Sundance Channel traz filmes com diferentes perspectivas sobre a juventude em Dezembro

O Sundance Channel anunciou hoje que apresentará em dezembro dois aclamados filmes que abordam, a partir de diferentes perspectivas, experiências juvenis, problemas típicos da adolescência e ansiedades da transição para a vida adulta.

What Richard Did, (foto cima) um dramático conto da jornada de um menino rumo à idade adulta, será transmitido na terça-feira, 3 de dezembro, às 19h30, e as histórias entrelaçadas de um grupo de jovens em uma farra de noite de verão, em The Myth of the American Sleepover, vai ao ar no sábado, 12 de dezembro, às 18h50.


What Richard Did / Irlanda / Diretor: Leonard Abrahamson

Richard Karlsen (Jack Reynor) é um jovem charmoso e talentoso – o líder indiscutível de seu círculo de privilegiados adolescentes da região Sul de Dublin. Ao se formar no colegial e com a perspectiva de um longo verão antes de partir para a universidade, o mundo de Richard parece pleno de possibilidades. Este é um tempo de transição para ele e, apesar de sua maneira descolada e sua aparente autoconfiança, Richard é sensível às mudanças que acontecem ao seu redor. Para ele, é importantíssimo manter suas amizades e preservar os ideais que se tornaram importantes para ele durante o seu tempo de escola.

Um novo relacionamento com uma garota que ele conhece em uma festa de praia parece oferecer a Richard o tipo de maturidade que ele ansiosamente deseja. No entanto, ele não consegue evitar notar as imperfeições de sua nova namorada e a relação o desafia tanto quanto o emociona. Durante esses longos e tranquilos dias de verão, o senso de individualidade de Richard parece escapulir, e uma discussão banal acaba se transformando em uma briga que o empurra para além do seu limite.

O filme foi recebido pelos críticos com entusiasmo. No Reino Unido, o The Guardian o chamou de “um drama envolvente, inteligente, que pulsa na cabeça da gente por muito tempo depois que termina”; a revista Empire o descreveu como “um filme duro, impactante” e, elogiando a atuação de Jack Reynor, The New York Observer disse: “em uma das atuações mais dolorosas que já vi até hoje na telona, é emocionante ver um jovem ator que tem paixão e carisma explorar tantas formas de controle de danos com tanta profundidade, fazendo o espectador lidar com uma inquietante variedade de emoções pessoais”.

What Richard Did recebeu um grande número de prêmios internacionais, como o Melhor Filme Irlandês no Dublin Film Critics Circle Awards, Melhor Filme no Istanbul International Film Festival de 2013, Melhor Roteiro no Evening Standard British Film Awards do mesmo ano, além de cinco premiações no Irish Film and Television Awards, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Elenco: Roisin Murphy, Sam Keeley, Gavin Drea, Jack Reynor, Patrick Gibson, Fionn Walton

The Myth of the American Sleepover / EUA / Diretor: David Robert Mitchell

The Myth of the American Sleepover mostra uma única noite nos subúrbios de Michigan e se foca em jovens que passam por momentos de desespero romântico. Na verdade, trata-se de duas festas de noite toda (sleepovers): um evento de orientação de calouros organizado pela escola, no ginásio do colégio, e uma festa menor de uma menina que nenhum dos jovens protagonistas conhece muito bem. Os ambientes são apenas cenários que mostram os adolescentes em experiências que se entrelaçam continuamente e depois se separam.

Maggie (Claire Sloma), que faz parte do grupo de dança e adora flertar, percorre o bairro com seu amigo de fala mansa, cira amiga de seu vizinho bonitão e entra de penetra em uma festa na casa de alguém de vinte e poucos anos. O recém-formado do ensino médio Scott (Brett Jacobsen) retorna ao seu antigo reduto para ir atrás de uma dupla de gêmeas que ele conheceu há algum tempo, uma das quais poderia ter uma queda por ele, mas ele não tem certeza qual. Na festa menor, Claudia (Amanda Bauer) traça uma estratégia para roubar o namorado de outra menina, manipulando as regras de um jogo social. Completando os eventos, o ansioso Rob (Marlon Morton) percorre a área, procurando freneticamente por alguém com quem ficar .

O filme recebeu uma série de avaliações altamente positivas dos críticos. The Los Angeles Times disse que “pela primeira vez o roteirista e diretor David Robert Mitchell conta uma história de transição para a vida adulta com tanta leveza e com tal percepção de perplexidade. É como se isso nunca antes tivesse sido contado”; The Hollywood Reporter citou os “visuais sensuais que recapturam em toda a sua vivacidade o verão na adolescência”; e The AV Club concluiu: “é um filme onde os sentimentos e as experiências dos jovens são altamente específicos, mas também universais e atemporais”.

The Myth of the American Sleepover recebeu indicações para os prestigiosíssimos Critics Week Grand Prize e Golden Camera Prize do Festival de Cannes de 2010, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Deauville Film Festival de 2010 e também o prêmio de Melhor Elenco no SXSW Film Festival do mesmo ano.

Elenco: Claire Sloma, Marlon Morton, Amanda Bauer, Brett Jacobsen, Nikita Ramsey, Jade Ramsey, Amy Seimetz

The Myth of the American Sleepover também pode ser assistido na terça-feira, 1º de dezembro, às 13h10; no sábado, 12 de dezembro, às 10h30; na sexta-feira, 25 de dezembro, às 14h45; e na quarta-feira, 30 de dezembro, às 11h30. What Richard Did vai ao ar na quinta-feira, 3 de dezembro, às 13h; na sexta-feira, 4 de dezembro, à 1h10; na quarta-feira, 9 de dezembro, às 8h e às15h; na sexta-feira, 18 de dezembro, às 18h; na terça-feira, 22 de dezembro, às 8h e na quarta-feira, 23 de dezembro, às 4h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *