Cia. Pessoal do Faroeste estreia “TempoNorteExtremo”

“TempoNorteExtremo” é uma peça documentário que narra episódios da guerra que o jornalista Lúcio Flávio Pinto, paraense, trava na maior fronteira de recursos naturais do planeta, em busca de um produto que nela é raro: a verdade.

Na Amazônia, o jornalista, com quase 50 anos de profissão, mantém há 28 o Jornal Pessoal, um tabloide com tiragem quinzenal de 2.000 exemplares, e que não aceita anúncios e vive exclusivamente da venda avulsa nas bancas de revistas.

A peça é inspirada em dois livros do Lúcio, o “Jornalismo na Linha de Tiro” – no primeiro ato – e o pequeno livro, “A eternidade no riso e na música da menina do Lago Grande” – segundo ato, que narra uma série de experiência que enfrentou ao descobrir o mal de Alzheimer, que avançou sobre a sua mãe por seis anos, até levá-la à morte.

O autor da peça “TempoNorteExtremo”, e também ator neste espetáculo, é irmão mais novo do jornalista Lúcio Flávio Pinto. Lúcio trabalhou no final dos anos de 1960 e inicio dos 1970 no jornal O Estado de S. Paulo, e depois ao retornar pra Amazônia, foi corresponde por 18 anos.

Até romper em 1989 com toda a grande mídia para fazer o Jornal Pessoal.A peça, dividida em dois pequenos atos, se passa numa sala de ensaio, onde o dramaturgo tenta desenvolver o roteiro para um workshop, dialogando com recursos multimídia e performance. Na primeira parte, o dramaturgo-ator está diante da dificuldade em encontrar uma forma, um recorte para colocar em cena a polêmica e multifacetada vida do jornalista, passando em revista a vida pública dele, a sua saga e os 33 processos que ele sofreu por publicar os artigos que tratam da Amazônia, e em sua defesa. A segunda parte, Paulo a divide a cena com a atriz Neuza Velasco, para tratar do Alzheimer. Ética e Jornalismo: a quem interessa a verdade?

O jornalista paraense e editor do Jornal Pessoal é vítima permanente  de perseguições e injustiças em represália à sua determinação de buscar a verdade, no cumprimento dos preceitos universais do jornalismo.

SERVIÇO
TempoNorteExtremo
Data: De 11 de novembro a 18 de dezembro
Horário: Quarta a sexta, às 21h – Sábado, às 21h30 e Domingo, às 18h
Local: Sede Luz do Faroeste
Endereço: Rua do Triunfo, 305
Duração: 60 minutos
Ingresso: pague quanto puder – contribuição voluntária
Tel: 11-33628883
www.pessoaldofaroeste.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *