SUNDANCE CHANNEL faz esquenta para Festival de 2016 com exibição de filmes aclamados

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 27 novembro, 2015 19:14

O Sundance Channel anunciou hoje que celebrará o prestigiado Sundance Film Festival com uma seleção de 10 filmes que vai ao ar entre 22 e 31 de janeiro. 10 Days of Sundance contará com os favoritos de Park City, que serão exibidos às 23h, oferecendo aos telespectadores um assento na primeira fila para alguns dos melhores filmes que o festival tem para oferecer.

Sundance Channel-Dreamcatcher

Sundance Channel-Kumiko a Caçadora de Tesouros

O Sundance Film Festival é o maior evento de cinema independente dos Estados Unidos e apresenta novos trabalhos de cineastas norte-americanos e internacionais. Fundado por Robert Redford, o Sundance Channel oferece ao público uma seleção diversificada e atraente de premiados filmes independentes, documentários e programas originais. Muitos filmes do Sundance Film Festival são exibidos exclusivamente e pela primeira vez no Sundance Channel.

Os exclusivos títulos que estrearão durante o 10 Days of Sundance são: 

24 de janeiro

Kumiko, a Caçadora de Tesouros/ EUA / Diretor:  David Zellner

Uma cansada mulher japonesa se convence de que uma sacola de dinheiro enterrada e perdida em um filme de ficção – Fargo, dos irmãos Coen – seja, de fato, real. Com um mapa do tesouro toscamente desenhado e pouca preparação, ela foge de sua vida estruturada em Tóquio e embarca em uma busca imprudente pela tundra do Minnesota, em busca de sua mítica fortuna. Entre os personagens estranhos, mas bondosos, que ela encontra no caminho estão um guia de turismo nascido de novo e um xerife assistente desajeitado, mas solícito.

Charmoso, excêntrico e inspirado, Kumiko, a Caçadora de Tesouros é um intrigante road movie sobre a obsessão mórbida. O filme transporta os espectadores para a psique cada vez mais desgastada de sua determinada protagonista. Além disso, é um delicado retrato observado de perto da lenta implosão mental de uma mulher. Rinko Kikuchi no papel-título diz muito pouco, mas sua linguagem corporal, um lento arrastar debruçado, é incrivelmente eloquente por si só. Kumiko, a Caçadora de Tesouros recebeu o Prêmio Especial do Júri – Dramático no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Rinko Kikuchi, Nobuyuki Katsube, Shirley Venard

31 de janeiro

Dreamcatcher / Reino Unido e EUA / Diretor:  Kim Longinotto

No West Side de Chicago, nas primeiras horas da manhã, uma van de doze assentos com as palavras “Dreamcatcher Foundation” estampada em todos os seus lados circula pelas ruas pouco iluminadas. As duas mulheres na van são Brenda e Stephanie, sobreviventes do comércio do sexo. A van diminui a velocidade à medida que se aproxima de uma jovem. Brenda se inclina para fora e chama, “Ei linda, você precisa de alguns preservativos?” Essa cena de abertura remete o espectador imediatamente para o mundo escuro, angustiante e incrivelmente comovente do documentário Dreamcatcher.

Este retrato íntimo examina uma comunidade problemática pelos olhos de uma de suas sobreviventes, Brenda Myers-Powell. Brenda cresceu em Chicago, virou uma prostituta adolescente, tornou-se dependente de drogas e, anos mais tarde, depois de escapar desse mundo, criou The Dreamcatcher Foundation para ajudar as meninas a aprender que não precisam usar o sexo para sobreviver. Sua experiência, combinada com sua irresistível personalidade, faz dela um farol de esperança, colocando-a numa posição única para ajudar outras mulheres traficadas a recuperarem suas vidas. Dreamcatcher recebeu o Prêmio de Direção – Documentário de Cinema Mundial no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Brenda Myers-Powell, Stephanie Daniels-Wilson

Entre os filmes que estreiam com exclusividade durante o 10 Days of Sundance também estão:

 22 de janeiro

The Wolfpack / EUA / Diretora:  Crystal Moselle

Longe da sociedade, trancados em um apartamento no Lower East Side de Manhattan, os irmãos Angulo aprendem a respeito do mundo exterior através dos filmes que assistem. Apelidados de Wolfpack (matilha), os irmãos passam sua infância reencenando seus filmes favoritos usando elaborados adereços e figurinos caseiros. Sem amigos e vivendo da assistência social, eles alimentam com filmes a sua curiosidade, criatividade e imaginação, o que lhes permite escapar de seus sentimentos de isolamento e solidão. Tudo muda quando um dos irmãos escapa e a dinâmica de poder na casa é transformada. Os meninos do Wolfpack precisam aprender a se integrarem na sociedade sem dissolver a sua fraternidade.

Armada com um acesso sem precedentes ao mundo dos personagens e de seu vasto arquivo de filmes caseiros, a diretora do documentário Crystal Moselle cria um retrato cativante de uma família extraordinária e pesquisa a respeito da verdadeira natureza da identidade e da criatividade. Imergindo completamente naquele mundo, ela permite que a sua notável história se desenrole naturalmente, sem julgamento. The Wolfpack  ressoa com o público, retratando as pessoas literalmente criadas com os filmes. O filme ganhou o Grande Prêmio do Júri – Documentário no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Bhagavan Angulo, Govinda Angulo, Jagadisa Angulo, Krsna Angulo, Mukunda Angulo, Narayana Angulo

23 de janeiro

Dinosaur 13 / EUA / Diretor:  Todd Douglas Miller

Quando o paleontólogo Peter Larson e sua equipe do Black Hills Institute fizeram a maior descoberta de dinossauros do mundo em 1990, sabiam que aquele seria o achado de toda uma vida: os maiores e mais completos restos mortais de um Tyrannosaurus Rex já encontrados. Contudo, durante uma batalha de 10 anos com o governo dos EUA, grandes museus, tribos indígenas e paleontólogos, eles lutam não apenas para manter o seu dinossauro, mas também por sua liberdade.

Dinosaur 13 narra uma saga sem precedentes na história americana e detalha a batalha feroz para possuir um tesouro de 65 milhões de anos de idade. Com sua grande habilidade, o cineasta Todd Miller escava camada após camada, expondo a emoção humana em um conto dramático que é tão complexo quanto fascinante.
O filme foi indicado para o Grande Prêmio do Júri – Documentário no Sundance Film Festival de 2014.

Elenco:  Stan Adelstein, Lanice Archer, Robert Bakker, Vincent Black Feather

29 de janeiro

Bob and the Trees / EUA e França/ Diretor: Diego Ongaro

É pleno inverno na área rural de Massachusetts. Bob, um lenhador de 50 anos de idade com um fraco por golfe e gangsta rap, luta para fazer face às contas em um setor difícil e implacável. Quando um investimento malfeito ameaça os negócios da família e a sua amada vaca é ferida, Bob começa a ouvir os instintos de sua consciência cada vez mais tenebrosa.

Bob and the Trees é uma imersão em uma vida tranquila de isolamento e desespero. O filme é uma versão expandida de um curta-metragem de 2011 do mesmo nome, e o protagonista, Bob Tarasuk, é um ator não profissional – e um lenhador na vida real. Com um sentido primordial de autenticidade e uma narrativa poderosa que se baseia claramente nos eventos da vida real, o filme é um exame do comportamento arrogante causado pelo fracasso pessoal. Bob and the Trees fez parte da Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco: Bob Tarasuk, Matt Gallagher, Polly MacIntyre

30 de janeiro

The Cove / EUA / Diretor: Louie Psihoyos

Flipper foi um dos personagens de televisão mais amados de todos os tempos. Contudo, ironicamente, o fascínio com os golfinhos que ele inspirou criou uma epidemia trágica que ameaçou a sua própria existência e se tornou uma indústria multibilionária. O maior fornecedor de golfinhos do mundo está localizado na pitoresca cidade de Taiji, no Japão. Mas a cidade tem um segredo escuro, horrível, que não quer que o resto do mundo saiba. Não há guardas patrulhando a enseada onde ocorre a captura de golfinhos, onde se proíbe fotografar. A única maneira de parar os atos malignos da empresa de captura de golfinhos e a cidade que a protege é expô-los… e é exatamente isso que o corajoso grupo de ativistas em The Cove pretendem fazer.

Armados com equipamentos de vigilância de última geração, os membros do pequeno grupo liderado pelo mais famoso treinador de golfinhos do mundo elaboram um plano secreto para se infiltrarem na enseada para documentar os acontecimentos terríveis que acontecem ali. Ao longo do caminho, eles descobrem o que poderá ser a maior crise de saúde que ameaça o nosso planeta – o envenenamento dos nossos mares. Parte documentário ambiental, parte filme de terror, parte thriller de espionagem, The Cove é tão suspense quanto esclarecedor. O resultado final é uma comovente, mas inspiradora história que mostra o verdadeiro poder do cinema nas mãos de pessoas que não têm medo de arriscar tudo por uma causa vital. The Cove ganhou o Prémio do Público – Documentário no Sundance Film Festival de 2009.

Elenco:  Richard O’Barry, Hardy Jones, Ian Campbell

Os seguintes filmes também serão exibidos durante o 10 Days of Sundance:

25 de janeiro

Chorus /Canadá / Diretor e Roteirista: François Delisle

Hugo tinha oito anos quando desapareceu. Quando as buscas não deram em nada, seus pais, Christophe e Irène, se separaram sob a pressão insuportável da espera. Ele se muda para o México e ela volta para sua carreira em um coral. O ex-casal vive em suas solidões separadas, assombrados pelo desaparecimento de seu filho, até que um dia recebem a notícia de que foram encontrados restos humanos – e tudo indica que pertencem a Hugo. Durante o seu reencontro forçado em Montreal, Christophe e Irène lidam com a morte de seu filho, cada um à sua própria maneira. Em meio à culpa de perder um ente querido, avançam hesitantemente rumo a uma nova afirmação de vida, uma aceitação da morte e até mesmo a possibilidade de uma reconciliação. Chorus foi indicado para o Grande Prêmio do Júri Cinema Mundo – Cinema Mundial – Drama no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Sébastien Ricard, Fanny Mallette, Pierre Curzi, Geneviève Bujold

26 de janeiro

The Strongest Man / EUA / Diretor: Kenny Riches

Beef é um corpulento cubano que acredita ser o homem mais forte do mundo. Ele não quer filhos, mas quer contar aos seus netos sobre sua vida como o homem mais forte do mundo. Seu melhor amigo é um coreano franzino chamado Conan. Conan o faz pensar sobre coisas que normalmente não consideraria, como o fato de que Beef pensa em espanhol, em vez de inglês. Illy, a filha adotiva de um rico colecionador de arte, traz à tona um lado ansioso em Beef. Mas é quando o seu bem mais valioso – uma bicicleta BMX de ouro maciço – é roubada, que Beef encontra e perde muito mais do que pensava que pudesse. Este filme deliciosamente original e imprevisível do diretor Kenny Riches é tão agradável e lúdico quanto profundo, e sua psicologia filosófica serve-se de uma trilha sonora de punk rock. The Strongest Man foi da Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Robert “Meatball” Lorie, Paul Chamberlain, Ashly Burch, Patrick Fugit, Lisa Bane

27 de janeiro

Cloro / Itália / Diretor: Lamberto Sanfelice

Jenny tem 17 anos e tem um sonho: tornar-se uma profissional de nado sincronizado. Ela treina na sincronização em dupla com sua amiga Flavia e leva a vida despreocupada de uma adolescente em Ostia, no litoral perto de Roma, até o seu mundo ser abalado pela morte repentina de sua mãe. Junto com Alfio, seu pai cada vez mais deprimido, e seu irmão Fabrizio, de oito anos de idade, Jenny é forçada a mudar para uma pequena aldeia de montanha no meio dos Apeninos. Abandonando a escola e trabalhando como arrumadeira em um hotel próximo, Jenny descobre que no hotel existe uma piscina, e decide treinar ali tarde da noite. Com o agravamento da saúde de seu pai e o crescente ressentimento por ter que sustentar o seu irmão mais novo, Jenny entra em um imprudente relacionamento com um homem mais velho. O comovente filme de estreia de Lamberto Sanfelice, a partir de um roteiro elegantemente realizado por Elisa Amoruso, capta a humanidade de uma adolescente empurrada prematuramente para as responsabilidades da vida adulta. Cloro foi indicado para o Grande Prêmio do Juri – Cinema Mundial – Drama no Sundance Film Festival de 2015.

Elenco:  Sara Serraiocco, Ivan Franek, Giorgio Colangeli, Anatol Sassi, Piera Degli Esposti, Andrea Vergoni

28 de janeiro

Gerry / EUA / Diretor:  Gus Van Sant

Gerry conta a história de dois companheiros de caminhada, ambos chamados “Gerry”. Ao viajarem para uma área remota para caminhar em um local sinalizado como “Wilderness Trail”, eles logo percebem que estão perdidos. Durante os dias seguintes, os dois caminhantes vagam pelo deserto sem comida ou água, cada vez mais irritados um com o outro à medida em que a sua situação torna-se terrível. Estranho e angustiante, o isolamento e a raiva dos amigos conduzem a um chocante clímax. Gerry foi da Seleção Oficial do Sundance Film Festival de 2002.

Elenco: Casey Affleck, Matt Damon

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 27 novembro, 2015 19:14


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec