Thiago Delegado e sua DelegasCia faz shows de gravação de DVD em BH

Desde 2008, Thiago Delegado é o anfitrião da DelegasCia, uma jam session que acontece semanalmente na A Casa de Cultura, região sudeste de Belo Horizonte. O projeto se consolidou de tal forma que irá virar documentário.  Nos dias 10 e 11 de dezembro, acontece a gravação ao vivo e com plateia na própria A Casa, a partir das 23h30.

A ideia do DVD é ir muito além de vídeos das performances musicais. A intenção é transportar o clima que permeia o ambiente, que recebe a cada semana um público animado, incluindo músicos da cidade e de fora. Para tanto, depoimentos e imagens de arquivo farão parte do registro.

O termo jam, que em inglês também significa “geleia”, vem das iniciais Jazz After Midinight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia-noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar!

A performance de cada quinta conta com a banda formada por artistas profissionais da cena local: o versátil violão sete cordas de Thiago Delegado é acompanhado por Aloízio Horta (contrabaixo), Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). Mas, como segue a risca o estilo jam session, permite a participação de músicos que, sem ensaio prévio, tocam conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação. Para deleite do público presente, as “canjas” surpreendem a todos. Por lá, já passaram Toninho Horta, Leila Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Eduardo Neves, entre outros.

Para as gravações, esperam-se muitas participações. Além de instrumentistas, incluindo os músicos da primeira formação da DelegasCia, alguns canários – como o Delegado se refere aos cantores, também irão passar por lá. Mas, a ideia é manter o clima de improviso, por isso, a escalação só será conferida in loco.

DelegasCia tem direção artística de Thiago Delegado e acontece às quintas-feiras na A Casa de Cultura, a partir das 23h30. A gravação do DVD é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Sobre Thiago Delegado

Thiago Delegado é violonista, arranjador e compositor. O artista vem mostrando seu valor ao longo dos anos ao conquistar importantes premiações (BDMG Instrumental 2011, Jovem Instrumentista BDMG 2009, Prêmio Marco Antônio Araújo 2011 – o melhor disco instrumental independente de 2010 produzido em Minas Gerais) e ao ser selecionado por importantes projetos como “Novos Talentos do Jazz”, “Festival de Jazz da Savassi, “Conexão Vivo”, “Festa da Música”, “Festival de Jazz de Ouro Preto/Mariana”, MIMO em Ouro Preto, Festival Gastronômico de Tiradentes, Festival Gastronômico de Brumadinho, “Revelação” pelo Programa Música Minas, dentre outros. Em 2012, apresentou-se em duo ao lado do maestro Wagner Tiso, em duas oportunidades, e recebeu o bandolinista Hamilton de Holanda e o violonista Yamandu Costa, dentro do festival Natura Música Minas. Em 2012, foi selecionado via edital do Programa Música Minas, para ser um dos três artistas mineiros a se apresentar na feira WOMEX (World Expo Music), realizada em Thessaloniki na Grécia e considerada a maior feira de World Music do mundo. Nos shows de lançamento de seu segundo álbum, teve como convidado, em Belo Horizonte, o pianista João Donato, Fabiana Cozza, em São Paulo, e Toninho Horta, no Rio de Janeiro.

Em 2013, Thiago Delegado se apresentou em Ouro Preto, Ipatinga, Salvador e Belo Horizonte, ao lado do violonista Roberto Menescal. Além disso, o músico segue como anfitrião nos projetos “Delegas Samba Clube” e “DelegasCia”. Este último, comemorando cinco anos de existência com gravação de DVD. Em abril e setembro de 2014, Thiago acompanhou a cantora Leila Pinheiro em turnê no formato voz e violão. Em junho/2015, iniciou a turnê de lançamento de ViaMundo, terceiro álbum da carreira, com show em Belo Horizonte (MG).

SERVIÇO
Gravação do DVD Delegascia ao vivo
Data: 10 e 11 de dezembro de 2015
Horário: quinta e sexta às 23h30 – o espaço abre às 22h
Local: A Casa de Cultura
Endereço: R. Padre Marinho, 30 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Telefone: (31) 9753-2979
Entrada: R$ 15,00
Classificação etária: 18 anos
Sujeito à lotação

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *