Espetáculo Ao Pé do Ouvido reestreia no Teatro do Núcleo Experimental

O espetáculo AO PÉ DO OUVIDO reestreia dia 27 de outubro, terça-feira, às 21h, no TEATRO DO NÚCLEO EXPERIMENTAL. Peça conta a história de sete migrantes nordestinos que cruzaram o país para viver em São Paulo. Com direção de Zé Henrique de Paula, montagem explora o formato da audiopeça, em que a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas com pessoais reais e a encenação consiste na interpretação fiel dos seus depoimentos

AO PÉ DO OUVIDO apresenta as histórias de sete pessoas que saíram de suas terras natais, na região Nordeste, e migraram para a cidade de São Paulo em busca de melhores oportunidades. Em cena, sete atores ouvem os depoimentos reais dessas pessoas – a babá, o porteiro, o pescador, a costureira, o pedreiro, o médico e a atriz – e os interpretam, reconstituindo suas visões de vida. A rotatividade dos atores – que podem receber um áudio diferente a cada sessão – faz com que toda nova apresentação seja única.

O diretor Zé Henrique de Paula explora na montagem uma variante da técnica do verbatim, popular em Londres, na Inglaterra, na qual a dramaturgia surge a partir da costura de entrevistas gravadas. Os atores dão play em seus celulares e, enquanto escutam o áudio dos entrevistados em seus fones de ouvido, buscam atingir o máximo grau de autenticidade dos depoimentos na atuação. Sintetizada por Zé Henrique sob o conceito de “audiopeça”, a técnica carrega a supra-realidade para dentro do espetáculo:

“Existe personagem, mas não existe construção de personagem, porque o que interessa é o ator ouvir o depoimento em seu fone e reproduzi-lo fielmente, com toda a musicalidade e o sotaque original, com os pequenos sons, tosses, suspiros e pausas para respirar”, explica o diretor. Para a construção da dramaturgia foram ouvidos Silvana, Maria, Renata, José, Antonio, Francenildo e Francisco, migrantes vindos da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Montagem tem trilha original de Fernanda Maia, preparação de atores de Inês Aranha, assistência de direção de Fabio Redkowicz, iluminação de Fran Barros, cenografia de Zé Henrique de Paula, figurinos de Cy Teixeira, produção de Claudia Miranda, assistência de produção de Louise Bonassi e Realização do Núcleo Experimental.

SERVIÇO
AO PÉ DO OUVIDO
Reestreia:
dia 27 de outubro de 2015, terça-feira, às 21h
Temporada: Até 10 de dezembro
Horário: Terças, quartas e quintas, às 21h
TEATRO DO NÚCLEO EXPERIMENTAL
Endereço:
Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda
Duração: 80 minutos
Recomendação: 10 anos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
tel: 3259-0898
Capacidade: 56 lugares
Bilheteria funciona somente em dias de espetáculo, 1 hora antes do início da sessão. Aceita cartões Mastercard e Visa. Acesso para pessoas com deficiência. Ar Condicionado. Estacionamento na frente do teatro (não conveniado). Café no hall do teatro. Vendas também pelo site Compreingressos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *