Oi Futuro apresenta a exposição ‘das águas’, de Ni da Costa, no Projeto Tech-Nô

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 3 de novembro a exposição “das águas”, da carioca Ni da Costa, com curadoria de Alberto Saraiva. A mostra faz parte do Projeto Tech-Nô, que transforma a vitrine externa do Oi Futuro no Flamengo em suporte permanente para intervenções artísticas.

Em “das águas”, a artista apresenta uma colagem de 14 metros, criando uma grande piscina com personagens flutuantes. Esse trabalho foi criado com partes de pinturas de sua série mais recente, PBN – das águas, através de um processo conhecido como painting by numbers – uma “brincadeira” em que um papel ou tela contém apenas as linhas da imagem e a indicação de números para pintar com cores pré-estabelecidas. Ni da Costa utiliza uma paleta reduzida a uma certa quantidade de tons e, com isso, as passagens de cor tornam-se visíveis. Além da simplificação de formas e cores, a artista trabalha com a refração da luz e como ela altera a percepção de objetos e pessoas.

“O que me interessa nesse caso específico das águas é a questão da refração e da fragmentação causada pelo movimento da água”, diz Ni da Costa. “A nossa percepção de objetos e pessoas se altera quando vemos através dela”, explica a artista.

Ni da Costa é natural do Rio de Janeiro onde vive e trabalha. Bacharel em Gravura pela EBA-UFRJ, frequentou também a EAV do Parque Lage aonde fez o Aprofundamento. Em 2013 foi uma das selecionadas do III Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas Premio La Joven Stampa em Cuba, Mostra Petrobrás de Jovens Artistas, Bienal de San Juan Del Grabado Latinoamericano y el Caribe, Salão Carioca, Salão Paulista, Novíssimos, Posição 2004, Salão da Bahia. Das exposições individuais destacam-se o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, Tempo-Luz no Museu da República, 10 d 2001 na EAV do Parque Lage e Museu da Chácara do Céu.

SERVIÇO
Exposição ‘das águas’
Abertura: 3 de novembro, às 19h30
Visitação: 3 a 29 de novembro
Horário: Terça a domingo, 11h às 20h
Oi Futuro – área externa
Endereço:
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Classificação etária: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *