

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura, em dezembro, a sexta e última exposição do programa Nova Fotografia 2015:  Voltar ao lugar onde se foi feliz. A individual do paulista Guilherme Botelho é uma série de fotografias panorâmicas realizadas, entre 2010 e 2014, em diferentes países: Brasil, Quênia, Congo, Itália, França, Turquia, Espanha, Uruguai e EUA.

A relação entre o indivíduo e o entorno é o tema da mostra, em que o fotógrafo investiga a conexão do sujeito com lugares cotidianos, com a intenção de registrar as marcas da presença e da ausência e, ainda, de encontrar os tons do que existe entre a multidão e a solidão absoluta. O olhar sobre o espaço em que cada um habita, espaços de todos os dias, ou transitórios, de passagem, espaços de quase nunca. Essa diversidade de cenários corresponde à intenção do autor de transitar entre espaços urbanos, rurais, desérticos, litorâneos e paisagens de diferentes culturas, deixando ver a relação dos habitantes com o lugar, independente de latitude ou longitude, situação política ou econômica.

“Nessa investigação sobre a relação do indivíduo com o meio, era fundamental ressaltar o papel da paisagem, do entorno. Por essa razão, foi determinante para construção da narrativa a escolha do equipamento usado para fotografar: uma câmera Hasselblad Xpan”, comenta o fotógrafo. “O negativo de 24×65 mm e o uso de uma lente de 45mm possibilita uma extensão de ângulo panorâmico, dando ao espaço da fotografia o peso que o fotógrafo pretende. Finalmente, a grande angular tem a amplitude necessária para transmitir com precisão o silêncio e a poética visual presentes no entorno onde as fotos foram realizadas”.

Sobre o fotógrafo

Guilherme Botelho nasceu em São Paulo e passou a infância entre a Colômbia, Costa Rica e USA. Estudou fotografia em Miami, Florença e Barcelona onde viveu e fotografou suas ruelas, esquinas e habitantes por muitos anos. As memórias da infância, período em que viveu entre as diferentes realidades dos EUA e da América Latina, despepertaram o olhar e curiosidade sobre o indivíduo e a sua presença, indepente do lugar geográfico, da situação social ou entorno político. Em 2012 viajou pela primeira vez à África e desde então esse continente e os que nele vivem, vêm sendo objeto de suas fotografias enquanto é coperante da Organização Médicos Sem Fronteira.

SERVIÇO
NOVA FOTOGRAFIA 2015 | Voltar ao lugar onde se foi feliz
Abertura: 10.12, às 19h
Data: 11.12 a 24.01
Horário: terças a sábados, das 12 às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
MIS
Endereço: 
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: 
Nicho
Ingresso Gratuito
Estacionamento conveniado: R$ 10 | Valet: R$15 [Conveniado] | Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 3 dezembro, 2015 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook