Mostra Internacional de Cinema recebe apresentação de cinepiano TONY BERCHMANS na CINEMATECA

Na próxima terça-feira, dia 27, Tony Berchmans apresenta, às 21 horas, o concerto CINEPIANO na Cinemateca Brasileira. Dessa vez, o artista acompanha, ao piano solo, “O INQUILINO”: um clássico do cinema mudo dirigido por Alfred Hitchcock, em 1926. A apresentação faz parte do British Day, promovido pela 39ª Mostra Internacional de Cinema, em parceria com o Consulado Geral Britânico em São Paulo.

39 Mostra Internacional de Cinema-CINEPIANO TONY BERCHMANS

A sessão será gratuita e ao ar livre, no jardim da Cinamateca.

O CINEPIANO Tony Berchmans é um tributo ao cinema mudo, época em que as projeções dos filmes eram acompanhadas por músicos que faziam a trilha ao vivo. “Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido a cenas”, conta Berchmans, que vem se apresentando com o CINEPIANO desde 2010.

Além de se apresentar em várias cidades do Brasil, o CINEPIANO Tony Berchmans já percorreu alguns eventos de cinema e música na Noruega, Itália e Romênia.

SOBRE O FILME 

O INQUILINO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1926) dir. Alfred Hitchcock

Hitchcock fez 10 filmes mudos e apenas 9 sobreviveram. Realizada em 2011, a restauração dos 9 filmes foi o maior projeto de recuperação de filmes da história da BFI – British Film Institute e só foi possível graças à tecnologia atual. Hoje estes célebres filmes são conhecidos como “The Hitchcock 9” e estão circulando o mundo cinéfilo.

O filme que Tony Berchmans acompanhará é um deles.

O primeiro filme de suspense do diretor é sobre o misterioso inquilino de uma pensão em Londres. Com seu comportamento estranho, o homem chama a atenção dos donos da pensão, que passam a desconfiar que ele seja um procurado serial killer que aterroriza a cidade, e que tem o nada lisonjeiro hábito de matar uma mulher loira todas as noites de terça-feira.

“O Inquilino” foi produzido em 1926 e considerado, pelo próprio diretor, como o primeiro filme verdadeiramente hitchcockiano de sua carreira. 

Durante a sessão, Tony Berchmans apresentará, ao piano solo, uma trilha inédita. 

SOBRE O CINEPIANO TONY BERCHMANS

O cinema mudo na verdade nunca foi totalmente mudo. Quase sempre as projeções cinematográficas deste período eram acompanhadas por música executada ao vivo. Da figura histórica do pianista improvisador até grandes orquestras sinfônicas, o espetáculo da sétima arte se desenvolveu na companhia da trilha sonora interpretada ao vivo.

Impressionante exercício de improvisação e sincronismo, o acompanhamento musical de filmes em tempo real é uma experiência audiovisual única. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o músico do cinema mudo precisava contar com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, num veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade.

Criado em 2010 pelo compositor e pianista Tony Berchmans, o CINEPIANO é uma raro tributo a esta desconhecida faceta do cinema mudo. Acompanhando marcantes filmes de mestres do cinema da época, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao piano, utilizando temas de sua autoria inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, e alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme.

Nos últimos anos, o CINEPIANO vem se apresentando em prestigiados e variados espaços culturais como MIS, SESC, SESI, em várias cidades do Brasil, além de apresentações especiais na Noruega, Itália e Romênia. Mais detalhes e vídeos no site www.cinepiano.com.br

SOBRE TONY BERCHMANS

Tony Berchmans Canto é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Pianista, compositor, produtor musical, e especialista no estudo da música de cinema, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema, internet em centenas de projetos.

Foi curador do “Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em Maio de 2007 no Rio de Janeiro, evento inédito, que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre dezenas de outros. Frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design. Também sobre o tema, produziu e apresentou o programa “Cena Sonora”, na rádio FAAP/SP. Em 2010 iniciou seu projeto CINEPIANO, em que, ao piano solo, acompanha filmes improvisando a trilha sonora musical ao vivo.

SERVIÇO

British Day – 39ª Mostra Internacional de Cinema

O INQUILINO (THE LODGER: A STORY OF THE LONDON FOG, 1926) dir. Alfred Hitchcock
Terça-feira, 27 de outubro às 21h
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo
Tel. 11 3512-6111

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *