Uma Fina Camada: exposição multimídia propõe experiência de imersão na atmosfera

A parte da atmosfera que abriga a vida no planeta representa uma fina camada que recobre os oceanos e continentes. Como somente a população mundial já possui mais de 7 bilhões de pessoas imersas nela, é difícil crer que possua menos de 1 milésimo do diâmetro da Terra. Ou seja, se a Terra tivesse 1 m de diâmetro, essa camada chamada Troposfera teria apenas 1 mm de espessura. Assim, pode-se imaginar a fragilidade desta parte do planeta em que o homem vem provocando profundas transformações.

Essa é a questão principal da experiência “Uma Fina Camada”, que entra em cartaz em 5 de novembro no Parque Villa-Lobos e conduz o público a uma imersão na camada gasosa que envolve o planeta, conhecendo sua história e a necessidade de preservá-la.

Para compor o projeto – acessível a todas as idades – foram construídas duas tendas interligadas. A primeira delas, com um documentário de curta metragem, tem efeito especial de projeção panorâmica de 180° que envolve o espectador, assim como a atmosfera. Na segunda, é apresentada ao visitante uma exposição de imagens em movimento, de uma expedição fotográfica produzida por Mário Águas, que tem como registro destinos como a Chapada dos Veadeiros, sertão de Pernambuco e as áreas de Reserva da Mata Atlântica, além das cidades de Brasília e Salvador.

O curta possui animações feitas em estúdio e imagens captadas na Reserva Betary, sede do IPBio (Instituto de Pesquisas da Biodiversidade), roteiro de Sérgio Pompéia e Jayme Serva e narra desde o surgimento da atmosfera, sua composição, as formas de utilização do ar até o seu estado atual e sua importância para a vida terrestre. “Nossa ideia é sensibilizar os visitantes para a necessidade de conhecermos melhor o ar que respiramos e, assim, podermos mudar atitudes e comportamentos que permitam manter a sua qualidade para os seres vivos”, afirma Pompéia.

“Uma Fina Camada” é patrocinada pela Air Liquide, que completa 70 anos no Brasil neste ano, e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. “O patrocínio da Air Liquide Brasil ao projeto Uma Fina Camada visa despertar a consciência de crianças e adultos sobre a importância que o ar tem em nossas vidas, independente da camada na atmosfera do nosso planeta. O projeto realça e fortalece o compromisso da Air Liquide Brasil com a preservação do meio ambiente e dessa fina camada”, afirma Rui Coelho, Diretor Geral da Air Liquide Brasil.

Programação cultural para toda a família, “Uma Fina Camada” terá, ainda, um projeto socioeducativo direcionado às escolas de São Paulo. A experiência imersiva receberá crianças a partir de 8 anos, que terão contato com atividades pedagógicas durante a visitação.

SERVIÇO
“Uma Fina Camada”
Abertura para a Secretaria de Meio Ambiente: 4 de novembro, às 15h
Abertura para a imprensa e convidados: 4 de novembro, às 16h30
Período: 5 a 30 de novembro de 2015
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros / São Paulo-SP
Ingresso: entrada gratuita
Telefone para informações ao público: 4082-3200 (Natane ou Gabriel)
Telefone para agendar visitação de escolas: 3021-1582 (Giovana, Julia ou Lia) ou pelo email escolas@maioba.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *