SABOR DA VIDA de Naomi Kawase estreia nesta quinta, 03 de dezembro

SABOR DA VIDA de Naomi Kawase estreia no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Recife, em São Paulo entra em pré estreia, com estreia prevista para dia 10 de dezembro. O filme foi escolhido pelo publico da 39a Mostra Internacional de Cinema como o “Melhor Filme – Votação do Público”. SABOR DA VIDA começou sua carreira em festivais durante o Festival de Cannes desde ano onde foi o filme de abertura da Mostra Un Certain Regard.

SABOR DA VIDA-02Dezembro2015 (1)

SABOR DA VIDA-02Dezembro2015 (2)

Sentaro dirige uma pequena loja que serve dorayakis – panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce (conhecido como “AN”). Quando uma senhora de idade, Tokue, se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter um toque de mágica quando se trata de fazer “an”. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce … E com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações para revelar velhas feridas.

COMENTÁRIOS DE NAOMI KAWASE

Cerejeiras em flor nos lembram da morte. Eu não sei de nemhuma outra árvore cujas flores florescem de uma forma tão espetacular e têm suas pétalas caindo e se espalhando tão repentinamente. É este o motivo por trás do nosso fascínio pelo florescimento das cerejeiras? É por isso que somos obrigados a ver um reflexo de nossas próprias vidas nelas?

Sentaro, Tokue e Wakana se conhecem quando as cerejeiras estão em plena floração. As trajetórias dessas três pessoas são muito diferentes. E, no entanto, suas almas se cruzam e conhecem umas às outras nas mesmas paisagens.

Nossa sociedade nem sempre está predisposta a deixar os nossos sonhos se tornarem realidade. Às vezes, ela engole as nossas esperanças.

Depois de saber que Tokue está infectada com lepra, a história nos leva a uma busca pela essência do que nos torna humanos. Como diretora, eu tenho a honra e o prazer de explorar diferentes vidas através do cinema, como é o caso com este filme.

Ao revelar a mecânica complexa desta sociedade eu espero promover uma compreensão da própria essência da existência.

SABOR DA VIDA é o encontro de duas almas que se unem para enfrentar os obstáculos da vida. Quantas vezes temos de ser derrubado antes de podermos alcançar o paraíso?

Às vezes um silêncio impenetrável nos engole. E, no entanto, a alegria resultante do compromisso e conexão com o mundo nos permite apreciar melhor suas mudanças e evolução. Através deste filme, desejo, portanto, revelar e sublinhar a alegria que somos capazes de sentir nestes momentos precisos.

Ao longo de nossas vidas, há momentos em que podemos encontrar-nos preenchidos com pesar e desespero, com vontade de desistir. Apesar disso – ou talvez por causa disso – somos capazes de sustentar nossas esperanças e de continuar a ter fé no futuro.

Direção: Naomi Kawase
Elenco: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida
Gênero: Drama
País: Japão, França, Alemanha
Ano: 2015
Duração: aprox. 113 min

SABOR DA VIDA-02Dezembro2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *