Bourbon Street realiza a primeira edição do evento, que recebe os grandes nomes do jazz & blues nacional e internacional

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2015 13:06

De 23 a 25 de outubro (6ª a domingo), desembarca, pela primeira vez na Costa Verde, o Mangaratiba Jazz & Blues. O evento, que chega para ser o grande festival de jazz de Mangaratiba, vai promover na cidade shows de grandes artistas de jazz e blues, nacionais e internacionais, com entrada franca, na orla da Praia de Muriqui.

Entre as atrações do festival está o sexteto do americano Delfeayo Marsalis, o saxofonista Leo Gandelman, a big band Big Time Orchestra, o americano José James, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, o saxofonista Gary Brown, o blues man Marcos Ottaviano, a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, os blueseiros do Blues Etílicos, dentre outros.

Realizado pelo Bourbon Street Music Club, com patrocínio da VALE, o apoio da Prefeitura de Mangaratiba e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival leva a chancela da famosa casa em São Paulo, Bourbon Street, reconhecida por trazer grandes nomes do jazz e blues mundial e os maiores nomes da música brasileira.

O Mangaratiba Jazz & Blues integra o circuito de festivais produzidos pelo Bourbon Street Music Club, como o Bourbon Festival Paraty, que teve a sua 7ª edição em maio de 2015, e o Bourbon Street Fest, que teve a sua 13ª edição em São Paulo, em agosto de 2015.

Com um formato já estabelecido em outros grandes festivais do país, o festival receberá ao longo de um final de semana mais de 15 artistas nacionais e internacionais, representantes do mais puro jazz, do blues e suas vertentes.

O Mangaratiba Jazz & Blues abre na sexta-feira dia 23 de outubro com um dos maiores representantes da música de New Orleans, cidade-berço do jazz, e integrante da tradicional família Marsalis. O trombonista Delfeayo Marsalis e seu Sexteto trazem o requinte e a performance do jazz tradicional e pitadas de modernismo com músicos excepcionais e a participação da cantora Sharon Martin.

Após o jazz, é a vez do nome do saxofone no Brasil, Léo Gandelman, que traz a potência do sax e a bagagem de quem já tocou nos maiores festivais de jazz ao redor do planeta.

Encerrando a noite de sexta, uma super big band, a Big Time Orchestra, que se destacou na última edição do programa SuperStar, da TV Globo, apresenta o melhor do soul e swing jazz dos anos 40, 50 e 60.

Quem abre a noite de sábado (24/10) é José James, o mais novo nome do jazz moderno americano. Com influências de hip hop e soul, James passeia com naturalidade por várias facetas da música negra americana.

Na sequência, é a vez do angolano Nuno Mindelis, hoje entre os dez mais importantes guitarristas de blues do mundo. Neste show, apresenta seu mais recente trabalho “Angels & Clowns”, com sua excelente e energética banda.

Para encerrar a noite de sábado, uma atração mais que especial: o saxofonista Gary Brown, legítimo representante da nata musical de New Orleans, apresenta um show recheado de clássicos e pérolas do blues, R&B e soul music.

No domingo (25/10), abrindo os trabalhos, Marcos Ottaviano sobe ao palco com um show instrumental bluesy  e recebe a participação do manoblues Vasco Faé.

Em seguida, entra a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, outra lenda viva da música de New Orleans, que traz o jazz vocal e o swing jazz dos anos 40 e 50.

Fechando o evento, é a vez do blues com a banda mais representativa do cenário nacional, Blues Etílicos. Com mais de 30 anos de estrada, eles trazem o fôlego e a energia dos incansáveis blueseiros.

Ao longo do final de semana, a Orleans Street Jazz Band circula pelas ruas e orlas de Mangaratiba levando o clima das tradicionais brass bands, com show animado e empolgante. Repetindo

Além do palco principal, o tradicional coreto da cidade completa a programação do final de semana recebendo pocket shows durante as tardes. Lá, se apresentam o homem-banda Vasco Faé, com o melhor do blues-rock e, representando a ala feminina, o jazz de Nina Novoselecki, com seu inseparável saxofone.

PROGRAMAÇÃO PALCO PRINCIPAL

23/10_sexta-feira

  • 19h – Delfeayo Marsalis Sextet (Jazz/EUA)
  • 20h – Léo Gandelman (Jazz/BRA)
  • 22h – Big Time Orchestra (Jazz/BRA)

24/10_sábado

  • 19h – José James (Jazz/EUA)
  • 20h – Nuno Mindelis (Blues/Angola)
  • 22h – Gary Brown (R&B /EUA)

25/10_domingo

  • 19h – Marcos Ottaviano (Blues/BRA)
  • 20h30 – Topsy Chapman & Solid Harmony (Jazz/Swing/EUA)
  • 22h – Blues Etílicos (Blues / BRA)

PROGRAMAÇÃO CORETO

  • 24/10_sábado: Vasco Faé (Blues/BRA)
  • 25/10_domingo: Nina Novoselecki (Jazz/BRA)

STREET BAND

  • Ao longo dos dias, sex, sáb e dom – Orleans Street Jazz Band
SERVIÇO
Mangaratiba Jazz & Blues
Data: 23 a 25 de outubro de 2015 | sexta a domingo
Horário: a partir das 19 horas
Local: Praia de Muriqui – Orla | Coreto – Praça Robert Olympio Simões – Centro
Entrada Franca
Classificação etária: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2015 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!