Nova série de “Mundo.doc” mostra os impactos das mudanças climáticas nas mais diversas esferas da sociedade

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 12 novembro, 2015 14:22

Em novembro, Paris sediará a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), momento em que líderes globais devem assinar um novo compromisso para limitar o aumento da temperatura do planeta e solucionar os efeitos do aquecimento global. Com gancho na temática, o Canal Futura estreia a série documental “Anos Perigosos”, que será exibida na faixa Mundo.doc a partir do dia 12 de novembro (quinta-feira), às 21h.  Os filmes venceram o Emmy 2014, na categoria de melhor série de documentário, e abordam os impactos da ação humana na alteração climática e como esta, por sua vez, afeta eventos sociais, econômicos, culturais e até mesmo políticos.

Canal Futura-Mundo (1)

Canal Futura-Mundo (6)

Os episódios da série são conduzidos por personalidades do show business americano, como Matt Damon, Jessica Alba e Arnold Schwarzenegger, além de repórteres de renome. O primeiro documentário, apresentado pelos atores Harrison Ford e Don Cheadle e o jornalista Thomas Friedman, mostra os impactos do aquecimento global na questão da seca em diferentes países. Enquanto Harrison Ford viaja até a Indonésia o mais grave caso de desflorestamento do mundo em prol da produção de óleo de palma e papel, Friedman vai até a Síria entender como a seca mais devastadora dos últimos tempos contribuiu fortemente para a eclosão da guerra civil no país.

Mundo. Doc – Canal Futura

Documentários “Anos Perigosos”
Estreia: 12 de novembro (quinta-feira), às 21
Exibição: quinta-feira, às 21h
Duração: 60min
Classificação: LIVRE

Canal Futura-Mundo (5)

Canal Futura-Mundo (4)

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

ESTAÇÃO SECA – 12/11/2015

A estreia desta série sobre os impactos humanos na mudança climática explora os efeitos devastadores da seca extrema e do desmatamento. Harrison Ford viaja para a Indonésia para investigar como a corrupção, a ilegalidade e o apetite insaciável do mundo pelo óleo de palma se combinam para destruir a paisagem e fazer desse país um dos maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa. De volta para os Estados Unidos, Don Cheadle visita Plainview, no Texas, onde uma comunidade busca alternativas para sobreviver, em consequência da seca na região. Thomas Friedman, vencedor do Prêmio Pulitzer, embarca na primeira das três viagens que fez ao Oriente Médio para examinar como as mudanças climáticas podem ser um fator de estresse em regiões em que a situação política é instável. A primeira parada: Síria.

FIM DAS FLORESTAS – 19/11/2015

No segundo episódio da série, Harrison Ford continua sua investigação sobre os efeitos globais da indústria de óleo de palma e explora ainda mais a corrupção que tem devastado a paisagem da Indonésia, tornando o país um dos maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa. Enquanto isso, o governador Arnold Schwarzenegger se junta a uma equipe de elite de bombeiros florestais na luta contra uma nova categoria de incêndios florestais, bem mais mortal, devido às mudanças climáticas.

AMEAÇAS CLIMÁTICAS – 26/11/2015

Neste episódio, Chris Hayes da MSNBC, cético quanto às mudanças climáticas; o deputado republicano Michael Grimm, que está há um ano em Staten Island, acompanhando a ‘super tempestade’ Sandy; e o conservacionista M. Sanjayan viajam para os confins da terra, incluindo a ilha do Natal, para conversar com alguns dos principais especialistas em clima do mundo e descobrir como eles coletam dados sobre o passado e o futuro do clima do nosso planeta.

Canal Futura-Mundo (3)

Canal Futura-Mundo (2)

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 12 novembro, 2015 14:22


Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Aparecida Cristina Perfeito dos Santos março 24, 17:01

    Muito importante esse documentário mas aqui no Brasil muito pouco divulgado. Sou do Partido Verde de Angra dos Reis e acho que infelizmente no Brasil estamos engatinhando na questão do envolvimento da sociedade civil. Temos um longo caminho pela frente mas tenho a consciência que temos muito pouco tempo para mudar essa mentalidade das pessoas aqui no Brasil!

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec