Especial investiga relação da Igreja Católica com o dinheiro

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 novembro, 2015 10:45

Desvendar a tortuosa relação da igreja católica com o dinheiro e seu patrimônio é o que propõe o especial Dinheiro Sagrado, que HISTORY estreia dia 3/12. A Santa Igreja Romana é um império de negócios de dimensão global, e que emprega milhões de pessoas. Possui hospitais, universidades, imóveis, reservas de ouro e obras de arte de valor incalculável.

Além disso, atrai doações de todo o mundo e, atualmente, é a instituição religiosa mais rica do planeta. No entanto, também tem uma taxa muito alta de delitos financeiros. Escândalos recentes têm sacudido a confiança de muitos católicos e envolvem desde os mais altos níveis do Vaticano até pequenas paróquias locais.

HISTORY-Dinheiro Sagrado (4)

HISTORY-Dinheiro Sagrado (5)

HISTORY-Dinheiro Sagrado (6)

Conduzido pelo historiador John Dickie, da Universidade de Londres, o especial revela as questões financeiras relacionadas à Igreja Católica, por meio da análise dos escândalos mais recentes. Entre eles: o cardeal americano que supostamente escondeu ativos para reduzir a indenização a vítimas de abuso infantil; uma diocese na Eslovênia, que perdeu 800 milhões de euros em especulações financeiras; uma congregação religiosa que trocou patrimônio por favores políticos; um monsenhor preso por lavagem de dinheiro; e o desfalque nas doações dos fieis nas missas.

Esses e outros casos ajudam a entender os mecanismos utilizados pela Igreja na administração e no investimento de seu dinheiro. O especial traz entrevistas com cardeais, especialistas, promotores, jornalistas investigativos e denunciantes. Os produtores puderam conhecer e reunir em torno do assunto testemunhas incrivelmente relevantes para mostrar a importância do dinheiro para a Igreja Católica.

Os escândalos financeiros já estavam vindo à tona há cerca de 100 anos. A intriga envolvendo cardeais demandava mudanças. Com o papa Francisco e sua missão de limpar as finanças da Igreja, se livrar das maçãs podres e das árvores que as sustentavam, as cabeças estão rolando na Praça São Pedro. Porém, os obstáculos a essa reforma anunciada pelo papa são consideráveis, e as apostas são altas para todos os envolvidos com as finanças da instituição.

HISTORY-Dinheiro Sagrado (1)

HISTORY-Dinheiro Sagrado (2)

HISTORY-Dinheiro Sagrado (3)

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 26 novembro, 2015 10:45


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec