‘Tudo que Aprendemos Juntos’, de Sérgio Machado, chega a SP na Mostra Internacional de Cinema

FILME COM LÁZARO RAMOS SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS TERÁ SESSÃO ESPECIAL NA SALA SÃO PAULO, SEGUIDA DE CONCERTO

Filmado em São Paulo e inspirado na história da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Tudo que Aprendemos Juntos participa da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com sessão especial, no dia 3/11, na Sala São Paulo, seguida de apresentação da Orquestra. Haverá outras exibições dentro da programação regular da mostra, nos dias 1º e 2/11.

Tudo que aprendemos juntos-19Outubro2015 (2)

“Tudo que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado, conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música na comunidade de Heliópolis depois da tentativa fracassada de integrar a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O filme tem como ponto de partida a peça ‘Acorda Brasil’, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli.

“A Mostra de SP tem uma importância ímpar na minha vida. Ela foi responsável por grande parte da minha formação cinéfila; quando eu era estudante aqui, saia de uma sala e entrava em outra. Eu era um verdadeiro “rato” da Mostra. Depois, tive todos os meus filmes lançados por ela e também fui premiado. Voltar com esse filme para a cidade em que ele aconteceu e onde os meninos e suas famílias vão poder assisti-lo é muito especial para mim – emociona-se Sérgio Machado.

O longa tem Lázaro Ramos como protagonista, ao lado de Kaike Jesus (“Linha de Passe”) e Elzio Vieira. Além deles, Sandra Corveloni, Thogun Teixeira, Fernanda de Freitas, Hermes Baroli e Criolo participam do filme, que também conta com participações especiais da Osesp e sua regente titular, Marin Alsop, e de Rappin’ Hood.

Tudo que aprendemos juntos-19Outubro2015 (1)

Tudo que aprendemos juntos-19Outubro2015 (3)

“Tudo que Aprendemos Juntos” já foi aplaudido no Festival do Rio e assistido por mais de 8 mil pessoas na Piazza Grande no encerramento do Festival de Locarno, na Suiça, arrancando elogios da crítica internacional . O filme foi vendido para vários países, como Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda , Bélgica, Canadá e Japão. Produzido pela Gullane em coprodução com a Fox Internacional Productions e Fox Film do Brasil, o filme estreia nos cinemas do Brasil em 3 de dezembro.

Laerte é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. “Tudo que aprendemos juntos” é inspirado na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a emocionante saga de um músico e seus alunos, que tiveram suas vidas transformadas pela arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *