Associação Paulista de Medicina lança livro “Acervo da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina” e abre Exposição do Acervo de sua Pinacoteca

A APM – Associação Paulista de Medicina abre em 25 de novembro, a Exposição do acervo de sua Pinacoteca e lança o livro Acervo da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina”. O título reúne reproduções fotográficas de 132 obras que compõem a coleção de arte da instituição, acompanhadas de legendas informativas e biográficas dos artistas, além de textos elaborados pelo crítico de arte Jacob Klintowitz e pelo diretor cultural, Guido Palomba.

O livro é uma realização da APM e viabilizado pela Lei Roaunet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Genzyme, uma empresa do Grupo Sanofi. No dia do lançamento, será aberta exposição mostrando um recorte do acervo.

O acervo começou a ser formado em 1948, pelo diretor de Cultura Geral do período, Ernesto Mendes, que, apesar do clima de apatia e de indiferença ao Modernismo, soube investir nos principais representantes do movimento.

O apoio dos diretores da instituição, somado às colaborações dos próprios artistas, possibilitou reunir um significativo acervo, o qual exemplifica um roteiro histórico da época de formação e consolidação do movimento modernista brasileiro. Posteriormente a esse núcleo inicial, somaram-se outros relevantes artistas de destaque, representantes do denominado Grupo Santa Helena (Rebolo, Bonadei, Volpi, Clóvis Graciano e Zanini).

Com o tempo, sob a coordenação do Dr. Guido Palomba, a coleção foi ampliada, contando com trabalhos assinados por artistas contemporâneos como Caciporé Torres, Claudio Tozzi, Maria Bonomi, Gregório Gruber, Peticov. O acervo está aberto à visitação pública e gratuitamente, durante a semana, em São Paulo.

A curadoria da mostra é do diretor cultural da APM e coordenador do Suplemento Cultural da APM, dr. Guido Arturo Palomba.

SERVIÇO
A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA LANÇA LIVRO E ABRE EXPOSIÇÃO DO ACERVO DE SUA PINACOTECA
Data de abertura: 25 de novembro (quarta-feira), a partir das 20h (convidados)
Visitas à exposição Mostra Acervo: até 30 de abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30.
Local: Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – SP
Ingresso: gratuito
Onde encontrar o livro: interessados em receber o livro gratuitamente deverá entrar em contato: pinacoteca@apm.org.br ou (11) 3188-4304(número de livros limitado)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *